sexta-feira, 5 de março de 2010

Corpo, Mente e Espírito



A Fórmula da Inteligência examina hoje o tópico: Corpo , Mente e Espírito.


Ampliando a Percepção Acurada( P): Corpo vem do latim corpu, que significa " a estrutura física do homem ou do animal", "tudo que tem extensão e forma"; "porção da matéria( definição química); Mente, vem do latim mente, que significa "faculdade de conhecer", "inteligência", "poder intelectual do espírito"; "entendimento, alma, espírito"; Espírito, do latim spiritu, que significa " Princípio animador que dá vida aos organismos físicos"; "sopro vital"; "alma"; "encosto"; " as faculdades mentais do homem em contraposição à sua parte física"; " Inteligência"; Para entendermos as definições precisamos entender também o Materialismo, um "sistema filosófico que acredita que, no universo , tudo é matéria, inexistindo algo imaterial"; e o Espiritualismo, " que é o sistema filosófico que postula a existência da alma( imaterial), Deus e o espírito. E ainda precisamos diferenciar( o que significa inteligência na sua acepção mais pura), de Espiritismo, " que é uma doutrina que admite a existência de comunicação entre espíritos através de intermediários ( médiuns).



A controvérsia para a aplicação da Fórmula da Inteligência é: Existem mente e espírito? Onde está a mente? Onde fica situado o espírito? Qual a utilidade de sabermos da existência desses dois componentes da vida? Qual a utilidade funcional do corpo, da mente e do espírito? Podemos provar a existência da mente e do espírito?


A Fórmula da Inteligência investigou esses tópicos e revela: Existem mente e espírito separadamente. Apesar das definições do dicionário serem confusas, tomando mente e espírito como sinônimos, isso é apenas um equívoco semântico. A mente é uma entidade separada do corpo, que é separado da alma. Ou melhor explicitando, corpo, mente e espírito são três dimensões separadas , interligadas e independentes!


Segundo o gênio Thomas Edison, o inventor da lâmpada, num dia de inspiração, " O corpo serve para carregar o cérebro." O corpo é uma máquina perfeita, como um carro de última geração( através da evolução de Darwin). A função dessa máquina é carregar um motor( um centro eletrônico) , chamado cérebro, através do qual uma entidade autônoma , chamada mente , opera. A mente é a entidade que liga o corpo ao espírito( que é a verdadeira pessoa, única e imortal). Através do corpo andamos, comemos, respiramos, produzimos novos corpos( carrinhos) e povoamos esse planeta. Através da mente, atuamos diretamente no cérebro, operados pelo espírito. Parece confuso? Sim, porque o paradigma científico não aceita essa explicação que escrevo aqui.


O Paradigma científico acredita no materialismo. E o materialismo acredita no cérebro. E a mente é um mero produto de substâncias químicas desse cérebro.


A Fórmula da Inteligência possui outro paradigma: O espírito( a pessoa) controla uma mente( intermediária) que controla um cérebro( centro de comando eletroquímico), que comanda um corpo. Hierarquicamente , temos:


Espírito- mente- cérebro- corpo.


A Ciência nunca passou a barreira do corpo. Esbarrou no cérebro. Todas as explicações dos últimos cem anos são insuficientes para explicar o funcionamento cerebral. Em relação ao corpo, no nível mais elementar( celular), estamos indo bem. Em relação ao cérebro, estamos "chutando " explicações. No nível de mente ainda nem chegamos , muito menos de Espírito ( nem é cogitado pela Ciência). Somos bons mecânicos de corpos. Escolha o seu: se o problema for no filtro de ar, posso indicar um pneumologista, sem for nas laternas e luzes, um oftalmologista, se for no centro de comando eletrônico( mais caro, hein), indico um neurocirurgião. Ele pode remover um pedaço do seu cérebro tomado por tumor, por exemplo. Se o problema for no escapamento, temos o proctologista, sem for nos canais de distribuição de óleo, tenho um cirurgião vascular ótimo para indicar. Do ponto de vista físico, conhecemos o corpo, os meandros celulares, moleculares, as interações entre células, os hormônios e até criamos medicamentos que regulam essas interações. Mas do ponto de vista cerebral, mental e espiritual estamos longe das respostas!


Os materialistas estão profundamente infelizes!

Os espiritualistas estão profundamente infelizes!


Ops!? A felicidade está contida no espírito, mas entre o corpo e o espírito está a mente. Os materialistas estão infelizes porque não querem chegar ao espírito. Os espiritualistas estão infelizes porque negligenciam a mente e até a matéria. A palavra é triúnica.: corpo, mente e espírito. Como tudo que segue uma lógica natural, envolver-se com coisas espirituais, antes de tratar a mente( torná-la sana, limpa) está fadado ao insucesso. Como um espírito vai operar uma mente doente? Muitos ateus são mais sadios que fundamentalistas religiosos( prefiro Richard Dawkins ao Osama Bin Laden, apesar dos dois estarem equivocados, desculpa!). Os religiosos que tentam lidar com coisas do espírito, sem uma devida sanidade mental também chamamos de fanáticos. Aqueles que lidam com a mente , mas negam o espírito, podemos chamar de psicólogos, cientistas , ateus , agnósticos.


Vamos às respostas todas: sim, existem corpo, mente e espírito. O espírito é imortal e parece visitar esse planeta e outros de tempos em tempos( dias , séculos, milênios, eras). O corpo morre em virtude do processo de deterioração celular programada no núcleo( genes). Congelar um corpo( risos), o que propõe a criogenia, é o cúmulo do materialismo. Guardar o carro no gelo, para que um outro motorista opere no futuro. E se esse carro já for velho, obsoleto no futuro, devido à evolução humana? Qual o objetivo de congelar alguém na escala da evolução, a não ser preencher museus? A criogenia é a ideia menos inteligente que já ouvi! A Fórmula da Inteligência revela, por outro lado, que se o corpo é inútil sem o espírito ( motorista), é mais inteligente cremar todo mundo do que ficar pagando IPTU(Imposto territorial urbano) por lotes no cemitério. E ainda é mais higiênico e ecológico. Estima-se que mais 70 bilhões de corpos já habitaram esse planeta e desapareceram e que 99% das espécies que um dia existiram já foram extintas desde a formação da Terra.


A mente parece operar o cérebro e não o inverso, conforme defende o paradigma científico. Sem cérebro não teríamos mente, dizem eles! Mas e as experiências de quase morte(EQM), onde o tecido encefálico fica sem oxigenação por muito tempo( até mais de 10 minutos), e o indivíduo continua a ter a sua mente perfeitamente operante( todas as funções intactas), observando, geralmente do alto da sala, as tentativas de reanimação do corpo? A mente é autônoma. Escaneie cérebros e cérebros e cérebros e eles estarão dentro da normalidade, mas o dono do cérebro 1 é mentalmente insano, o segundo é neurótico e o terceiro é normal! Como explicar? Mentes doentes operando cérebros normais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Agora, pegue uma mente doente operando um cérebro normal e veja o que acontece: o cérebro fica anormal, com alterações anatômicas visíveis nos exames de neuroimagem no decorrer do tempo.( " Um motorista facão raspa a caixa e pode fundir o motor do carro").


Para que sabermos da existência desses três componentes da vida? Porque as doenças podem estar em cada componente separadamente e o tratamento necessário também vai variar. Por exemplo, dependentes químicos só respondem a tratamentos que atuam no espírito. Fanáticos religiosos só respondem a tratamentos que atuam na mente. Pessoas com alterações no cérebro respondem a medicamentos paliativos( supressores de sintomas). O grande risco da Psiquiatria moderna é confundir cérebro com mente, dando medicamento para o cérebro, sendo que o problema é na mente. Ou pior, talvez o problema seja no espírito!


A Fórmula da Inteligência demonstra :


_ A Medicina do futuro vai tratar corpo, mente e espírito. Somente uma medicina integral terá as respostas para os males que afligem o ser humano;


_Somos um espírito, que opera uma mente, que opera um cérebro, que opera um corpo;



_ Muitas doenças estão corpo( medicina convencional e alopática), na mente, no cérebro e no espírito;


_ O materialismo é o paradigma mais depressivo que existe porque não acredita no propósito da vida perpetuando a vida. Mesmo que tenhamos prova de que o materialismo é falso, temos mais evidências ainda de que ele é extremamente chato. A ciência se baseia nesse paradigma, por isso é insípida e pesquisa coisas despropositadas, negligenciando temas importantes para a felicidade do homem;


_ O espiritualismo é eficaz, se tratarmos a mente primeiro, pois ela intermedeia o espírito e o corpo;


_ O espiritismo parece válido. Se existem espíritos, nada mais coerente que eles se comuniquem. Ninguém aguenta passar eternidades inteiras sem trabalhar; E só temos seis bilhões de vagas no momento neste planeta. Deixemos os outros espíritos torcerem!!!


- A criogenia é o máximo de materialismo que já vi! Pagar por um corpo inútil!


_ A cremação é o método de cuidado com os corpos falecidos que merece ter cada vez mais espaço nas sociedades modernas, por questões higiênicas e ecológicas;


_ Pessoas com transtornos mentais, se tratadas com métodos espirituais, sofrem uma piora, pois sofrem influência de outros espíritos.


_ Pessoas com transtornos espirituais, se tratadas com métodos mentais, melhoram parcialmente, mas tendem a recair;


_ Pessoas precisam evoluir cuidando do seu corpo, da sua mente e do seu espírito ,nessa ordem. Qualquer fixação num dos níveis provoca desequilíbrio , infelicidade e doenças.


A Fórmula da Inteligência revelou porque as pesquisas em saúde mental não avançam. Porque a Ciência recusa-se a examinar uma das dimensões humanas, o espírito. Segundo, porque o modelo que possui para explicar a mente e cérebro estão reversos. E terceiro, porque o materialismo é o paradigma do mundo! Agora entendemos porque o aumento dos crimes, do uso de drogas, da violência , da destruição do ambiente , dos altos índices de suicídio.

5 comentários:

  1. Olá

    Gostei muito deste artigo. Vale a pena ler!

    VS - Portugal
    (Um visitante ocasional)

    ResponderExcluir
  2. Espírito é reflexo moral relacionado a Deus, ou consciência primeira.
    Mente é o discernimento entre o bem e o mal; ou seja, é uma luta para não ferir a consciência que está no espírito.
    Corpo É vestimenta organizada e complexa, e auxiliar e visível da alma que é invisível, pois a mesma se compõe de( espírito e mente ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho muito a dizer... Gostei do que vi escrito e, imaginei que também escrevendo um pouco sobre..., seria uma forma de dizer que aprecio este assunto! Imaginei também, por causa da demora, na avaliação do que escrevi; não seria publicado. Desculpe!

      Excluir
  3. O Espiritualismo intermedeia o espírito e o corpo...Então, o espiritualismo (é atuação), é a maneira de se mostrar o espírito e o corpo através das sinuosidades da vida; e o amor é o resultado com seus valores que o homem de bem, tem buscado!... O que me diz? "Responder."

    ResponderExcluir