quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sugestão de Leitura para a Semana

terça-feira, 24 de maio de 2011

O Livro " As Duas Inteligências"- Um convite aos interessados e uma deleção aos críticos precoces

Eu recomendo o livro " As Duas Inteligências" para  pessoas interessadas em se tornarem inteligentes verdadeiramente. Não apenas aumentar o QI, mas se tornarem inteligentes, o que é muito melhor!

Algumas pessoas acham esse tema "Inteligência" desinteressante, dispensável, inútil, ultrapassado, assunto de gente esnobe que quer aparecer,  que quer se promover. E para eles, infelizmente, funciona assim.  Recebi muitas mensagens desaforadas de pessoas que compõem o grupo anti-inteligência,  que  nos denominaram :" Vocês gênios idiotas", que pensam que sabem tudo, seus gênios imbecis." Escolhi deletar sumariamente essas mensagens porque são de pessoas mal-educadas e são destrutivas. Aqui no blog ou em qualquer espaço de debate, estarei aberto a discutir ideias. Mas grosseria  é um estado mental pouco inteligente. Portanto, é deletado na hora.

Essas pessoas que nos chamam de "gênios imbecis" deveriam ler o livro primeiro, para entenderem que não nos consideramos gênios, longe disso. Como falar da obra, sem lê-la primeiro? Este livro foi escrito para pessoas  que almejam resultados acima da média. É uma contribuição que criei e se destina  a quem interessar. Mas sempre vai haver pessoas que se sentem ofendidas pelo êxito alheio,  então vociferam e tentam degradar a obra.

 Eu estou seguro de que quem ler o livro com a mente aberta e coração sem rancores, vai aumentar a sua inteligência global e gerará frutos significativos na sua vida. As minhas palavras não são propaganda simplesmente, pois desmascaro qualquer tipo de propaganda num dos capítulos do livro.

Alguns leitores  podem pensar que o livro aborda a inteligência intelectual e a emocional. Não há relação alguma com esses temas requentados! É um trabalho( acredito) que vai além disso. Mas não aceitem a minha opinião. Leiam o livro com olhos críticos e  curiosidade. Depois podemos discutir o livro aqui no blog, com total transparência.

Na contracapa do livro referi o meu QI, bem como no post abaixo. Isso é uma jogada de marketing, confesso, pois desperta o interesse dos leitores. Como alguém com um QI baixo vai falar sobre inteligência? Soa, no mínimo, estranho. Então mostro que tenho um QI elevado. Mas meu livro transcende o conceito de QI e para escrevê-lo precisei ter ultrapassado a fase de me sentir importante ( para mim mesmo) por ter um QI alto. Mas me orgulho e me surpreendo de pontuar alto em testes de matrizes, que são culturamente livres de vieses. Minha inteligência é alta mesmo. Legal, mas e daí? Fico feliz. Motivei-me a escrever o livro, em parte, por me descobrir inteligente.

Mas todos vamos morrer um dia. Todos somos iguais em direitos e deveres. Será que esse tema "Inteligência" não é desinteressante, dispensável, inútil, ultrapassado, assunto de gente esnobe que quer aparecer,  que quer se promover ? Acredito que a importância de ser inteligente sobressai no período em que estamos vivos. Justamente neste período curto. A vida, apesar de breve, pode ser mais interessante. E se a inteligência puder contribuir, de alguma maneira,  para que isso aconteça, por que continuar com a burrice, a ignorância, a mesmice e as crenças mofadas? Alguém tem uma resposta inteligente para me dar?

sexta-feira, 13 de maio de 2011

TORR ORG- the pressure is on

Marcos Ferreira é o mais novo membro da TORR ORG, uma das mais seletivas sociedades de Alto QI do mundo, composta por apenas 393 pessoas até o momento. Através da realização do GIGI test, que mensura  a inteligência fluida, obteve o QI 148, escore alcançado por apenas 0,1% da população mundial. Marcos já era membro de outras duas sociedades de alto QI, a HighIQ Society( EUA) desde 2006, quando atingiu o QI de 158 e a Sigma Society I, no Brasil, com QI superior a 132. Esses escores o motivaram a investigar o tópico Inteligências, que resultou no lançamento do seu novo   livro " As Duas Inteligências", disponível para todos os leitores do blog.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Poesia

Meu mundo

Tenho um mundo
demasiado grande, dentro de mim
As palavras, escapes, fôlego
Um sopro aturdido em meio aos passos e vozes
Neste mundo demasiado estranho, arredio
que com palavras me sento ao lado
Ele insiste em apertar meu peito,
subjugar os meus pensamentos
e eu a ele, em palavras
Sem elas, ainda estaria oprimido,
prisioneiro das dúvidas do nunca, do sempre
A morte é a ausência
A escravidão é ausência da própria voz,
que por dentro do peito desvaneceu.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Memórias de um Ex-Vestibulando

O vestibular ou qualquer concurso demanda  investimento de tempo, energia, dinheiro e expectativas.

Hoje acordei pensando nos meus tempos de vestibulando. Oh, tempo bom aquele! Principalmente porque durou apenas um mês! Emagreci 4 quilos! Depois que voltei para a minha cidade, dormi uma semana inteira sem interrupções.

