O rendimento nos estudos depende de muitos fatores correlacionados.
O desempenho ótimo no processo de estudo inteligente precisa basear-se no equilíbrio biopsicossocial do estudante.
Muitos estudantes "tentam" estudar fora desse ponto de equilíbrio, negligenciando a correção dessas condições adversas e sofrem perdas na sua performance. O resultado final é um baixo rendimento nos estudos.
Para haver um alto rendimento nos estudos, o estudante precisa estar em perfeito equilíbrio BIO-PSICO-SOCIAL.
Entre os fatores adversos de ordem biológica, podemos citar:
a) Alimentação Desbalanceada: baixo consumo de proteínas e polivitaminas, excesso de consumo de carboidratos, principalmente doces;
b) Privação de sono: Dormir menos de 6h por noite ou mais de 10h por noite;
c) Sedentarismo: Falta da prática regular moderada de exercícios físicos aeróbicos;
d|) Doenças físicas e Mentais: Sintomas não diagnosticados e tratados ou subtratados;
e) Uso de medicamentos e Drogas de abuso: álcool, maconha, cocaína, etc e medicamentos que diminuem a capacidade cognitiva.
Entre os fatores ordem psicológica , podemos citar:
a) Transtornos Mentais: depressão, ansiedade, TDAH, Síndrome do Pânico, Ansiedade Generalizada, fobias, etc;
b) Conflitos Psicológicos: baixa autoestima, desentendimentos familiares e amorosos;
Entre os fatores de ordem social, podemos citar:
a) Isolacionismo Social: falta de círculo de amigos ou de apoio;
b) Exposição Social Exacerbada: Desperdício de tempo em baladas, festas e atividades afins.
Se esses fatores estiverem desajustados, o estudante terá variações de humor, com queda da energia física e mental para estudar de maneira produtiva. Pode haver eclosão de estados de tensão emocional, irritabilidade, desconcentração e desmotivação.
Todos temos ritmos biológicos( ritmos circadianos), que se modificam de hora em hora, pela alteração hormonal e de neurotransmissores. Respeitar o próprio relógio biológico é uma atitude alinhada com o melhor rendimento "possível" em determinado estudo. Se o relógio biológico não for entendido, o estudante estudará exaustivamente, com baixo aproveitamento real. Geralmente os horários de "peak performance" são matinais, havendo queda do desempenho a partir da tarde e no final da noite. Algumas pessoas são mais vespertinas e outras notívagas. Respeite o seu próprio modelo de funcionamento diário.
Se tiver sono, não adianta insistir no estudo naquele momento. Tire um cochilo ou pratique algum exercício físico, procure respirar "cachorrinho", para reativar a energia mental. Se tiver ansiedade, procure relaxar a musculatura através da respiração calma e pausada, "sentida na barriga", em nível abdominal. Se for acometido de tédio, respeite a "confusão mental" ou falta de pique , espere algumas horas até passar ou procure envolver-se em alguma atividade prazerosa extra-estudo. Se estiver apresentando sintomas mentais muito intensos, que comprometem a sua vida a maior parte do dia, durante semanas, procure ajuda médica.
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