quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Fórmula da Inteligência aplicada ao Tópico III


O tópico de hoje é o casamento. Como lidar com os desafios do casamento e qual o futuro dessa relação?


Ampliando a Percepção Acurada(P): O casamento é uma instituição perene. Se há um aumento do número de divórcios é porque existe um número suficiente de pessoas casadas para se separarem. Pessoas que se separam voltam a casar( alguns mais de 7 vezes!). Observamos que os homens voltam a casar mais que as mulheres. Talvez o casamento seja mais cômodo para o homem do que para a mulher. Ou os homens são mais dependentes das mulheres. Muitos estudos demonstram que o casamento protege a saúde( quando não for estressante para causar doenças). O casamento é uma maneira de organizar o caos na sociedade. Sem o casamento, talvez a ordem social ficasse fora de controle. Temos percebido um adiamento do casamento até a década de trinta anos, devido à graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado. As mulheres estão estudando e ficando financeiramente independentes. Isso adia o encontro do parceiro. Os homens estão conseguindo ter relações sexuais sem a necessidade de casar( antigamente era preciso casar para ter relações sexuais). Esse desequilíbrio tem produzido muitos homens solteiros, que não querem assumir compromissos maritais precocemente ou nunca e muitas mulheres" balzaquianas", com formação acadêmica , mas sem um marido! Esse temor assola muitas mulheres financeiramente independentes, porque os homens sentem-se ameaçados pela liberdade econômica das mulheres. Enquanto isso, as mulheres pouco estudadas, mas atraentes do ponto de vista estético, continuam conquistando esses homens que "não querem compromisso"( nem que seja por uma noite ou várias), porque elas mesmas aceitam essas condições de relacionamento. Essa tendência de mais mulheres estudadas disponíveis no mercado relacional vai aumentar, já que as mulheres estão ocupando mais vagas nas universidades que os homens. " As produções independentes"( mulheres que têm filhos, sem constituírem uma relação de compromisso com um homem) tendem a aumentar, para preencher a necessidade de algumas mulheres de serem mães na escassez de homens para serem maridos e pais. Os divórcios aumentaram porque a cultura e a lei aceitam com mais tranquilidade essa opção. Na época da minha avó era proibido separar-se ( e pecado também!).Mesmo que a mulher fosse infeliz, teria que aguentar o marido, pois não conseguiria sobreviver financeiramente, nem manter o sustento dos filhos.


Exclusão de hipóteses falsas:


As pessoas casam simplesmente, sem muitos critérios objetivos. Sim, o "amor ", seja isso o que significa ainda orienta as escolhas. Se não houver afinidades tanto intelectuais como sexuais, essas escolhas podem sofrer o fim diante da convivência.


Casar significa tomar a decisão de construir algo, não contrair matrimônio. Verdade! O casamento é um processo que começa e evolui, dependendo da participação dos cônjuges. Aqueles que se acomodam, pensando que casar é uma condição passiva, enfrentam problemas de manter um casamento.


Os verdadeiros motivos de uma separação envolvem trangressões da combinação de fidelidade e sinceridade entre as duas pessoas. Verdade!


A incompatibilidade intelectual e instabilidade mental são determinantes como fatores de separação. Verdade!


Podemos consertar os casamentos, mudando a maneira como os cônjuges se comunicam. O primeiro passo é ensiná-los a ter o hábito de se comunicarem verdadeiramente,criando afinidade.Verdade!


A ocultação de transgressões( atos errados que ficam escondidos) é a causa psicológica mais forte da separação. Verdade! O caminho é revelar os atos errados e aliviar a carga emocional represada( Muitos fazem isso porque se sentem tão culpados que não aguentam! O segredo é revelar voluntariamente os atos errados, tão logo eles ocorrem).


O ciúme é um dos fatores mais frequentes da separação. Ter ciúmes pode ser algo imaginário ou real. Se for imaginário, o cônjuge necessita de tratamento. Se for real, o conjuge que provoca ciúmes( direta ou indiretamente) precisa corrigir a sua postura para gerar segurança na relação. Verdade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário