domingo, 7 de novembro de 2010

Dinheiro

 A pessoa mais capacitada a escrever sobre dinheiro é Bill Gates. Primeiro porque ele é o homem mais rico do mundo. Mas o assunto que menos interessa a Bill é dinheiro. Ele é bastante ocupado com assuntos mais importantes ,que não aceitaria o meu convite para ensinar os seus "segredos" de como se transformar num bilionário. Existem muitos livros disponíveis para quem quiser entender um pouco desses segredos.

O fato de uma pessoa ter dinheiro não significa que ela seja capacitada a falar sobre dinheiro. Bernard Madoff que o diga, pois ele cometeu a maior fraude financeira executada por uma única pessoa. Ele era o presidente de uma sociedade de Investimento nos Estados Unidos e lesou bancos e pessoas em valores acima de $ 50 bilhões de dólares. Ele também era bastante rico.

O critério para alguém estar capacitado a  falar sobre dinheiro é saber como produzi-lo , ter um comportamento ético para produzi-lo dentro da legalidade e possuir características pessoais que lhe garantem um espírito próspero.

Bill Gates preenche esses critérios. Bernard Madoff não preenche esses critérios.

Bill Gates produz dinheiro dentro da legalidade. Bernard Madoff está na prisão, condenado a uma pena de  150 anos. Trocou a sua mansão em Nova York, avaliada em $ 7 milhões de dólares ,por uma cela de 3 metros quadrados.

Bill Gates possui um espírito próspero. Bernard Madoff não se considerou próspero o suficiente para aproveitar a sua riqueza material e não se apropriar do dinheiro alheio.

Então eu mesmo vou abordar o assunto dinheiro.

Dinheiro é uma palavra poderosa. Ele é um símbolo de poder. E o fato de ser um símbolo não significa que pode substituir o simbolizado. Aqui está o equívoco das pessoas que sacrificam a sua vida por dinheiro, que transgridem a lei por dinheiro, que cometem crimes em nome do dinheiro, eles deixam-se seduzir pelo símbolo. Para algumas pessoas, o dinheiro é o elixir da vida. Para outras pessoas é um  apenas um símbolo necessário e útil.

A Fórmula da Inteligência  define dinheiro como um símbolo que mede  a energia e a capacidade de fazer um trabalho útil para as pessoas.

Quando observarmos quem gera dinheiro de maneira honesta, percebemos tratar-se de alguém que está vendendo um produto ou provendo um serviço útil para a sociedade. A maior ou menor quantia de dinheiro que uma pessoa é capaz de gerar( "make money", make= fazer) está diretamente relacionada com a importância do seu trabalho como contribuinte direto na vida das pessoas. Se um trabalho, na opinião das pessoas, possui um valor( energia) maior, elas estarão dispostas a pagar por ele, pois entendem que possui-lo irá aumentar o seu potencial de sobrevivência, bem-estar e satisfação. Elas aceitam trocar um símbolo( papel com mortos ilustres) por uma sensação, um sentimento, uma segurança, um crescimento rumo a uma melhor sobrevivência pessoal.

Quando observamos quem não "ganha" dinheiro suficiente, elas não estão vendendo um produto ou provendo um serviço que  simbolizam um "quantum" de energia suficientemente pró-sobrevivência.

O segredo para chegarmos perto da maneira de pensar de Bill Gates e evitarmos o caminho de Bernard Madoff   é entender que dinheiro é um símbolo de energia de troca, não a energia em si.

 Perseguir  obsessivamente um símbolo pela sua exclusiva tangibilidade é distorcer o objetivo útil do dinheiro, que significa prover valor para a sociedade em que se vive.

O ouro é , em tempos modernos, o mais perfeito dinheiro. Ele é escasso, durável e divisível, potencialmente eterno e transportável. O termo "golden standart" deriva disso. A partir de 1933 o governo americano e depois de outros países decidiram criar um substituto para o ouro. A prata veio como o metal substituto natural, em seguida  veio o níquel. Nessa cadeia de substituição de meros simbolos, a prata-metal foi substituída por "silver certification"( certificados de papel), uma promessa do governo de pagar a prata-metal substituída por papel. Em seguida o governo criou o dinheiro-papel, as notas de dólar, euro, real, como as conhecemos atualmente. Na história do dinheiro, muitos outros símbolos de troca existiram, como pele, sal( de onde deriva sal/ário), objetos, flores, diamantes, etc.

O poder de substituir o ouro da natureza pela emissão de dinheiro de papel, impresso em casas da moeda, por ordem governamental, possibilitou aumentar a liquidez ( disponibilidade de dinheiro) na sociedade, aumentando a renda das pessoas e também a inflação. Inflação é quando o dinheiro compra menos do que comprava numa unidade de tempo futuro. Como muitos governos se movem por interesses políticos, tornam-se perdulários, gastam mais do que arrecadam, não coibem a corrupção e por isso acabam gerando problemas econômicos sérios para o povo. Durante os anos de ditadura, o Brasil produziu o aumento da dívida pública por empréstimos estrangeiros(FMI), além de gerar a hiperinflação( por emissão de moeda e o pagamento de altos juros bancários).

O dinheiro é um símbolo que compra liberdade. O dinheiro é um símbolo que possibilita mais escolhas e opções. O dinheiro é um símbolo que permite melhorar a vida de pessoas.

Cabe a cada um de nós ser capaz de fazer dinheiro( dinheiro só não dá em árvore de quem não planta), gastar dinheiro( fazer circular energia e espalhar prosperidade) e economizar dinheiro( prover segurança para imprevistos presentes e futuros).

O caminho para fazer dinheiro é vender um produto ou serviço extremamente útil para a vida das pessoas.Encontre um trabalho ou profissão que você ama e para os quais tenha talento e paixão.

O caminho para gastar dinheiro sabiamente é comprar conhecimento e sabedoria. Aprenda a diferenciar informação supérflua de conhecimento intangível e perene.

O caminho para economizar dinheiro é adquirir o hábito de separar uma parte do que se produz para investir regularmente. Aprenda sobre investimentos e comece a investir conforme o seu perfil de risco, arrojado, moderado ou conservador.

É importantíssimo seguir a ordem correta: fazer dinheiro, gastar dinheiro e economizar dinheiro.

Espero que esses conhecimentos  que compartilhei aqui ajudem-no(a) a entender por que algumas pessoas lamentam a falta de dinheiro e outras têm tanto dinheiro que podem comprar o que quiserem e aquilo que o dinheiro não compra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário