quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Fórmula da Inteligência aplicado ao Tópico VI



O tópico hoje é Intelecto, Inteligência, QI. É possível aumentar a inteligência? Qual a marca patognomônica( que define, em linguagem médica um possível diagnóstico) de um baixo intelecto, independentemente do QI?


Ampliando a Percepção Acurada(P): A primeira questão é fácil de responder. Se você está acompanhando o blog, já percebeu que é possível aumentar a inteligência( e o QI), aplicando a Fórmula da Inteligência. Vamos a segunda questão. Qual a marca de um baixo intelecto? Intelecto significa " entendimento"," inteligência", " faculdade de compreender", vem do latim "intellectu "- conjunto de faculdades intelectuais. Vamos ampliar a percepção. Se intelecto é o conjunto de faculdades intelectuais, qualquer alteração nas funções mentais afetará , cedo ou tarde, o intelecto. Pessoas que não escutam as outras, não vão "compreender", não terão "entendimento", portanto, terão baixo intelecto. Simples, não? Tudo é simples na medida que entendemos. Nem sempre as coisas importantes são complexas. A marca da inteligência é simplificar coisas, sem necessariamente perder a essência. A Fórmula da Inteligência faz justamente isso, descarta o desnecessário e focaliza no essencial. Portanto, a marca do baixo intelecto é a incapacidade de ouvir outras pessoas. Quanto mais baixo o intelecto de uma pessoa, mais ela( e) discorda dos outros. Já conversou com alguém que invalida tudo que você fala? Você explica, explica e ela(e) não dá a mínima bola. Você fala com as paredes. Você prova com evidências e ela( e) diz..." mas, ...mas, ...mas.... Pessoas com intelecto de alto calibre não usam a palavra "mas" com frequência. Pessoas com baixo intelecto abusam da palavra "mas" e outros advérbios adversativos.


Excluindo hipóteses falsas:


Alto QI significa um intelecto de alto calibre. Falso. A pessoa pode ter um alto QI numa área técnica e ser pouco habilidoso em outras áreas. Nas áreas que ele não entende, procura discordar dos outros ou nem se interessa em aprofundar o entendimento.


Quanto mais alto o intelecto, mais a pessoa permite as outras pessoas expressarem seus pontos de vista. Verdadeiro. As "pessoas do contra" têm baixo intelecto, independentemente do QI.


Pessoas de alto intelecto aceitam as mudanças. Verdadeiro. As pessoas intelectualmente bem dotadas estão na vanguarda das mudanças, fazendo descobertas e liderando grupos.


Identificamos pessoas de baixo intelecto com mais facilidade do que pessoas de alto intelecto. Verdadeiro. Pessoas com retardo mental grave são óbvias. Pessoas com retardo mental leve são percebidas numa conversação normal. Pessoas de alto intelecto podem parecer estranhas, a não ser que o seu intelecto consiga abarcar o pensamento dessas pessoas.


É possível desenvolver o intelecto. Verdadeiro. Através da aplicação sistemática da Fórmula da Inteligência, podemos transformar qualquer pessoa de QI dentro da média em alguém extremamente inteligente em 1 a 2 anos. O primeiro passo para desenvolver a inteligência é reforçar o intelecto através da escuta ativa e a da ampliação da Percepção Acurada(P), ensinada no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário