sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Falácias Lógicas



Falácias Lógicas são estratégias que pessoas usam tentando convencer outros de suas conclusões. Apesar de parecerem lógicas, na verdade são baseadas em falsa lógica.


Apelo à emoção ao invés de apresentar argumentos plausíveis. Lembre-se de que a inteligência é maior quanto menor for a necessidade de convencer alguém. Em outras palavras, a aplicação da Fórmula da Inteligência dispensa tentativas redundantes de convencer alguém. A aplicação da Fórmula é automaticamente esclarecedora de quaisquer dúvidas. Se alguém tenta convencê-lo de algo, não conhece a Fórmula da Inteligência. Quanto maior a tentativa de persuadir, menor o nível de inteligência. Uma pessoa inteligente não persuade ninguém!


1) Tática de impor medo: Apelar para a emoção do medo é uma maneira de controlar outrem. Usar relações com supervisores para amedrontar subalternos funciona assim. Amedrontar eleitores em troca de votos! Se analisada a situação com a Percepção Acurada(P) não existe ameaça real, mas sim imaginária.


2) Bajulação: Apelar para a vaidade de uma pessoa para que ela tome decisões equivocadas. Você é uma pessoa maravilhosa, fantástica, generosa, "então precisa fazer isso e aquilo"...


3) Pressão dos Pares: Ser aceito pelos outros é outra necessidade humana. Ser excluído de um grupo de pares pode ser doloroso. A premissa é "aceite a conclusão ou você não será aceito ou será discriminado".


4) Pena: Os psicopatas adoram essa estratégia. Pousam de vítima para dar o bote nas suas presas. " Você não pode me demitir, tenho 5 bocas para alimentar"!


5) Falso Dilema: Nessa falácia, o interlocutor vai tentar convencê-lo de que só existem duas alternativas, X ou Y e nada além disso. Amplie a sua percepção e busque outras alternativas( existem milhares).


6) Relação Causal Falsa: Vão tentar convencê-lo de que se a situação A acontecer, se seguirá a situação B, sem evidências lógicas. " Se aprovarem o ato Médico, o paciente vai gastar mais porque terá que consultar com os médicos antes de irem a outros profissionais."


7) Raciocínio Circular: " Eu sei que ele está falando a verdade porque ele não está mentindo." É a melhor coisa a fazer, porque é a melhor escolha". A premissa e a justificativa são a mesma.


8) Dois errados fazem um certo: É a lei olho por olho, dente por dente. Se ele me traiu, vou traí-lo também. Vou atacá-lo porque ele pode tentar me atacar.


9) Atacar a Pessoa para enfraquecer o argumento: O que esse cara está dizendo não faz sentido porque ele é do internacional!


10) "Red Herring" : É desviar a sua atenção do raciocínio lógico trazendo questões irrelevantes ao tópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário