sexta-feira, 20 de abril de 2012

Baixo Rendimento nos Estudos, Sonolência e Variação de Humor


O rendimento nos estudos depende de muitos fatores correlacionados.

O desempenho ótimo no processo de estudo inteligente precisa basear-se no equilíbrio biopsicossocial do estudante.

Muitos estudantes "tentam" estudar fora desse ponto de equilíbrio, negligenciando a correção dessas condições adversas e sofrem perdas na sua performance. O resultado final é um baixo rendimento nos estudos.

Para haver um alto rendimento nos estudos, o estudante precisa estar em perfeito equilíbrio BIO-PSICO-SOCIAL.

Entre os fatores adversos de ordem biológica, podemos citar:

a) Alimentação Desbalanceada: baixo consumo de proteínas e polivitaminas, excesso de consumo de carboidratos, principalmente doces;

b) Privação de sono: Dormir menos de 6h por noite ou mais de 10h por noite;

c) Sedentarismo: Falta da prática regular moderada de exercícios físicos aeróbicos;

d|) Doenças físicas e Mentais: Sintomas não diagnosticados e tratados ou subtratados;

e) Uso de medicamentos e Drogas de abuso:  álcool, maconha, cocaína, etc  e  medicamentos que diminuem a capacidade cognitiva.

Entre os fatores ordem psicológica , podemos citar:

a) Transtornos Mentais: depressão, ansiedade, TDAH, Síndrome do Pânico, Ansiedade Generalizada, fobias, etc;

b) Conflitos Psicológicos: baixa autoestima, desentendimentos familiares e amorosos;

Entre os fatores de ordem social, podemos citar:

a)  Isolacionismo Social: falta de círculo de amigos ou de apoio;

b) Exposição Social Exacerbada: Desperdício de tempo em baladas, festas e atividades afins.

Se esses fatores estiverem desajustados, o estudante terá variações de humor, com queda da energia física e mental para estudar de maneira produtiva. Pode haver eclosão de estados de tensão emocional, irritabilidade, desconcentração e desmotivação.

Todos temos ritmos biológicos( ritmos circadianos), que se modificam de hora em hora, pela alteração hormonal e de neurotransmissores. Respeitar o próprio relógio biológico é uma atitude alinhada com o melhor rendimento "possível" em determinado estudo. Se o relógio biológico não for entendido, o estudante estudará exaustivamente, com baixo aproveitamento real. Geralmente os horários de "peak performance"  são matinais, havendo queda do desempenho a partir da tarde e no final da noite. Algumas pessoas são mais vespertinas e outras notívagas. Respeite o seu próprio modelo de funcionamento diário.

Se tiver sono, não adianta insistir no estudo naquele momento. Tire um cochilo ou pratique algum exercício físico, procure respirar "cachorrinho", para reativar a energia mental. Se tiver ansiedade, procure relaxar a musculatura através da respiração calma e pausada, "sentida na barriga", em nível abdominal. Se for acometido de tédio, respeite a "confusão mental" ou falta de pique , espere algumas horas até passar ou procure envolver-se em alguma atividade prazerosa extra-estudo. Se estiver apresentando sintomas mentais muito intensos, que comprometem a sua vida a maior parte do dia, durante semanas, procure ajuda médica.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Três Fatores Vitais Na Aprendizagem Inteligente

Os vestibulandos que vêm ao consultório abrem seus corações e reclamam que "fulano" passou e eles não passaram! Como  aquele "fulano" passou? Logo aquele id.....! Como o  mundo é injusto, não é mesmo?

O mundo é injusto, concordo. É possível alguém estudar muito e ser reprovado no vestibular, num concurso ou numa entrevista de trabalho. Muitos fatores estão em jogo e qualquer desequilíbrio resulta em insucesso! O equilíbrio emocional é determinante nessa equação , por exemplo.

O que não é admissível é ser reprovado por estudar de maneira desatualizada. Esse "pecado" será castigado sempre. Não basta ter boas intenções, vontade de passar, fazer promessas e orações, o resultado final , se outras variáveis estiverem em equilíbrio, dependerá do domínio dos conteúdos exigidos nas provas. Simples assim!

Então é possível que "fulano", o carinha insuportável ao lado( e que não o é num cursinho apinhado de concorrentes?), conquiste uma vaga  à que você jurava ser o merecedor legítimo.

Não importa o número de horas de estudo, não importa quão especial você se considera, nem o melhor cursinho preparatório, o resultado final dependerá do domínio dos conteúdos programáticos! E se o "fulano" dominar esses conteúdos e você não, o mundo injusto fará justiça!
A ideia aqui é qualidade de estudo e não quantidade de estudo. Se você conseguir aliar horas de estudo com aproveitamento, melhor para você! Se tiver que equilibrar esses dois requisitos, invista em qualidade de estudo.

Hoje quero ressaltar TRÊS FATORES VITAIS NA APRENDIZAGEM INTELIGENTE:

1) Testagem de conhecimentos: Pesquisas recentes demonstraram que curtos períodos de estudo alternados com testes produzem melhor domínio de informações a longo prazo. Nesse processo de se testar, de memória, sem consulta a livros e apostilas, logo após a primeira leitura, forçará o seu cérebro a recordar os detalhes lidos, formando uma impressão mais durável do conhecimento. Essa estratégia, mesmo por 10 minutos, foi superior à elaboração de mapas conceituais, considerados padrões standart de estudo otimizado. Alunos testados após a leitura, que tiveram que evocar as informações, alcançaram desempenho superior a alunos que construíram mapas conceituais por 30 minutos. INCRÍVEL!

2)  Espaçamento do estudo: Utilize a alternância de estudo e descanso. Isso respeitará a fisiologia cerebral, que necessita de um tempo de incubação do material estudado. Ao retornar , o cérebro fará novas conexões do material ( cada reinício é uma novidade cerebral), reforçando novos ângulos de aprendizagem e agregando contextos extra-estudo com os quais o aluno entrou em contato nas horas de intervalo. Cada recomeço ativará lembranças, associará outras informações , criando conexões neuronais mais fortes para o conteúdo. O descanso é tão fundamental quanto o estudo propriamente dito.

3) Entrelaçamento de conteúdos: Você prefere estudar matemática a tarde inteira ou biologia a manhã inteira? É melhor concluir logo esse capítulo ou ler esse livro antes de passar para o próximo? NÃO! O melhor, segundo pesquisas atuais, é entrelaçar o máximo possível conteúdos díspares. Isso melhora não somente o domínio dos conteúdos per se , como aumenta a capacidade de diferenciar esses conteúdos diferentes em contextos parecidos. As provas interdisciplinares caminham nessa direção, misturando questões. Portanto, o estudo deve ser feito nos mesmos moldes, porque a aprendizagem é turbinada!!

Os alunos possuem uma visão distorcida da sua capacitação real para as provas. Nas pesquisas, os alunos pensavam erroneamente que o melhor era estudar conteúdos únicos por longos períodos, preferiam ler e reler a matéria várias vezes, iludidos com uma"intuição" de que já sabiam o suficiente e insistiam em longas jornadas de "estudo" sem descanso. Todos esses equívocos fazem a balança pender para o lado do" fulano". Não bastar estudar, é preciso calibrar o quanto se sabe e o quanto se precisa melhorar.

Estude de maneira inteligente, não exaustiva, e nem "fulano", nem "beltrano", nem "sicrano" , nem o mundo injusto conseguirão vencê-lo desta vez.

domingo, 15 de abril de 2012

Mapa da Inteligência no Cérebro


Cientistas mapearam a arquitetura anatômica cerebral envolvida com a inteligência humana, particularmente inteligência geral, compreensão verbal e memória de trabalho.

O trabalho foi publicado em " Brain: A Journal of Neurology". Ele lista os danos cerebrais sofridos por voluntários, 182 ex-combatentes da guerra do Vietnã.

A análise de injúrias cerebrais com danos focais  permitiu aos pesquisadores, liderados pelo neurocientista, Aron Barbey, da Universidade de Illinois, inferir sobre estruturas cerebrais específicas necessárias para o desempenho intelectual. Estudando como danos a regiões cerebrais particulares produzem formas específicas de perda cognitiva, foi possível mapear a arquitetura da mente, identificando estruturas cerebrais criticamente importantes para habilidades intelectuais.

Os pesquisadores submeteram os participantes ao escaneamento por Tomografia Computadorizada e administraram uma bateria extensiva de testes cognitivos. Os dados foram reunidos para construir um mapa coletivo do córtex, que foi dividido em 3000 unidades tridimensionais, chamados voxels. Pela análise de múltiplos pacientes com danos num voxel particular ou grupo de voxels e comparando as habilidades cognitivas desses pacientes com pessoas com essas estruturas intactas, foi possível identificar regiões cerebrais essenciais em funções cognitivas contribuintes significativamente para a inteligência.

A inteligência geral depende de sistemas neurais marcadamente circunscritos. Esses sistemas estão localizados primariamente dentro do córtex pré-frontal esquerdo, córtex temporal esquerdo e córtex parietal esquerdo e em tratos de substância branca que os conecta. Muitas áreas relacionadas com a inteligência geral são as mesmas envolvidas com a função executiva( memória, controle de impulsos).





As áreas da imagem, em vermelho, indicam as áreas comuns associadas com inteligência geral( G) e função executiva. As áreas em laranja indicam regiões específicas relacionadas com a inteligência geral. E as áreas em amarelo são específicas para a função executiva.