domingo, 1 de agosto de 2010

É possível aumentar o QI?


Há somente duas estratégias cientificamente comprovadas para aumentar a inteligência geral(G), através do treinamento da inteligência fluida, aquela que independe de fatores culturais e conhecimentos cristalizados através do estudo ou leituras. O aumento mensurado através dessas duas maneiras foi de 40 %, verificado no teste de QI validado chamado Matrizes Progressivas de Raven.



Estratégia 1)  20 dias de exercícios da memória de trabalho. A memória de trabalho é aquela que utilizamos por alguns segundos para manter dados no nosso desktop mental, para a utilização intermediária para outras funções mentais. Por exemplo, o número de telefone que guardamos até fazermos a ligação utiliza basicamente a memória de trabalho. Essa memória dispara as mesmas vias neuronais do córtex pré-frontal dorsolateral, responsável pelo raciocínio abstrato. Em 2008 um grupo de neuropsicólogos cognitivos, liderados pela Dr. Susanne Jaeggi demonstrou cientificamente um aumento da inteligência fluida após a realização de exercícios N-dual back, que ampliam a memória de trabalho. Você pode acessar o exercício no site : http://www.highiqpro.com/ .

 Estratégia 2)  A ingestão de 5 gramas de creatina por seis semanas. Os efeitos no cérebro foram demonstrados pela  Dra. Caroline Rae e colaboradores Universidade de Sydney em  2003. Você pode se informar mais a respeito desse trabalho nesse link: http://rspb.royalsocietypublishing.org/ .

3 comentários:

  1. adorei os teus posts,parábens! procuro sempre acompanhá-los!

    ResponderExcluir
  2. Gracias sus orientaciones Somos de 3a- edad y nos estimula mucho esto...
    Favor hable más específico de la "c r e a t i n a "

    ResponderExcluir
  3. QUÉ BUENO SABER QUE en este mundo, en que personas de tercera edad somos " transparentes.. " haya un espacio de estímulo, sana motivación y ejercitación científica.. ¡¡ gracias a nombre del grupo y mío personal. Sigan.. ¡¡¡

    ResponderExcluir