terça-feira, 6 de abril de 2010

Terrorismo, Justiça e Ética

A Fórmula da Inteligência examina hoje a temática- Terrorismo, Justiça e Ética.

Ampliando a Percepção Acurada(P)- Terrorismo  é  1. um sistema governamental que impõe, por meio de terror, os processos administrativos sem respeito aos direitos e às regalias dos cidadãos. 2. Ato de violência contra um indivíduo ou uma comunidade, 3.Conjunto de atos de violência cometidos por agrupamentos revolucionários. Justiça-1 Virtude que consiste em dar ou deixar a cada um o que por direito lhe pertence. 2 Conformidade com o direito. 3 Direito, razão fundada nas leis. . Prática e exercício do que é de direito, retidão, em conformidade com o direito, lei penal, punição jurídica, julgar segundo o que é justo.  Ética( do grego ethiké) Conjunto de regras de conduta, 1. Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática. 2. Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.


A Fórmula da Inteligência correlaciona esses três tópicos. O terrorismo é a irracionalidade na sua maior expressão. Nenhum movimento político ou grupo revolucionário é mais importante que a vida humana. Qualquer ato de violência contra a vida para promover interesses menos nobres que a vida é a inversão completa da razão. Independentemente das alegações em contrário, qualquer ato terrorista é insano e os seus perpetradores são insanos!! Perpetrar atentados terroristas, como vistos recentemente na Rússia e em 2001 nos EUA é a demonstração da irracionalidade que corrói a mente humana. Esses atos são repugnantes! "Força e Verdade não se misturam". Qualquer ato  violento é o recurso desesperado para resgatar interesses ilegítimos, pois a racionalidade desmascarou essa ilegitimidade. Esse ponto de vista terrorista é mentiroso, seja ele qual for. E nunca convencerá a sociedade, porque está anos-luz distante da verdade! A Fórmula da Inteligência demonstra que os atos terroristas são ilegítimos indefinidamente no tempo e estão fadados a nunca lograr êxito duradouro.

A Justiça é a tentativa de "punir" a ação desastrosa de um indivíduo ou grupo agindo contra os interesses da sociedade. Terroristas e criminosos são inimigos da sobrevivência humana. Por isso, são os alvos da Justiça, não na tentativa de corrigi-los através da disciplina, pois muitos são incorrigíveis e sem possibilidade de reabilitação, mas como uma resposta "olho por olho, dente por dente" a ações crueis e destrutivas. O homem precisa ser ético, isto é, aplicar em si a responsabilidade de escolher os atos mais sadios para a sociedade, antes de tentar aplicar justiça a terceiros.  Como vivemos uma crise ética em nível global, falhamos em aplicar a justiça aos criminosos e terroristas, aplicando apenas punição pura em retribuição à violência que sofremos.

Os atos terroristas são insanos. O homem , pela sua mente irracional, perpetra atos destrutivos contra o seu semelhante e contra o ambiente e recebe como resposta a "punição" para a sua irracionalidade. Bombas atômicas, mísseis, balas, dinamite, um arsenal utilizado em nome da  "Justiça". A falta de ética pessoal leva indivíduos a formar grupos antiéticos( grupos revolucionários) que tentam destruir a harmonia da vida. A "Justiça" dos revolucionários é falha. A "Justiça" dos homens da lei é falha, porque a ética humana encontra-se negligenciada em todos os níveis. Enquanto não resgatarmos a ética em nível pessoal,  social e planetário, nunca teremos Paz entre os homens.

A Fórmula da Inteligência demonstra que o combate contra o Terrorismo é o combate contra a insanidade mental. Aplicar a Justiça é insuficiente para neutralizar essas forças do mal. Resgatar a ética pessoal é o único caminho, de dentro para fora, do microcosmos para o macrocosmos, a longo prazo, na edificação de gerações humanas saudáveis.




3 comentários:

  1. Realmente...O terrorismo é a irracionalidade na sua maior expressão!!!

    Acredito que exista uma solução para este problema, o qual o sociedade possui há muitos e muitos anos. Esta, não é por forma de punições mais (ou até menos) rígidas. Concordo plenamente que a cura (ou a dita "solução") vem de dentro do ser. Devemos então nos reeducar e consequentemente reeducar a socidade onde estamos inseridos. O que vemos hoje nos jornais, nas "tvs" e nas ruas nada mais é do que a reação daquilo que nós mesmos criamos.
    É difícil dizer, muito díficil aceitar e muito mais díficil MUDAR. Porém todo e qualquer terrorismo que sofremos foi criado por nós mesmos e não será punindo nossos semelhantes que ficaremos inpunes de nossa própria criação.

    Hoje nós podemos falar que somos totalmente diferentes daqueles lançam um avião contra um prédio de mais de 100 andares. Entretanto, se nós nascessemos em outro país, em outra cultura, será que nossos valores e princípios seriam tão fortes a ponto de ir contra tudo isso ???

    Quando falamos em terrorimos pensamos logo em "oriente médio" mas será que nós, brasileiros, possuidores de outra cultura também não somos muitas vezes terroristas ???

    Relembremos o significado desta palavra:

    Terrorismo - "1. um sistema governamental que impõe, por meio de terror, os processos administrativos sem respeito aos direitos e às regalias dos cidadãos." Quantas vezes os pais naõ forçam os seus filhos a fazerem o que eles querem sem qualquer motivo ou explicação? Quantas vezes chefes e superiores não impõem aos seus empregados serviços não pertencentes ao seu cargo?

    "2. Ato de violência contra um indivíduo ou uma comunidade" Quantas vezes não agredimos moralmente uma pessoa ou um grupo de pessoas apenas por eles serem diferentes de nós?
    Apenas por medo da diferença... um medo tão irracional quanto o medo que um cachorro tem de uum gato!!!

    "3.Conjunto de atos de violência cometidos por agrupamentos revolucionários" Quantas vezes quisermos mudar algo e reprimimos aqueles que possuiam opiniões divergentes das nossas,sem ao menos procurar entendê-los?

    O terrorismo vem de dentro...e sua cura também, tanto nós mulçumanos quanto em nós mesmos.

    Como Renato Russo canta: "Nós perderemos entre monstros, da nossa própria cração"

    Exelente Blog!!! Parabéns e obrigado pela possibilidade de expresar minhas opiniões. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Prefiro pensar na origem do terrorismo, ja que seu desenvolvimento foi tão brilhantemente trabalhado pelo Post e pelo comentario subjacente.

    A historia do homem assume explicitamente uma distorção patologica das relaçoes humanas.

    Des do momento em que o primeiro homem cercou um pedaço de terra (até agora de todos) e declarou seu, do feudalismo e a alienação religiosa até a revolução industrial se pode observar essa inverção de valores e de moral da sociedade como um todo.

    Vivemos nos dias atuais uma intensa saturação e uso indiscriminado dos recursos naturais e do capital humano, tudo se tornou descartavel até nós mesmos, tudo se tornou mais um degrau para se atingir a excelencia.

    Adimiramos comportamentos sociopáticos de pessoas que pisam sobre outras, que conseguem o que querem a todo custo, que em pouco tempo são grandes.

    Esses sociopatas hoje são nossos lideres religiosos, politicos, chefes e professores.

    Para se disseminar alienação e enrigecer o cabresto social tem de ser um alienado, isso é fato e para se lutar contra essa alienação tem de ser forte, porque são muitos e estão protegidos pelo sistema.

    O terrorismo em minha opinião é a forma mais abrupta, é o sintoma de uma sociedade invertida, sintoma este que nos alerta de uma doença muito grave ainda a ser tratada se quisermos perpeturar nossa existencia.

    Exelente texto.

    Parabens.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... passando para conhecer o seu espaço.
    Gostei muito daqui, interessante.
    Certamente voltarei mais vezes.
    SWaudações Educacionais !

    ResponderExcluir