Há 25 anos Myrna Shure, professora na Universidade de Ciências da Saúde da Filadélfia, vem aplicando em grupos experimentais, nos Estados Unidos, um método que desenvolveu para que pais e professores ensinem as crianças a pensar. Neste ano Myrna lançou um livro, Raising a Thinking Child, que é uma espécie de manual para pais que queiram estimular a inteligência de seus filhos e está entre os mais vendidos no país. É um roteiro de jogos de conversa. Pais e professores devem trabalhar algumas palavras e expressões até que elas tenham significado para a criança e seu raciocínio vá se tornando mais complexo. Algumas das palavras-chave e sugestões de perguntas para diálogos a serem explorados desde que a criança começa a balbuciar são as seguintes:
- É/NÃO É - "Você é um menino. O que você não é ?"
- E/OU - "Devo comprar laranjas ou maçãs? Ou devo comprar laranjas e maçãs?
- "POR QUE - "Por que você acha que é importante usar cinto de segurança?"
- IGUAL/DIFERENTE - "O que estas duas bolas têm de igual e o que têm de diferente?" Você consegue fazer coisas diferentes, como sentar e pular, ao mesmo tempo?"
- TRISTE/FELIZ - "O que sente uma pessoa que está chorando? Como você sabe?" "Como você está se sentido agora?"
- AGORA/DEPOIS - "À tarde a mamãe tem de trabalhar. Você quer assistir à televisão agora ou prefere brincar com a mamãe e deixar a TV para depois?"
- ALGUNS/TODOS - "Neste jardim todas as flores são vermelhas ou há algumas amarelas?"
- ANTES/DEPOIS - "Eu mexo o leite com a colher antes ou depois de ter posto o chocolate em pó?" "Você bateu no menino antes ou depois dele ter lhe xingado?"
- BOA HORA/MÁ HORA - "Como você acha que eu me sinto quando estou conversando e você me interrompe? Esta é uma boa hora para você falar comigo?"
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