sábado, 23 de janeiro de 2010

Burocracia= Burrice?



A Fórmula da Inteligência avalia hoje a burocracia.


Ampliando a Percepção Acurada(P): Segundo dicionário, burocracia é "classe de funcionários públicos", "influência dos empregados na vida administrativa de um país", " administração de negócios públicos por hierarquia de funcionários", " administração com excesso de formalidades".


A burocracia é o sistema de governo da administração pública, baseada na hierarquia, no excesso de formalidades, na influência de empregados na vida administrativa de um país.


A burocracia é necessária? Sim, principalmente para que existam cargos a serem preenchidos( cabide de emprego político). Quanto mais burocracia, mais pessoas envolvidas com papéis e assinaturas e assim mais pessoas cumprindo o seu papel na estrutura hierárquica. Na história, muitos governos criaram cargos e títulos honoríficos justamente para conceder uma função ou ocupação para os amigos e inimigos da corte, a fim de mantê-los controlados. Então, para quem é funcionário público é uma maneira de ganhar honestamente o salário. Em troca, os funcionários públicos facilitam a nossa vida fazendo "atividades chatas"( burocráticas) para nós! O problema é que fazer as atividades chatas para nós ficou em segundo plano, por isso a burocracia! Não há interesse em agilizar nada, pois o salário é garantido! Não é preciso provar competência( é um concurso), apenas não cometer uma falta grave que resulte em demissão! Que tipo de motivação vai existir numa estrutura que é morosa, sem metas, garantida e sem muito propósito pessoal? Respondo : nenhuma! Por isso existem tantos funcionários públicos desmotivados, depressivos, insatisfeitos. Por outro lado, dependendo da personalidade, é até uma opção de carreira, pois a pessoa quer a segurança do salário e uma boa aposentadoria! Os concursos viram um chamariz por causa dessas duas promessas, já que a iniciativa privada paga menos e exige o cumprimento de metas!

A Fórmula da Inteligência demonstra que existem pessoas com perfil empreendedor que passam num concurso público e logo ficam frustradas. Isso ocorre porque tentam imprimir um ritmo anti-burocracia e isso é nadar contra a correnteza. Em estruturas hierárquicas, verticalizadas, as mudanças precisam vir do topo e não do fundo. Os executores( fundo) são somente operacionais, isto é, fazem a máquina andar, mas não escolhem o tipo de funcionamento para a máquina. Tentar qualquer inovação, criatividade em estruturas hierárquicas é um fracasso total. Somente em estruturas horizontais, onde a hierarquia se dilui( empresas modernas), que existe espaço para a criatividade e autodesenvolvimento. Nas estruturas hierárquias existem os chefes( nomeados) e os subalternos. Nas estruturas modernas( não hierárquicas) existem os líderes( escolhidos), que delegam o trabalho para proto-líderes, que irão aplicar toda a sua criatividade para fazer a empresa crescer e ainda se realizarem pessoalmente. Nas estruturas hierárquicas públicas há segurança , monotonia e marasmo. Nas estruturas privadas há insegurança, desafios e possível demissão! A escolha é sua!

Quando recebo alguém no consultório e pergunto a profissão , a pessoa me diz "funcionário público". Então faço a segunda pergunta, "sim, mas o que você faz?" Pessoas que respondem funcionário público já estão tão acostumadas a serem peças na engrenagem , que até na linguagem se satisfazem com o cargo "funcionário público". Não fazem questão de esclarecer que tipo de diferença fazem, quais as atribuições, talentos e capacidades! Estão tão entorpecidos que se satisfazem em ser algo incompreensível no mar chamado " funcionário público".

Pessoas com perfil empreendedor serão péssimos funcionários públicos. E pessoas com perfil de funcionário público serão péssimos empreendedores( precisarão de um chefe). Defina o seu perfil profissional. Isso é determinante na sua qualidade de vida. Se você está insatisfeito, verifique se o seu trabalho está alinhado com a sua escolha profissional, de acordo com o seu perfil pessoal. Empreendedores gostam de palavras como liberdade, criatividade, autonomia, renda, viagens, desafios, escolhas. Funcionários públicos se estimulam com palavras como segurança, garantias, estabilidade, salário, aposentadoria, organização, décimo terceiro, férias( férias por favor!).


Nenhum comentário:

Postar um comentário