Admiro as pessoas que se dedicam a estudar para um concurso ou para o vestibular. Na verdade, ser concurseiro  ou vestibulando é uma "profissão transicional". Não se é nada oficialmente, mas um vir a ser. Nesse "limbo", como me referiu um vestibulando recentemente, vai se (sobre) vivendo na busca de sonhos!

Acredito que a vida é feita de fases. Quando navegamos na onda sincrônica das boas fases, a vida torna-se mais fácil, as conquistas acontecem naturalmente. Presumo que o meu destino era passar no vestibular. Se existe um " fator sorte", ele atua na fase em que vivemos. Não existe sorte para aprovação no concurso ou vestibular concorrido. É preciso estudo, dedicação, autoconfiança e sorte no momento de vida!

 A minha sorte vinha de um colégio bom e eu gostava de estudar. Só fazia aquilo! Tive a oportunidade de ampliar o meus acertos em uns 30 % , através  do cursinho pré-vestibular intensivo de dezembro. Eu era excelente estudante, e o primeiro prenúncio da aprovação iminente  aconteceu quando consegui me perder na "imensa" cidade de Santa Maria, RS. Prenúncio, porque todo o "calouro" é meio perdido no campus quando começa a faculdade. Quase uma barata tonta. Perdi-me e cheguei  vinte minutos atrasado na aula de matemática do Ivo no Master.

A minha dieta de vestibulando era invariável. Nunca fui bom na cozinha, nem tinha tempo para distrações. Consistia em bolacha Maria e café preto. Entendi que a perda de peso foi mais uma questão de alimentação do que de estresse emocional. Aqueles quatro quilos fizeram falta para o meu corpo, mas certamente não afetaram a minha mente. Desenvolvi " um calo nadegal" porque o osso traseiro sentava direto na cadeira dura do cursinho. Isso vai machucando com o tempo, sabe? Hoje abro os jornais, cheio de orientações nutricionais , coma  isso, não coma aquilo, leve uma barra de chocolate para dar energia e, naquela época, ninguém me orientou! Não lia jornais, a não ser as notícias políticas, então não tinha acesso a informações importantes para a aprovação.

Falando em comida, um abraço para colega Fabio Comarú, o nosso gourmet. Ele preparava uns lanchinhos vespertinhos interessantes. Mal começávamos a estudar , ele batia na porta : __ " hora do lanche"! Aqueles lanchinhos mantiveram meu cerebro funcionando!

Hoje acompanho vestibulandos, concurseiros e admiro a longevidade deles na profissão.

Sinceramente, se eu fosse vestibulando hoje, não teria a mesma disposição que tinha quando passei na primeira vez. Dizem que são os anos que nos tornam mais seletivos. A experiência. Eu digo que foi a sorte no momento de vida. "Há tempo para semear e tempo para colher", mas sempre há um tempo certo aqui na Terra para projetos e sonhos. Quando esse tempo passa, os sonhos ficam velhos.

Os vestibulandos e concurseiros merecem a nossa admiração. Não sou eu que vou dizer algo para desmerecer essa jornada. Cada pessoa caminha solitária pela estrada da vida, apesar dos aplausos e vaias da turma da arquibancada- pais, amigos e invejosos.

Há um " timing" para o universo conspirar a nosso favor. Denominamos isso de sincronicidade. Até tinha uma comunidade no falecido Orkut chamada " Sincronicidade". Mas fiquei fora uns dias e o Ivan pegou a comunidade para ele. Depois ela desapareceu. Talvez porque havia um tempo para o Orkut. Ainda sou usuário esporádico do Orkut, mas ele está muito facebook para o meu gosto pessoal. Prefiro o original ao genérico! Pergunte a qualquer paciente que oriento e eles confirmarão.

Acho que desviei do tema? Isso é imperdoável numa redação. Mas aqui no blog sinto-me livre para divagar. No papel de vestibulando ou concurseiro, tudo é muito exato, regras, fórmulas e macetes. Hoje não consigo viver assim. Por isso  não sou um bom vestibulando, nem concurseiro. Passou o meu tempo. Mas ainda tenho as memórias vivas dentro de mim. "Tempo bom aquele, que não volta mais", nem espero que volte.

Você, que está no sexto vestibular de Medicina, ou já completou um mandato como concurseiro profissional, a minha admiração. Estranho as coisas que a minha capacidade não consegue executar. Mas logo me lembro, alertado pela minha secretária Erami, __"o que a sua capacidade não consegue executar?" Boa pergunta. Gosto de perguntas pertinentes. Ela demonstra que merece o seu trabalho aqui no consultório.

Não consigo executar todas as coisas que já estão fora da minha fase de vida. Talvez seja a maturidade, ou o envelhecimento. __" Realismo", grita a minha consciência. Não consigo executar todas as coisas que decidi  não executar mais. Aqui tenho certeza, a palavra  é autonomia. Mas para ter autonomia, é preciso estudar. É preciso trabalhar. Está começando a ficar menos estranha a caminhada desses vestibulandos e concurseiros. Não está na hora da aula?