terça-feira, 30 de junho de 2015

Ensinando a pensar Um método para estimular a inteligência das crianças

 

Há 25 anos Myrna Shure, professora na Universidade de Ciências da Saúde da Filadélfia, vem aplicando em grupos experimentais, nos Estados Unidos, um método que desenvolveu para que pais e professores ensinem as crianças a pensar. Neste ano Myrna lançou um livro, Raising a Thinking Child, que é uma espécie de manual para pais que queiram estimular a inteligência de seus filhos e está entre os mais vendidos no país. É um roteiro de jogos de conversa. Pais e professores devem trabalhar algumas palavras e expressões até que elas tenham significado para a criança e seu raciocínio vá se tornando mais complexo. Algumas das palavras-chave e sugestões de perguntas para diálogos a serem explorados desde que a criança começa a balbuciar são as seguintes:

  • É/NÃO É - "Você é um menino. O que você não é ?"
  • E/OU - "Devo comprar laranjas ou maçãs? Ou devo comprar laranjas e maçãs?
  • "POR QUE - "Por que você acha que é importante usar cinto de segurança?"
  • IGUAL/DIFERENTE - "O que estas duas bolas têm de igual e o que têm de diferente?" Você consegue fazer coisas diferentes, como sentar e pular, ao mesmo tempo?"
  • TRISTE/FELIZ - "O que sente uma pessoa que está chorando? Como você sabe?" "Como você está se sentido agora?"
  • AGORA/DEPOIS - "À tarde a mamãe tem de trabalhar. Você quer assistir à televisão agora ou prefere brincar com a mamãe e deixar a TV para depois?"
  • ALGUNS/TODOS - "Neste jardim todas as flores são vermelhas ou há algumas amarelas?"
  • ANTES/DEPOIS - "Eu mexo o leite com a colher antes ou depois de ter posto o chocolate em pó?" "Você bateu no menino antes ou depois dele ter lhe xingado?"
  • BOA HORA/MÁ HORA - "Como você acha que eu me sinto quando estou conversando e você me interrompe? Esta é uma boa hora para você falar comigo?"
Fonte: UNESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário