sábado, 16 de julho de 2011

Recomendação de Leitura da Semana

                                                                           
   Nunca li Bíblia de capa a capa. Fui educado numa escola Marista e , portanto, esporadicamente passava os olhos nas páginas, mas não realizei  nenhum estudo sistemático. Sempre optei por livros sobre a Bíblia, que selecionavam trechos relevantes para reflexão. Quando pequeno, minha irmã lia a Bíblia ilustrada e através dos desenhos fui me atualizando. Ainda pretendo ler a Bíblia de capa a capa um dia. É um projeto futuro. Por enquanto , prefiro continuar usando a mesma estratégia que funcionou durante todos esses anos e que tem me ajudado a extrair benefícios, mesmo não sendo a fonte original.
   A recomendação da semana é o livro  Salomão, o Homem mais Rico que já Existiu, de Steven K. Scott. Conheci( através da voz) o autor do livro, quando comprava áudios  no site de autodesenvolvimento www.nightingale.com . Escutei a coleção Mentoring by a Millionaire, excelente fonte de informação sobre  como desenvolver o pensamento próspero. Gostei muito do conteúdo. Agora tive contato com um dos seus livros, lançado em 2006 nos Estados Unidos e traduzido para o português em 2008. O livro é a recomendação de leitura da semana. Mais uma vez recorro ao conhecimento retirado da Bíblia como fonte de aprendizagem e inspiração. Quando lia a Bíblia, as partes que mais me interessavam eram os Salmos e os Provérbios. Justamente esse livro utiliza a sabedoria de Salomão para guiá-lo na busca de uma vida plena e bem-sucedida. A Bíblia pode ter inúmeras interpretações, mas as palavras de Salomão são pura sabedoria cristalina.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A Infância dos nossos Sonhos

“As pessoas enxergam nossos defeitos antes que o façamos , mas igualmente podem enxergar nossas qualidades.”( Lao Tsé)



Há uma diferença essencial entre a infância e a vida adulta. Na infância você tem muitos sonhos e pouca realidade. Na vida adulta você tem muita realidade e poucos sonhos.

Das poucas certezas acerca da vida, entre elas está a morte. Mas podemos ter outras certezas. A certeza de que o futuro vai ser diferente dos nossos sonhos de infância.

Lembra daquela manhã de sábado, quando os raios de sol derretiam a geada na grama úmida? Você teve um lampejo de esperança e viu o futuro e o imaginou construído diante dos seus olhos. Sim! Ele era possível! A partir daquele momento ou de outro qualquer, cujo significado revelador instalou-se em nós, uma semente de esperança foi plantada no fundo dos nossos corações. E no solo inocente de uma criança, toda semente germina.

Quando o futuro chegar, muito antes de estarmos preparados, e bater à nossa porta, os sonhos mais singelos da infância tornar-se-ão apenas memórias nas estrelas do céu.

Havia uma vida infinita, repleta de alegrias e aventuras, um futuro que se antecipava através das brincadeiras, do imaginário, um futuro em sua plenitude. Seríamos quem escolhêssemos ser, sem amarras, sem realidade.

Todos carregamos aquela semente da infância. Ela está guardada no lado esquerdo do peito. Por isso, o peito dói diante das guerras, da miséria humana, da palavra cortante, do olhar desdenhoso, da mão que não aceita nossas mais sinceras desculpas. Uma semente viva e calada.

A realidade impõe-se. Mas a felicidade refugia-se no coração adulto que brinca em continuar criança, que protege a sua semente, que é leal aos seus sonhos.

A vida chega através dos anos e, pelos sofrimentos de todas as ordens, dobra nossa coluna e nos faz chorar . A vida permite que os acontecimentos inerentes ao existir, ao conviver com o próximo, execute cruamente a sua obra , sem adiamentos, nem negociações humanas.

E a semente que mora no nosso coração sente todas essas emoções duras. Muitas sementes vagueiam pelas ruas e praças e parecem desvitalizadas, mas isso é apenas aparência. É impossível viver sem a fonte mais confiável de esperança, a semente encravada no coração.

Quando conseguimos transformar a vida na nossa brincadeira favorita, por instantes, reencontramos os nossos sonhos e eles invadem a vida adulta, que se torna inocente outra vez. A realidade rende-se aos sonhos. São momentos mágicos, mas muito breves. E quando a realidade retoma o controle, ficamos adultos novamente, estonteados, querendo agarrar o último fio de esperança que evapora nos raios do sol poente.

Se isso ainda não lhe aconteceu, creia, esse dia vai chegar. E teremos motivos para viver. E esperaremos esse reencontro como esperamos ansiosos o primeiro amor.

A rotina dos dias e a palidez das horas faz-nos esquecer que a vida é buscar eternamente esse reencontro.

Dentro do peito de cada um de nós está plantada uma semente. Ela anseia por viver. Ela clama por viver. Você merece viver os seus sonhos de infância.Naquela manhã de sábado, diante de seus olhos, esses sonhos foram semeados de esperança pela visita inesperada do futuro. Agora você percebe? Há um mundo lá fora que precisa de suas mãos inocentes para molda-lo.