sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Quer aumentar a Inteligência?



A inteligência é uma das funções mentais, subsidiária de outras funções mentais. Veja, por exemplo, como ficaria a sua inteligência se a sua percepção estivesse deficiente. Para ser mais inteligente, você precisa ser mais perceptivo, certo? Então melhore a sua percepção externa e interna. Exponha-se a estímulos novos e diferentes e você criará novas conexões neuronais, novos caminhos no seu cérebro.

A dica é usar a estratégia de Albert Einsten na conversão de percepções em teorias e palavras. A estratégia recebeu o nome de "Combinatory Play": através do input( chegada de dados) de diferentes fontes, Einsten costumava misturar e combinar essas sensações e somente depois formular uma teoria. Por exemplo, ele reunia imagens da memória + imagens visuais+ sensações corporais+ experiências sensoriais+ pensamento intelectual + intuição , para só então convertê-las em palavras. Esse processo fazia verdadeiras pontes entre diferentes partes cerebrais, aumentando a inteligência! Experimente! Escreva no papel ! Deixe as sensações se misturarem livremente!

7 comentários:

  1. Dr. Marcos,
    Até que ponto a inteligencia estaria diretamente associada ao cérebro e sua anatomia? Já li que existe um componente que extrapola o conteúdo anatômico que seria chamado de MENTE. Algo subjetivo que tem capacidades que explicariam o QI mais alto ou mais baixo de uma pessoa.
    Um exemplo disso seria quando duas pessoas consideradas GÊNIOS (QIs altos) reproduzem crianças com QIs na média. Ou seja, se fosse apenas neuroanatômico, a herança geñética "garantiria" o nascimento de pequenos gênios. Mas isso nem sempre acontece.
    Será que no estudo do cérebro do Einstein não houve uma "vontade" de se achar uma explicação anatômica para todas as potencialidades do físico? Seria sua anatomia ou sua mente GENIAIS? OU A UNIÃO DE AMBOS?

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  2. Boa Pergunta e inteligente também!
    Como toda pergunta inteligente, merece uma profunda reflexão antes de qualquer resposta...Vamos lá: A mente está contida no cérebro. Esse é o paradigma da Neurociência1 Sem um cérebro íntegro, não temos uma mente íntegra. Vejamos o exemplo de um indivíduo com retardo mental: o cérebro não se desenvolveu completamente, ficou incompleto, portanto, a inteligência ficou abaixo da média.
    O fato de dois gênios não produzirem gênios, o que já foi comprovado por estudos, não quer dizer que o QI não dependa dos genes, mas quer dizer que o QI não depende somente de genes, mas possui uma dependência( pequena, talvez) do meio ambiente. Se privarmos um cérebro de um suposto gênio de comida e afeto, ele vai desenvolver menos as suas habilidades cognitivas.
    Acredito que houve uma tentativa de buscar na anatomia cerebral do Einsten uma extrapolação do modelo da neurociência. Somos organicistas, portanto, deve haver alguma diferença orgânica responsável pela genialidade. Além do cérebro, os programas mentais também são responsáveis pela maior ou menor capacidade de usar o potencial que temos. Neste caso, mente e cérebro precisam trabalhar unidos, sim. Neste caso concordo que deve haver a união de ambos.

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  3. Acabo de lembrar que o volume cerebral possui uma determinação hereditária importante. Talvez um maior número de sinapses explicaria a maior capacidade de algumas pessoas. Não o peso absoluto do cérebro, mas a intrincada estrutura microscópica.

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  4. Essa questão de aumentar a inteligência é fascinante. Já dediquei algumas horas pensando nesse assunto. Mas esbarra-se num problema, o que é inteligência?Depois de muitos anos especialistas dedicando-se em tentar quantificar a inteligência com os diversos testes de Q.I., aparecem Howard Gardner com a Teoria de Inteligências Múltiplas e Daniel Coleman com o conceito de Inteligência Emocional, esse último não consegui aceitar muito bem.

    Concordando com tudo ou em parte, ambos contribuíram para a amplicação da ideia de o que vem a ser a inteligência. E hoje quase todo mundo pode se sentir inteligente de alguma forma.
    Torço para que surja alguém para esclarecer certos aspectos e trazer uma unificação das teorias a cerca da inteligência.

    A inteligência é altamente dependente de outras funções cerebrais e observa-se uma relação de reforço entre elas. A percepção nos traz informações do meio externo, mas essas informações só serão armazenadas devidamente se houver bom funcionamento da memória, mas ao mesmo tempo é a inteligência que fará o filtro de o que deve ser percebido e em certo grau o que deverá ser armazenado e essas funções sofrem forte influência das emoções também. Mas tudo isso funciona de forma integrada.

    A todo momento se está permitindo perceber o meio externo impulsionados pela utilidade ou pelas emoções despertadas, ao mesmo tempo que a memória vai armazenado as informações conforme compara e discerne as informações já armazenadas com as que se está armazenando, fazendo-se uma avaliação dependente da inteligência e do impacto emocional, classificando como importante ou irrelevante num processo, às vezes, consciente, mas na maioria das vezes inconsciente.


    O processo todo parece impulsionado pelas emoções e sensações, mas guiado pela inteligência que ao mesmo tempo guia e se amplifica.

    A melhor forma de pensar a MENTE não é como uma coisa que habita o cérebro, mas é tomá-la como um PROCESSO e como um processo não há um limite ou um tamanho para a mente, enquanto o cérebro é a estrutura. Obviamente o processo é dependente da estrutura para acontecer.

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  5. Genética ou o meio externo?O que é mais importante?Eterna discussão! Mas voltando-se para a fase adulta em que não há muito que se possa fazer para influenciar os genes, o importante é voltar-se para aspectos nutricionais e toxicológicos!Como assim?
    Nosso organismo funciona quimicamente, ou de forma mais completa, química e eletroquimicamente. Então, ainda que não consigamos aumentar a nossa inteligência pelo menos poder mantê-la. E para isso devemos cuidar se estamos fornecendo todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo para que todas reações químicas, principalmente, as enzimáticas estejam ocorrendo normalmente e garantindo a nossa saúde principalmente a nossa felicidade. Os aspectos toxicológicos também merecem atenção especial, como exemplo temos 2 venenos que são adicionados a água tratada. Como assim, envenam a nossa água?Infelizmente sim. Quais são esses venenos? O ALUMÍNIO e o FLÚOR(fluoreto é mais correto). O alumínio apesar de ser um metal abundante na crosta terreste NÃO TEM FUNÇÃO BIOLÓGICA, ou melhor é TÓXICO e tem sido muito divulgado como tendo forte ligação com a doença de alzheimer. O fluoreto que é um resíduo da indústria do alumínio, foi muito usado como veneno para rato e barata. Depois de pesquisas afirmarem que fortalecia os dentes passou a ser adicionado a água tratada nos E.U.A., Inglaterra, Austrália, Brasil,...,
    Na Europa, por um tempo se fluoretou a água até perceberem ser danoso. A maior parte da Europa NÃO fluoreta a água, Japão e China também, não.Há pesquisas afirmando que o fluoreto prejudica o funcionamento do hipotálamo(responsável pela memória de aprendizado, vontade, iniciativa).
    Mas não acaba por aqui, o alumínio e o fluoreto formam uma espécie química(um complexo) que facilita a entrada do alumínio no cérebro. Provavelmente NÃO é à toa que pesquisadores dizem que a doença de Alzheimer está avançando mais rapidamente na América Latina que na Europa.
    Entretanto, o alumínio e o fluoreto são 2 apenas das muitos contaminantes na água.

    Desculpa, Senhor Marcos Ferreira, me empolguei.
    Gostaria de saber a opinião do senhor a cerca da fluoretação, afinal, pelo que encontrei, o fluoreto prejudica a nossa saúde de várias formas.

    Abraço

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  6. Prezado Richard Rodrigues,
    Obrigado pela excelente participação no blog. Você levantou tantas questões importantes, que vou procurar abordá-las sequencialmente.

    Primeiro, achei a sua colocação sobre os diferentes tipos de inteligência muito pertinente. Nós, humanos, adoramos inventar teorias. Isso é invenção humana, não o verdadeiro funcionamento mental ou cerebral. Se essas teorias nos ajudam a organizar nossas ideias, logo aceitamos como "verdades". As verdades são transitórias e úteis num determinado momento histórico.

    Inteligência intelectual, Inteligência emocional, Múltiplas inteligências. Será que o nosso cérebro se importa com essa mania de formular teorias? O cérebro funciona do jeito que funciona e pronto! Essas inteligências todas estão contidas numa palavra só: inteligência!

    Concordo que a inteligência é dependente da percepção, mas a percepção é dependente da inteligência de perceber o que é importante, que sofre a influência direta das emoções. Viu, estamos falando da mesma coisa, tripartida.

    Quando temos muitas teorias, precisamos o socorro da prática. Existe inteligência sem cérebro íntegro? Não. Portanto, o cérebro participa ativamente da inteligência. Seja pela sua integridade, seja pela sua funcionalidade. Qualquer fator que afete isso( doenças, drogas, neurocirurgias, desenvolvimento cerebral incompleto,infecções) vai reduzir a capacidade cerebral e por conseguinte, a inteligência, seja medida em QI ou resultados visíveis na vida cotidiana.

    Peguemos agora um cérebro íntegro,do Mediano, que não usa drogas, não tem retardo mental( digamos, QI 87, do povo brasileiro). É possível aumentar a inteligência desse indivíduo? Acredito que sim. Esse é um dos propósitos do meu blog. Nesse momento, nos interessa a "maneira de pensar" desse indivíduo. Se ele modificar as suas crenças sobre possibilidades e limitações , ele fica mais inteligente, nem que seja 1 ponto a mais no QI. Portanto, é possível aumentar a inteligência, seja ela qual for. Digamos que o irmão desse indivíduo, o Nervoso,cuja inteligência emocional é baixa, ele briga com todo mundo, sempre preocupado e ansioso. Se tratarmos esse indivíduo, ele pode ficar mais inteligente emocionalmente? Acredito que sim!

    Quanto à alimentação, realmente é fundamental revermos os nossos conceitos sobre a intoxicação por metais pesados. Existem inúmeros quadros de doenças degenerativas cerebrais causadas por esses metais. Além disso, os metais afetam a transmissão dos impulsos nervosos. Nesse caso, considero "lixo", bloqueando as engrenagens do motor, da mesma maneira que outras drogas lícitas e ilícitas. Uma boa alimentação, a suplementação vitamínica e mineral e a quelação desse metais pesados faz parte do desenvolvimento da inteligência! Grande abraço!

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  7. Escrevi tanta coisa e me descuidei! Estava revisando de novo.
    "Há pesquisas afirmando que o fluoreto prejudica o funcionamento do hipotálamo(responsável pela memória de aprendizado, vontade, iniciativa)."

    ERRATA: o correto é que o fluoreto, segundo pesquisas, afeta o HIPOCAMPO e não o HIPOTÁLAMO, ou se afeta, não tenho essa informação.

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