terça-feira, 17 de abril de 2012

Três Fatores Vitais Na Aprendizagem Inteligente

Os vestibulandos que vêm ao consultório abrem seus corações e reclamam que "fulano" passou e eles não passaram! Como  aquele "fulano" passou? Logo aquele id.....! Como o  mundo é injusto, não é mesmo?

O mundo é injusto, concordo. É possível alguém estudar muito e ser reprovado no vestibular, num concurso ou numa entrevista de trabalho. Muitos fatores estão em jogo e qualquer desequilíbrio resulta em insucesso! O equilíbrio emocional é determinante nessa equação , por exemplo.

O que não é admissível é ser reprovado por estudar de maneira desatualizada. Esse "pecado" será castigado sempre. Não basta ter boas intenções, vontade de passar, fazer promessas e orações, o resultado final , se outras variáveis estiverem em equilíbrio, dependerá do domínio dos conteúdos exigidos nas provas. Simples assim!

Então é possível que "fulano", o carinha insuportável ao lado( e que não o é num cursinho apinhado de concorrentes?), conquiste uma vaga  à que você jurava ser o merecedor legítimo.

Não importa o número de horas de estudo, não importa quão especial você se considera, nem o melhor cursinho preparatório, o resultado final dependerá do domínio dos conteúdos programáticos! E se o "fulano" dominar esses conteúdos e você não, o mundo injusto fará justiça!
A ideia aqui é qualidade de estudo e não quantidade de estudo. Se você conseguir aliar horas de estudo com aproveitamento, melhor para você! Se tiver que equilibrar esses dois requisitos, invista em qualidade de estudo.

Hoje quero ressaltar TRÊS FATORES VITAIS NA APRENDIZAGEM INTELIGENTE:

1) Testagem de conhecimentos: Pesquisas recentes demonstraram que curtos períodos de estudo alternados com testes produzem melhor domínio de informações a longo prazo. Nesse processo de se testar, de memória, sem consulta a livros e apostilas, logo após a primeira leitura, forçará o seu cérebro a recordar os detalhes lidos, formando uma impressão mais durável do conhecimento. Essa estratégia, mesmo por 10 minutos, foi superior à elaboração de mapas conceituais, considerados padrões standart de estudo otimizado. Alunos testados após a leitura, que tiveram que evocar as informações, alcançaram desempenho superior a alunos que construíram mapas conceituais por 30 minutos. INCRÍVEL!

2)  Espaçamento do estudo: Utilize a alternância de estudo e descanso. Isso respeitará a fisiologia cerebral, que necessita de um tempo de incubação do material estudado. Ao retornar , o cérebro fará novas conexões do material ( cada reinício é uma novidade cerebral), reforçando novos ângulos de aprendizagem e agregando contextos extra-estudo com os quais o aluno entrou em contato nas horas de intervalo. Cada recomeço ativará lembranças, associará outras informações , criando conexões neuronais mais fortes para o conteúdo. O descanso é tão fundamental quanto o estudo propriamente dito.

3) Entrelaçamento de conteúdos: Você prefere estudar matemática a tarde inteira ou biologia a manhã inteira? É melhor concluir logo esse capítulo ou ler esse livro antes de passar para o próximo? NÃO! O melhor, segundo pesquisas atuais, é entrelaçar o máximo possível conteúdos díspares. Isso melhora não somente o domínio dos conteúdos per se , como aumenta a capacidade de diferenciar esses conteúdos diferentes em contextos parecidos. As provas interdisciplinares caminham nessa direção, misturando questões. Portanto, o estudo deve ser feito nos mesmos moldes, porque a aprendizagem é turbinada!!

Os alunos possuem uma visão distorcida da sua capacitação real para as provas. Nas pesquisas, os alunos pensavam erroneamente que o melhor era estudar conteúdos únicos por longos períodos, preferiam ler e reler a matéria várias vezes, iludidos com uma"intuição" de que já sabiam o suficiente e insistiam em longas jornadas de "estudo" sem descanso. Todos esses equívocos fazem a balança pender para o lado do" fulano". Não bastar estudar, é preciso calibrar o quanto se sabe e o quanto se precisa melhorar.

Estude de maneira inteligente, não exaustiva, e nem "fulano", nem "beltrano", nem "sicrano" , nem o mundo injusto conseguirão vencê-lo desta vez.

Um comentário:

  1. Muito bom seu blog. Eu vou apresentar um seminario na faculdade proximo mes, sobre inteligencia e seu blog ta ajudando muito....

    ResponderExcluir