segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Desestabilize uma pessoa



A Fórmula da Inteligência investiga hoje a Perturbação mental, a Insanidade, a Desestabilização emocional.


Ampliando a Percepção Acurada(P): Insanidade pode ser qualquer transtorno mental que afeta as funções mentais e cerebrais. Não precisamos fazer esforço algum para que a pessoa acometida fique desestabilizada. Quero falar de maneiras diretas ou indiretas que as pessoas e o mundo afetam a sanidade mental de outras pessoas. Vamos usar perturbação mental ou desestabilização emocional. Como fazemos isso? Eu não vou fazer isso, já que faz parte do meu código de ética tratar esses estados emocionais perturbados e não causá-los! Mas para que você compreenda como isso acontece( e proteger-se) , vou abordar os mecanismos subjacentes à produção de insanidade, desestabilização emocional e perturbação mental.

Para perturbar mentalmente uma pessoa( desestruturá-la mentalmente), basta que alguém( voluntaria ou involuntariamente) puxe o tapete dessa pessoa. A pessoa confiava naquele tapete que estava na base de seus pés. De repente alguém puxa aquele tapete e a pessoa sofre um tremendo tombo, bate a cabeça , o dorso, fratura uma costela. Pronto! Acabamos de causar uma perturbação mental e física! Uma pessoa está se comunicando com outra, cria uma afinidade( aproximação, vínculo afetivo). De repente , a outra pessoa desliga o celular, não fala mais com aquela pessoa( corta os canais de comunicação), quebrando a afinidade construída. Pronto, causou um tombo emocional, por negar a continuidade da comunicação afetiva e a confiança interacional! Uma pessoa está trabalhando, dando o melhor de si. De repente, o chefe chama esse funcionário e anuncia a demissão. Pronto! Esse funcionário fica em estado de choque! Não esperava ser demitido. Afinal de contas, ele dava a sua vida nesse trabalho e agora fica sem chão! Um relacionamento conjugal vai bem( aparentemente). O marido ou esposa arruma outro candidato ao cargo, abandonando o relacionamento! Pronto! Mais um tombo afetivo produzindo perturbação mental!

A Fórmula da Inteligência revela que toda a perturbação mental cursa com confusão mental, em decorrência da quebra de alguma estabilidade. Não houve tempo de preparação para aquilo que ocorreu. Assim podemos incluir os acidentes, as perdas súbitas, as traições humanas. O referencial estável desapareceu. A pessoa fica atordoada mentalmente. E isso gera sofrimento mental e físico, podendo desencadear doenças mentais e físicas, se medidas emergenciais não forem tomadas.

Obviamente que a maioria das pessoas, por não usarem a Fórmula da Inteligência, não dispõe desse conhecimento que agora revelamos. Por isso são agentes de perturbação mental na vida de outras pessoas. Se você quer ser alguém mais responsável na vida, procure causar nas pessoas somente aquilo que elas são capazes de lidar com o mínimo( ou nenhum) sofrimento. Assim você estará contribuindo para a sanidade mental do mundo.

A ausência de trabalho( um referencial de contribuição e propósito na existência) aumenta a confusão mental e , portanto, a insanidade. Deixar as pessoas desocupadas, curtindo a ociosidade é uma maneira de aumentar a criminalidade e a insanidade. O livro de Domenico de Masi( "O Ócio Criativo") não funcionu simplesmente porque não existe ócio criativo. Pesquisas demonstram que as pessoas estão mais felizes no trabalho( estado de fluxo ou flow), do que tirando férias eternas no caribe( ou qualquer equivalente paradisíaco ). Pessoas que querem ficar afastadas do trabalho porque estão doentes mentalmente deveriam voltar ao trabalho o mais rápido possível para recuperar a sua sanidade mental!!!!

Quer triturar uma pessoa mentalmente?. Enfoque os defeitos e esqueça as qualidades. Toda vez que você fizer isso, a pessoa vai afundando emocionalmente a ponto de se considerar um fracasso, entrando num estado de desistência aprendida.( Pesquisas comprovam isso com ratinhos. Depois de tomarem tantos choques, eles desistem de tentar). Famílias fazem isso com seus membros, chefes fazem isso com seus colaboradores, cônjuges fazem isso com cônjuges. O resultado vai ser mais perturbação mental, insanidade e uma incapacidade de recuperação a longo prazo. Essas descobertas explicam o baixo estado emocional da nossa sociedade e a desistência das pessoas de melhorarem.
Toda vez que você estiver perdido na vida, o seu referencial foi atacado ou removido por outra pessoa ou pessoas e aquilo que você acreditava foi enfraquecido a ponto de você ser nocauteado( temporariamente ou definitivamente) por essa condição inesperada. A resposta é aprender com os golpes e proteger-se deles, através da aplicação da Fórmula da Inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário