sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Artigo do Jornal A Razão- Treinando a Percepção Acurada(P)



Li hoje um artigo escrito pelo promotor público João Marcos Adede Y Castro entitulado " Juiz Não pratica Ato Médico" e publicado no Jornal A Razão.


Prezado promotor João Marcos, tomo a liberdade de utilizar, neste post ,o seu excelente artigo para exercitármos com os leitores alguns componentes da Fórmula da Inteligência: a Percepção Acurada(P) , já expandindo para outros tópicos. O seu artigo é excelente e merece a nossa admiração.


Vamos analisar o contéudo e o raciocínio subjacente. Falamos até ontem sobre a credibilidade da fonte. Apesar de não conhecer nada sobre a pessoa do promotor, posso afirmar, pelos dados úteis coletados no artigo, que se trata de uma pessoa inteligente. A linha de raciocínio é clara, lógica e verdadeira. Esses três atributos compõem qualquer manifestação de inteligência. Por ser um promotor público, podemos levar em consideração a sua "expertise", isto é, o fundamento sólido dos seus conhecimentos jurídicos. Mais do que o cargo, o que me surpreende é a minha análise pessoal que se compatibiliza com o ponto de vista do ilustre promotor. Estou investigando por mim mesmo uma linha de raciocínio alheia( 2° componente da Fórmula).


" É absurdo como as pessoas compram qualquer ideia, por mais absurda que seja, desde que manejada por quem tem autoridade."


Nesse trecho do artigo percebemos a armadilha da autoridade, isto é, nos basearmos numa idéia, porque é dita por alguém que alega "expertise". Bem colocado pelo autor. Alegar autoridade para distorcer a realidade é uma das "falácias"( distorções da lógica). Falácias atacam a verdade. Portanto, falácias contrapõem-se à inteligência.


O nobre promotor discorre( o artigo na íntegra- http://www.arazao.com.br/edicao-impressa/ ) sobre as internações judiciais, sobre o jogo de empurra-empurra dos médicos dizendo que o juiz está praticando o ato médico( falácia), que alguns médicos são despreparados e assustados para atender em pronto-atendimento( verdade). O promotor pergunta como um médico despreparado e assustado é autorizado a clinicar. Respondo: porque as faculdades formam médicos despreparados e assustados, principalmente quando o Ministério da Educação permite a proliferação de novos cursos de medicina sem estrutura para funcionar.


O artigo segue com verdades seguindo verdades, seguindo mais verdades. Leiam! O importante é que podemos exercitar a nossa inteligência lendo artigos inteligentes como esse. Uma das verdades é que o Estado Brasileiro não investe suficientemente em saúde! E isso repercute na falta de leitos hospitalares. Os médicos assustados jogam a culpa nos juízes, que têm o dever de fazer cumprir a Constituição Federal que diz: " a Saúde é um direito de todos e um dever do Estado". Vira uma bola de neve do empurra-empurra, culpabilização do mais próximo, nem que a lógica seja sacrificada e as pessoas fiquem emburrecidas!

O artigo é um exercício indicado para treinar a Percepção Acurada(P), através da ampliação dos sentidos e da detecção de mentiras( falácias) que escamoteiam a verdade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário