quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Quem disse?



No post anterior a nossa fonte era o astrofísico Stephen Hawking. Olhando mais acuradamente a nossa fonte era a internet.

Quando nos deparamos com opiniões ou tentativas de verdade, é importante saber o quanto podemos confiar nas nossas fontes e o quanto elas sabem a respeito do assunto em questão. O astrofísico Stephen Hawking entende bastante de cosmologia, mas será que ele entende de inteligência? Então nós precisamos avaliar a credibilidade das nossas fontes para tomarmos decisões inteligentes.

Credibilidade é a confiabilidade do que está sendo dito. O mundo é muito amplo, e não vamos conseguir abarcar tudo. Por isso precisamos contar com opiniões e fatos intermediados por outras pessoas e a credibilidade é a proteção contra enganos. Reafirmo: a melhor confiabilidade é investigar quaisquer situações por nós mesmos! Mas na impossibilidade de fazermos isso, a fonte consultada preenche essa lacuna ainda que imperfeitamente.


Como determinamos a credibilidade?

Muitos fatores determinam a credibilidade. Um deles é a experiência prévia com a fonte. Os médicos sabem bem disso. Mais de 95 % dos nossos pacientes são encaminhados por outros pacientes que tiveram uma experiência satisfatória prévia com a nossa prestação de serviços. Se você pôde confiar até o momento no seu médico, ele é uma fonte confiável. Outro fator a considerar é o nível de especialização( expertise) da sua fonte , bem como restrições quanto a opiniões contaminadas por outros interesses ( viés). Por exemplo, quando um representante de laboratório me traz um material informativo sobre um medicamento, não posso me basear nisso, pois a fonte é enviesada, isto é, o representante de laboratório pode trazer material falando bem do produto e descartar o material que mostra os pontos negativos do produto( bastante comum nas pesquisas). O melhor é que eu leia as pesquisas científicas nas fontes originais, sem influência direta dos interesses do laboratório farmacêutico. Qualquer tipo de propaganda é inviesada!

Viés é uma opinião ou sentimento que fortemente influencia um lado sobre o outro; uma predisposição para apoiar um lado ou um preconceito contra os outros lados. Propaganda tem um interesse financeiro claro!

O grau de especialização(expertise) determina se estamos falando com alguém que estudou o assunto em profundidade. Quanto maior a experiência numa área, mais crédito a pessoa merece.O que determina a" expertise" de alguém pode ser a educação, a experiência profissional, o trabalho que ela desempenha, a reputação e as conquistas profissionais. Você deve sempre examinar esses critérios. Nenhum critério é melhor do que o outro, todos são importantes, embora a educação na área e a experiência tenham um peso significativo.

Por isso eu digo sempre: Informe-se com pessoas confiáveis a respeito do trabalho de outras pessoas. Essas pessoas confiáveis, tendo uma experiência prévia positiva, indicarão uma fonte confiável, numa corrente da confiabilidade global. Mas verifique a fonte por si mesmo, usando todos os recursos possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário