sábado, 20 de março de 2010

Inclusão Social e Educação

Um tema bastante polêmico é a Inclusão social nas escolas. Crianças com necessidades especiais são colocadas na mesma sala de aula que crianças sem necessidades especiais com o intuito de realizar a inclusão social.

A Fórmula da Inteligência examina esse tópico e demonstra que o objetivo é louvável, mas a validade prática da iniciativa não se verifica. A escola é um local para aprendizagem, não para socialização. A socialização "pode" ser ( não necessariamente vai ser) um subproduto da interação escolar. Entretanto, o objetivo primordial da escola é ensinar e os alunos aprenderem.

Com a inclusão social cria-se uma situação de confusão de objetivos. Crianças com necessidades especiais são expostas a programas de ensino além de suas capacidades mentais e cognitivas de absorção, gerando aprendizagem baixa ou nula. Essa exposição é extremamente estressante, pois provoca o aparecimento de disparidades entre os alunos. Uma turma heterogênea diminui alguns e atrapalha outros.

Os professores também ficam atrapalhados, porque não conseguem lidar com esses alunos com necessidades especiais e acabam negligenciando as suas necessidades especiais. Os alunos sem necessidades especiais são travados na sua liberdade de avançar num ritmo de aprendizagem mais acelerado. A almejada integração social não ocorre, ficando apenas a inclusão forçada.

A Fórmula da Inteligência revela que nem sempre boas intenções são a solução mais prática para problemas de ordem social. É louvável resgatar os direitos dessas crianças com necessidades especiais. Para tanto, elas precisam de escolas especiais, com professores treinados especialmente para lidar com essas necessidades. Incluí-los numa sala de aula, sem o devido respeito das diferenças, vai gerar um prejuízo para todos. E é o que acontece.

Atendo pais que são contra a política da "Inclusão Social". Sentem-se obrigando a criança a se submeter a um sistema de ensino que não consegue atender as deficiências de aprendizagem dessa criança. Outros pais sentem-se prejudicados, porque seus filhos ficam atrapalhados com crianças com necessidades especiais na sala de aula, comprometendo o seu potencial de estudo. Vejo professores perdidos, que não sabem o que fazer( não receberam treinamento).

A Fórmula da Inteligência demonstra que a escola é local de estudo e não de socialização. Se frequentar uma escola fosse um fator determinante na socialização, todas as pessoas alfabetizadas e estudadas não sofreriam de ansiedade social ou mesmo fobia social, e isso ocorre frequentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário