domingo, 15 de abril de 2012

Mapa da Inteligência no Cérebro


Cientistas mapearam a arquitetura anatômica cerebral envolvida com a inteligência humana, particularmente inteligência geral, compreensão verbal e memória de trabalho.

O trabalho foi publicado em " Brain: A Journal of Neurology". Ele lista os danos cerebrais sofridos por voluntários, 182 ex-combatentes da guerra do Vietnã.

A análise de injúrias cerebrais com danos focais  permitiu aos pesquisadores, liderados pelo neurocientista, Aron Barbey, da Universidade de Illinois, inferir sobre estruturas cerebrais específicas necessárias para o desempenho intelectual. Estudando como danos a regiões cerebrais particulares produzem formas específicas de perda cognitiva, foi possível mapear a arquitetura da mente, identificando estruturas cerebrais criticamente importantes para habilidades intelectuais.

Os pesquisadores submeteram os participantes ao escaneamento por Tomografia Computadorizada e administraram uma bateria extensiva de testes cognitivos. Os dados foram reunidos para construir um mapa coletivo do córtex, que foi dividido em 3000 unidades tridimensionais, chamados voxels. Pela análise de múltiplos pacientes com danos num voxel particular ou grupo de voxels e comparando as habilidades cognitivas desses pacientes com pessoas com essas estruturas intactas, foi possível identificar regiões cerebrais essenciais em funções cognitivas contribuintes significativamente para a inteligência.

A inteligência geral depende de sistemas neurais marcadamente circunscritos. Esses sistemas estão localizados primariamente dentro do córtex pré-frontal esquerdo, córtex temporal esquerdo e córtex parietal esquerdo e em tratos de substância branca que os conecta. Muitas áreas relacionadas com a inteligência geral são as mesmas envolvidas com a função executiva( memória, controle de impulsos).





As áreas da imagem, em vermelho, indicam as áreas comuns associadas com inteligência geral( G) e função executiva. As áreas em laranja indicam regiões específicas relacionadas com a inteligência geral. E as áreas em amarelo são específicas para a função executiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário