sábado, 27 de março de 2010

A Tartaruga vence a Lebre

" Se você pode sonhar, você pode realizar. Lembre-se de que  toda a coisa começou com um ratinho."( Wall Disney)


A Fórmula da Inteligência examina hoje estratégias de mudança rumo à realização de sonhos.

Existem basicamente duas estratégias para a consecução de sonhos e objetivos na vida. A via rápida, chamada inovação, e a via lenta e constante, chamada Kaizen.

Vamos ampliar a Percepção Acurada(P): Inovação vem do latim innovatione e significa o "ato de introduzir novidades; "produzir algo novo"; "encontrar novos processos"; " é tomada de passos largos e imediatos para produzir o maior número possível de mudanças"; " é o ato de inventar, criar, renovar". Kaizen, por outro lado é uma filosofia japonesa, que se caracteriza " pela tomada de passos curtos e triviais para alcançar grandes objetivos a longo prazo"; " mudança para melhor"; "aprimoramento contínuo";

O mundo ocidental idealiza a estratégia da inovação, enquanto que o mundo oriental prefere a estratégia Kaizen.

A Fórmula da Inteligência revela que uma pessoa que possui uma estratégia, não possui estratégia alguma, porque algum imprevisto pode comprometer essa estratégia e o resultado ser nulo. Uma pessoa inteligente possui , no mínimo, duas estratégias, um plano A e um  plano B. As pessoas extremamente inteligentes possuem inúmeras estratégias para atingir os seus objetivos e estão constantemente criando, descobrindo ou adaptando novas estratégias a situações mutantes no mundo globalizado.

A ausência de opções de mudança é inerente a um estado pouco inteligente de vida. Se você quer aumentar a sua inteligência, amplie as sua estratégias. Como diz aquela música gaúcha, "se bala vem por baixo, nos jogamos por cima, se bala vem por cima, nos jogamos por baixo...", essa flexibilidade é uma característica inteligente. Lembre-se de que uma pessoa emburrecida, é uma pessoa privada de opções!

As duas estratégias básicas são: inovação e Kaizen. A Fórmula da Inteligência demonstra que aplicar a estratégia de Kaizen no dia-a-dia é a melhor escolha a longo prazo. Eventualmente, em alguns momentos críticos da sua vida, por escolha pessoal, depois de ter realizado grandes colheitas através de "passos pequenos , triviais e constantes a longo prazo", você pode escolher a inovação! O equívoco das pessoas que fracassam repetidamente( duas vezes e desistem) é tentar a inovação como a sua única estratégia de mudança! Tentam e fracassam! Se a  "bala de prata" não funcionar , o "lobo faminto devora todos os sonhos". O povo brasileiro possui "uma predileção ignorante" por aplicar suas economias em algum negócio próprio. E depois de 2 anos, ele vai à falência! Estratégia usada? Inovação!

A segunda estratégia, Kaizen, é mais realista e eficaz. Entretanto, o povo brasileiro( ou diria , o ser humano mediano) é imediatista. A única estratégia compatível com o imediatismo é a inovação. Por isso, as pessoas vivem dandos "chutes" para todos os lados, jogando na loteria, abrindo algum negócio "inovador", fantasiando com algum resultado milagroso do além. Em resumo, estão esperando por uma inovação! A inovação tem sido importante na evolução do mundo, mas ela é a exceção , não a regra. O povo brasileiro, com o seu QI de 87, acredita no inverso. Temos exemplos inspiradores como o de Bill Gates, que popularizou os computadores pessoais(PC), fazendo a maior inovação desde a entrada dos anos 90. Mas a estrada real para simples mortais é a estrada de "pequenos passos contínuos e triviais em direção a objetivos válidos". Como dizem os adeptos de Kaizen, "hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje".

Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou na vida do  indivíduo. O problema é que o povo brasileiro tem preguiça de esperar. Se inicia uma terapia, desiste na terceira sessão, porque nada aconteceu! Nada aconteceu! Três sessões e nenhuma inovação ocorreu!!! Enquanto isso, aqueles pacientes que perseveram por meses ou anos, colhem os frutos da mudança psicológica almejada.

A Fórmula da Inteligência revela que o caminho garantido para o sucesso, seja ele qual for, é a estratégia de Kaizen. Quando você dispuser de recursos financeiros suficientes e segurança maximamente necessária, pode optar por alguma tentativa de inovação. Se a inovação falhar, você retorna ao caminho constante de pequenas melhorias, sem arriscar demais. Pessoas viciadas em imediatismo, buscam exclusivamente a inovação. Pessoas preguiçosas buscam exclusivamente a inovação. Pessoas extremamente inteligentes buscam constantemente a estratégia de Kaizen e raramente buscam a inovação. Quando estão numa posição segura, podem, por escolha consciente ou por divertimento, buscar a inovação, sem nenhum desespero em conseguir. Quando fazemos os melhores negócios? Quando não precisamos desses negócios, temos dinheiro suficiente para barganhar e estamos dispostos a abandonar o campo de negociação a qualquer momento que decidirmos!

A Fórmula da Inteligência revela que a estratégia de mudança do povo brasileiro é compatível com o seu QI de 87. Nenhuma pessoa com inteligência acima da média ou que aplique os conhecimentos aqui contidos, investe em inovação como sua estratégia de mudança primária, mas tão somente como secundária.

Vocês sabem por que os ganhadores da loteria voltam a ficar pobres depois de alguns anos? A resposta superficial é porque "não sabem administrar o dinheiro". Alguém tem alguma dúvida de que essa resposta é correta? Mas ela diz alguma coisa útil? Não! As pessoas voltam a ficar pobres, porque se inebriam com o dinheiro( um símbolo) e começam a tentar inovações- inventar,criar, renovar( comprando, gastando), "produzindo algo novo"( comprar uma fazenda, um carro novo, doando dinheiro) e acabam dilapidando toda a riqueza ganha. " Veio fácil, vai rápido". Por que os avós constroem, os filhos conservam e os netos colocam fora?. Porque um processo de inovação se instala nas mentes dos netos, fazendo-os se oporem aos processos tradicionais de construção de riqueza- pequenos passos que construíram a riqueza a longo de gerações! Agora eles "sabem mais e vão revolucionar". A Inovação derrotou  Kaizen!

A Fórmula da Inteligência revela que não há atalhos na vida. O caminho garantido para a realização dos seus sonhos é através de " pequenos passos contínuos e triviais em direção aos seus sonhos mais inimagináveis".


Nenhum comentário:

Postar um comentário