terça-feira, 26 de junho de 2012

Inteligência e QI


Nossa inteligência, medida por testes de QI válidos é a nossa capacidade de compreender situações,raciocinar, resolver problemas, e aprender a agir de forma eficiente e eficaz.
"A capacidade global do indivíduo para agir intencionalmente, pensar racionalmente e lidar efetivamente com o seu ambiente." ( David Weschler)

O valor do QI
 O Nível de QI é conhecido por ser positivamente correlacionado com muitas coisas valiosas. Algumas  foram demonstradas em pesquisa revisada : 
Motivação de realização, altruísmo, a capacidade artística, a criatividade, a preferência alimentar, nível educacional, sensibilidade emocional, saúde, senso de humor, a renda, a amplitude e a profundidade de interesses, a liderança, a longevidade, habilidades lingüísticas , a memória, o raciocínio moral, habilidades motoras, estatuto profissional e sucesso, e as habilidades sociais
QI é inversamente associado com propensão a acidentes, à obediência, ao alcoolismo, ao autoritarismo, ao crime, ao dogmatismo, à neurose, à impulsividade, ao preconceito racial, tabagismo e obesidade.

                                                   LEITURA DINÂMICA E ESTUDO

domingo, 10 de junho de 2012

Neurociência e Aprendizagem


A ciência começa a desvendar o  funcionamento cerebral para elaborar métodos de estudo que otimizem a aprendizagem. Uma nova interface de colaboração começa a surgir: a neurociência educacional.

Até o momento os métodos pedagógicos eram mais intuitivos do que científicos.Agora podemos utilizar os conhecimentos do funcionamento cerebral, como o cérebro aprende, para alinhar a metodologia de ensino com esse fluxo fisiológico. Nadar a favor da correnteza cognitiva.

Em julho de 2012 vai haver um encontro entre Neurociências, Saúde Mental e Educação em São Paulo. O futuro deverá integrar essas facetas  do conhecimento humano num todo indivisível , começando agora. Esse é o verdadeiro propósito do quebra-cabeças do conhecimento, colocar todas as peças juntas, na interdisciplinariedade multidimensional.

Muitos teóricos da aprendizagem elaboraram ideias e teorias de como aprendemos, de como podemos transformar essas teorias em métodos pedagógicos. Entre esses teóricos estão Piaget, Vygotsky, Wallon, Ausubel. Agora a neurociência investiga a procedência dessas teorias e as complementa.

Pedagogos, Educadores e Professores do futuro precisarão conhecer a anatomia e fisiologia cerebral. Ensinarão respeitando as peculiaridades individuais do aluno no quesito memória, raciocínio, percepção, pensamento e outras funções mentais. Serão poliglotas do ensino, conforme a língua de cada aluno. A língua de cada aluno é o seu estilo preferido de aprendizagem.

Outras linhas de pesquisa estão utilizando o funcionamento cerebral no seu embasamento, como a Psicologia Cognitiva, a Neuroeconomia e agora a neuroeducação. Mais vezes o prefixo "neuro" passará a aparecer na literatura educacional de agora em diante.

                                                     LEITURA DINÂMICA E ESTUDO