quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fórmula da Inteligência aplicada ao Tópico VII

O assunto hoje é Ética. O que significa Ética?
Ampliando a Percepção Acurada(P): Ética vem de do latim "ethica", significando " conjunto de regras de conduta". Devemos diferenciar de moral, que vem do latim " moralis", que significa "que procede com justiça", "bons costumes". Devemos diferenciar de Justiça , que significa "em conformidade com o direito", "lei penal", "poder judicial".
Ética é diferente de moral, que é diferente de justiça, apesar das pessoas confundirem os termos, simplesmente porque não buscam a definição exata no dicionário. Hoje nos interessa a ética. A Fórmula da Inteligência indica que o assunto "Ética" é extremamente importante na vida de todos nós. A melhor definição funcional de ética é "respeitar os limites da conduta humana" ou " aplicar a melhor solução que beneficia o maior número de pessoas numa questão controversa." A Ética é tão importante que necessitamos edificar um código de ética. A ética é um conjunto de condutas e valores individuais, que orientam a nossa conduta e mais importante que isso nos resgatam em momentos que fatores alheios à nossa vontade nos derrubam. Pessoas sem um código de ética estão em plena confusão na vida, sem saber o que fazer, por que fazer e para onde ir. Mais do que aprender filosofia, geografia, matemática e matérias inúteis para a vida, o aprendizado da Ética é imperativo. Toda vez que encontramos um problema gerador de conflito entre pessoas, países, comunidades, estamos diante de alguma insuficiência de ética.
Os códigos morais variam com a cultura e o tempo. São inerentes às civilizações e sociedades. Podem ser úteis ou inúteis, aceitáveis ou parecerem bizarros. A Ética é vital para a longevidade das civilizações , das profissões, relações humanas. O desvio do código de ética pessoal leva a perdas que produzem mais perdas, numa espiral descendente, em que a pessoa justifica o ato antiético, incorrendo em novos atos antiéticos, até chegar num ponto em que está imerso numa conduta antiética perene. Ao chegar nesse estágio, a criação de um código de ética e segui-lo à risca é a única maneira de se resgatar. Através da autodisciplina para corrigir os desvios e oferecer "desculpas" para os atos errados e permissivos.
Justiça é aplicação de correções externas toda vez que a ética pessoal falha. Pessoas sem código de ética estão vulneráveis a atos danosos ao bem-estar da sociedade e precisam da Justiça para corrigi-los e puni-los. Se queremos desafogar o sistema jurídico, precisamos ensinar ética para as pessoas. Introjetando ética em suas condutas, elas deixam de cometer atos danosos, desobrigando o sistema judicial de vigiá-las e puni-las. A Fórmula da Inteligência indica que a melhor proteção para os filhos e futuras gerações é o ensino e treinamento do código de ética pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário