domingo, 22 de novembro de 2009

Qual o percentual que você usa do seu cérebro?



Depois que o meu amigo "Megagenius" falou numa entrevista que usa 85 % do cérebro, e ele é muito inteligente( posso garantir isso através dos meus estudos nos últimos 2 anos), talvez você pense que usa 10 % do seu cérebro. Megagenius afirma que a maioria das pessoas usa menos de 1 % do cérebro. E você, quanto usa do cérebro?



A lenda dos 10 % virou a concepção popular do potencial do cérebro. Essa crença foi construída há quase um século nos EUA. Se você usa somente 10 %, ainda sobram 90% de potencial inexplorado. Essa ideia fantástica motivou muitos escritores de autoajuda a defender a ampliação do poder mental ao máximo. Mas cientificamente usamos o cérebro todo, isto é, 100% dele, todos os dias. Incrível ,não!? Isso soa como algo estranho, porque como ficam as pessoas com QI abaixo da média, se não podem aumentar o percentual de uso do cérebro ? Já são 100 % retardadas? E aquela história de poder ilimitado do cérebro?

Vamos com calma. Como os cientistas podem afirmar que usamos 100% do nosso cérebro, se ainda não conhecemos o funcionamento cerebral na sua totalidade? Segundo os cientistas, através de exames de neuroimagem, tarefas cotidianas já são suficientes para ativar todo o cérebro! E se o cérebro fosse usado em somente 10 % do seu potencial, por que uma lesão cerebral causa tantos problemas e sequelas? Ninguém teria o azar de sofrer o AVC( acidente vascular cerebral) sempre na área nobre dos 10 %. Portanto, os cientistas supõem que as pessoas usam todo o cérebro para desempenharem diferentes atividades físicas e mentais.

Agora, usar todo o cérebro( ligar diferentes áreas nos exames de neuroimagem funcional) não quer dizer que a pessoa usa todo o potencial cerebral. Ela pode ligar sempre as mesmas áreas e não criar outras conexões sinápticas. Se ela não mudar os pensamentos, não se expor a novas experiências( novidades), não aprender novas habilidades, mesmo usando o cerebro todo, não vai usar todo o cérebro nunca.

Quando o meu amigo megagenius fala em usar 85 % do cérebro, ele quer dizer usar 85% do potencial de pensamento inteligente. Nisso concordo com ele. A maioria das pessoas usa menos de 1% do cérebro, porque têm dificuldade de desaprender coisas arraigadas e aprender coisas novas. O cérebro é uma máquina. Aprender coisas novas é colocar óleo na máquina.

4 comentários:

  1. Incrível, gostaria de saber muito mais a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o livro "THE SECRET" depois leia "A LEI DA ATRAÇÃO NA PRATICA" garanto a você que mudará sua vida em todos aspectos! SUCESSO

      Excluir
  2. Hudson,

    Recomendo o meu livro :" As Duas Inteligências", para aumentar a inteligência cognitiva, mas mais do que ela, a inteligência evolutiva. Vc usa 100 % do seu cérebro, mas não necessariamente 100 % da sua mente.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo excelente pensamento e comentário. Concordo plenamente com você, como dizem que usam apenas 10% do cérebro se este ainda é um paradigma ??

    ResponderExcluir