quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Vale a pena ficar mais inteligente?

Essa pergunta parece estranha, não é verdade? Mas depois que o astrofísico Stephen Hawking disse que a "inteligência não apresenta utilidade na evolução da espécie a longo prazo", precisamos pensar a respeito. Primeiro vamos analisar a fonte. O astrofísico possui um QI de 160 e uma reconhecida contribuição na sua área. Uma fonte respeitável!
Qual a sua opinião? Isso mesmo, apesar de ser o renomado astrofísico Stephen Hawking, merecedor da nossa admiração e respeito, trata-se de uma mera opinião. Será uma opinião válida? Pense a respeito e responda por si mesmo...
Falamos no post anterior que precisamos diferenciar opiniões de fatos. A opinião do astrofísico está baseada em fatos comprovados? Existem pesquisas científicas que corroboram essa tese? Desconheço pesquisas que digam que mais inteligência não é útil na evolução. Talvez existam pesquisas( e eu seja ignorante quanto a elas). Se não existirem pesquisas, não quer dizer que o oposto é automaticamente verdadeiro, isto é, que inteligência é útil na evolução da espécie a longo prazo. Parece complicado?
Vamos pensar juntos. A inteligência é a capacidade de fazer escolhas mais eficazes( minha definição pessoal). Para mim, inteligência é útil na evolução porque escolhas eficazes aumentam a minha capacidade de sobrevivência! Mas depende da definição de inteligência. A definição de inteligência pode ser diferente para o astrofísico. Por exemplo, digamos que ser um "expert" em testes de QI( quociente de inteligência), o que define uma grande inteligência, seja inútil na vida prática, sem aplicabilidade evolutiva. Se fosse olhado por esse ângulo, até concordo com o astrofísico. Mas teríamos que perguntar para o Stephen Hawking.
O segundo ponto no processo de raciocínio , seja ele qual for, inclusive quando envolve inteligência, é definir exatamente os termos que estamos usando e o significado subjetivo deles! A minha definição pode ser diferente da definição do astrofísico. Portanto, antes de brigarmos, vamos definir os nossos termos!
Então temos as diferentes definições das palavras, a diferenciação de opiniões e de fatos, as fontes das opiniões e muitas outras variantes envolvidas.
Para finalizar, volto `a frase do astrofísico. Se a inteligência não é útil na evolução da espécie, porque houve o seu aumento no decorrer do processo evolutivo?Afinal, somos mais inteligentes que os macacos ou não ? Isso seria contraditório, já que traços inúteis não são selecionados pela evolução biológica. Mas a grande pergunta mesmo é se o astrofísico Stephen Hawking disse mesmo a frase citada acima, já que eu li essa informação na internet. Alguém tem o e-mail dele? Ou melhor, alguém o conhece pessoamente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário