sábado, 27 de novembro de 2010

Jack the Ripper - O Fim do Mistério, 120 anos depois

A revista SPEAK UP, na sua edição de outubro, abordou o mistério de Jack the Ripper, com o título " The Mystery goes on".

Jack the Ripper aterrorizou o bairro de Whitechapel no fim do século XIX. A revista entrevistou  Dr.John Pope-de-Locksley, um ripperologista, que  afirmou  ... "a identidade de Jack the Ripper nunca foi descoberta".
A revista está desinformada. O mistério de Jack the Ripper foi desvendado por Jim Diamond, Mega-genius e publicado no seu site em 31 de outubro de 2009!  Na verdade, The Mystery doesn´t go on anymore.

Na reportagem da revista SPEAK UP( a melhor maneira de aprender inglês, na minha opinião), há citação de cinco assassinatos de mulheres, todas prostitutas. Na verdade, segundo Mega Genius, foram seis mulheres. Atualmente existem mais de 165 livros que abordam o "mistério", com diferentes conclusões.


Uma curiosidade sobre os assassinatos, é que eles ocorriam nos finais de semana( por um motivo necessário). Eu não aprecio leituras policiais, mas tive que me render à descrição dos passos empreendidos por Mega genius para descobrir a identidade do Serial Killer. Inclusive o próprio Mega genius viajou para Londres para realizar a investigação completa.


Não posso e não devo interromper a sua descoberta pessoal desse mistério , que nem mesmo a Scottland Yard, nem Sherlock Holmes foram capazes de solucionar. Agora, numa série de 6 partes( incríveis!) Mega Genius Free Intelligence Briefing, você poderá finalmente ter essa resposta. Boa leitura! Acesse aqui: http://www.mega-genius.com/mega_genius_intelligence_briefing_no_30.htm


6 comentários:

  1. Oi Marcos,
    interessante o briefing.
    O mais curioso além do assunto em si -- o qual dispensa comenários pela curiosidade que desperta por seu mistério de tantos anos -- é o fato de as revistas atualmente estarem muito desinformadas, ou no mínimo atrasadas em nos trazer informação atualizada. Muitas vezes abro boas revistas e vejo assuntos que já li através de meios de informação mais veloz, como a internet por exemplo, meses antes. Estou começando a temer que de um modo geral, claro que com poucas exceções, REVISTAS, mesmo as "boas" em um breve espaço de tempo serão muito mais recreativas, (como gibizinhos coloridos) do que informativas. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andreia, obrigado pelo comentário. Realmente as revistas publicam qualquer coisa, sem conferir as fontes. Muitas colunistas de revistas científicas como a Mente e Cérebro, que deveriam ser isentos, assumem bandeiras políticas em defesa do presidente e outros...algo inadmissível num veículo científico. Esse mesmo colunista, que nunca saiu de um laboratório, nem entende de saúde humana, defendeu publicamente a legalização da maconha! Irresponsabilidades como essa!
    Quanto ao tema em questão, Jack the Ripper, acredito que a SPEAK UP só esteja desinformada, já que a considero uma das melhores revistas da atualidade, não só para publicações interessantes e inusitadas, como pela possibilidade real de aprender inglês falado. Acreditar em tudo que se Lê sem confirmar as fontes é não aplicar a FÓRMULA DA INTELIGÊNCIA ensinada no blog. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Marcos,
    chego agora a teu espaço, que eu não conhecia, e vou tentar "desbravá-lo" com calma.
    Estão disponíveis apenas quatro partes do briefing ou perdi algum link? A disponibilização dos demais obedece a um critério comercial? Não conheço (ou conhecia)Mega-Genius. Certos trechos da leitura lembram-me H. Poirot, da Agatha Christie, que eu lia na adolescência. Este antagonismo com a "psiquiatria" é inerente ao autor, ou foi ocasional?
    Confesso que fiquei frustrado por não ter acesso a todo o texto...
    Fica o abraço!
    Arlei - http://polifonias.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Arlei. Obrigado pela participação no blog. Na verdade, você tem acesso gratuito às seis partes do briefing. Se você não conseguiu acessar no final de cada um deles, tente acessar separadamente no índice de briefings.As duas partes finais estão no fim do índice, em outubro de 2009. Sim, o antagonismo com a psiquiatria é inerente a ele, sim, é permanente, faz parte de suas convicções pessoais. Tente novamente e depois faça os seus comentários aqui. Aguardo. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcos. Consegui acessar o final através do índice. Bom, agora SIM fiquei convicto de ter reencontrado Hercule Poirot, até os "Voilá" estão lá. Talvez seja inconsciente, porque os romances da A.Christie seguem um padrão de quebra-cabeças e desafio mental (particularmente eu gostava muito), e é provável que o mega Genius tenha lido ao menos algum deles.
    É uma teoria convincente, embora esteja apoiada principalmente em um "padrão-ouro" de serial killer - um ramo de conhecimento que desconheço. Dentro do que ele propôs, faz todo o sentido, mas eu não teria uma convicção inabalável de que esta é a verdade, uma vez que a certas variáveis só tenho acesso pelo relato que ele faz delas.
    Contudo, dentro da proposta que ele faz é um desenvolvimento intelectual perfeito - além de divertido e instigante.
    Um abraço, retorno sempre que puder!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Arlei. Acho que uma limitação da época era a ausência desse perfil criminológico. Isso talvez facilitasse a descoberta do serial killer. Mega genius deslocou-se até Londres, para investigar " in loco" , examinou mais de 156 livros e estudou os arquivos de investigação da época e o mais importante--- não pressupôs nada, o que foi o caminho errado dos investigadores da época. Mais adiante vou escrever aqui todo processo de raciocínio por trás de brilhante investigação.Ao meu ver, a insistência de dizer que o mistério continua é para continuar instigando o imaginário popular. abraço!

    ResponderExcluir