segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fórmula da Inteligência aplicada ao Tópico V



Hoje vamos falar sobre Felicidade. Que pretensão a nossa, hein? O que é Felicidade ? É possível ser feliz?


Ampliando a Percepção Acurada(P): Palavra que vem do latim "Felicitas", que significa " concurso de circunstâncias que causam ventura"; "estado de pessoa feliz"; "sorte"; "Ventura", "bom êxito". Vamos ampliar mais a percepção. Definimos agora Ventura: "Fortuna Próspera"; Destino , acaso"; "Risco , perigo"; A definição de pessoa feliz: "pessoas que pela sua riqueza e modo de viver são julgadas felizes, os ricos";" próspero, favorável"; "Contente, satisfeito"; "abençoado"; " que tem muita sorte".


O próprio dicionário encontra dificuldade para definir acuradamente o que é ser feliz. Isso demonstra que se trata de um tema que permite uma imensidão de interpretações. Aplicando a Fórmula da Inteligência podemos dizer a Felicidade é um estado, não uma característica permanente. É um estado pessoal. Cada pessoa vivencia a felicidade de maneira única, como uma impressão digital. Pelas definições diversas do dicionário, existem equívocos na interpretação da felicidade. Por exemplo, segundo o dicionário, Felicidade é um concurso de circunstâncias que causam ventura". Será mesmo? Isso quer dizer que a Felicidade depende de circunstâncias? Internas e externas? Sorte? Existe sorte? Ventura significa " Fortuna Próspera". Quer dizer a Felicidade depende de bens materiais? Ou é um outro tipo de Fortuna e Prosperidade? Felizes são os "ricos"? Felizes são os contentes? Os satisfeitos?

A Fórmula da Inteligência demonstra que a Felicidade é um estado transitório de bem-estar pessoal, que não depende de bens materiais , nem de sorte. Se dependesse de bens materiais, uma criança não poderia ser feliz. Ela ainda nem foi apresentada à cedula de 100 reais. Mesmo assim, ela corre pelas ruas, toma banho de chuva, encanta-se com o arco-iris multicolorido, chora com o pássaro abandonado pela sua mãe, emociona-se com as brincadeiras dos seus sonhos. Não, a Felicidade independe de bens materiais. Estudos mostram que o aumento de renda deixa uma pessoa "feliz" por pouco tempo, uns três meses. Pessoas que ganham na loteria não se consideram mais felizes que a população em geral depois de passada a "alegria" inicial. Então, o que determina a Felicidade? Um estado transitório de bem-estar por estar fazendo algo que causa satisfação( estado de fluxo ou Flow). É o que você faz que o deixa feliz, não o que você tem ou é. Que ótimo isso, não? Qualquer pessoa pode começar a fazer algo diferente hoje e estar feliz! Se fosse o estado de ser( beingness), uma pessoa tetraplégica teria dificuldade de ser feliz. E depois de passado o "susto e a tragédia" iniciais, a maioria se readapta e consegue ser feliz outra vez ou pela primeira vez.

A Fórmula da Inteligência demonstra também que muitos fatores impedem uma pessoa de ser feliz. Isso é diferente. A única coisa determinante para uma pessoa ser feliz é o que ela faz. O que impede uma pessoa de ser feliz são muitos fatores: falta de dinheiro que a impeça de atender as necessidades básicas, falta de saúde que a impeça de usufruir das suas capacidades de fazer algo, a decisão errônea de focalizar no negativo, negligenciando as inúmeras bençãos que já usufrui em nome de "uma busca irrefreável de algo melhor", a desistência dos sonhos diante de perdas infligidas pela vida. Uma criança é feliz, não porque o mundo é diferente para ela, uma criança é feliz porque ela não tomou a decisão de focalizar no negativo( ela não se preocupa com imposto de renda e convenções sociais) e perder a beleza da vida. Ela ainda não tem perdas acumuladas. Para um adulto ser feliz, ele precisa ter sonhos ativos e persegui-los. Ele precisa ter uma atitude mais contemplativa( estar preparado para as perdas inevitáveis da existência) e decidir focalizar somente os ganhos. Ou os ganhos ocultos nas perdas. Toda a felicidade que existe ou existirá transitoriamente está dentro de cada pessoa, esperando para ser evocada. Não possui relação alguma com circunstâncias externas, mas com circunstâncias internas. Você pode tomar a decisão de ser a pessoa mais feliz que deseja ser, se lidar com as perdas inevitáveis da vida e fizer as ações que lhe deixam em estado de fluxo(flow). Voltar a ser aquela criança que tinha sonhos de transformar o mundo, que se encantava com os mistérios e a beleza da existência. Toda a infelicidade que existe é a decisão pouco inteligente de afastar-se dos sonhos de infância!


Exclusão de Hipóteses Falsas:


A Felicidade é um estado permanente. Falso. A Felicidade é um estado transitório, que depende do fazer, não do ter ou do ser.


A Felicidade depende de circunstâncias externas. Falso. A interpretação das circunstâncias externas determina as repercussões sobre a capacidade de vivenciar a felicidade.


A Felicidade é ilusão, ninguém consegue ser feliz. Falso. A Felicidade é possível, quando uma pessoa resgata a sua criança interior e investe em fazer o que ama!


O dinheiro não traz felicidade. Verdadeiro! O dinheiro é algo externo. Pode trazer alegria, mas não felicidade. Sua influência sobre a infelicidade se faz mais pela ausência, do que pela presença. A falta de dinheiro e de saúde comprometem a capacidade de fazer, o que afeta a capacidade de ser feliz.


Ser feliz não deveria ser uma meta. Falso! Deveria ser uma meta, porque toda meta mobiliza a atenção. Nós nunca poderemos alcançar algo que não focalizamos.


A busca de Felicidade eterna é uma ilusão! Verdade! Pessoas que não conhecem os ritmos da vida pensam que a Felicidade é algo permanente. Não, a Felicidade é um estado transitório, que precisa ser fomentado todos os dias.


Ser ignorante é melhor para ser feliz. Falso. A Felicidade é um estado inteligente de existência. Nenhuma pessoa consegue ser feliz na ignorância. Demanda mais esforço para compreender e ser mais feliz e demanda menos esforço para ser ignorante e estar mais infeliz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário