sábado, 10 de setembro de 2011

Nunca chegue ao Topo

Jean Paul Sartre, filósofo existencialista, disse que o sucesso e o fracasso eram feitos do mesmo material, mas nenhum era melhor do que o outro.

Nunca chegue ao topo.

Ray Kroc, fundador do McDonald´s, também disse " Quando você está verde, está crescendo. Quando  amadurece, só pode apodrecer."

Nunca chegue ao topo.

Numa sociedade movida pela busca frenética do dinheiro, fama e sucesso, essa heresia deve mexer com as suas convicções. Não sou contra o dinheiro, mas ele é um meio, nunca um fim. Quanto à fama, quinze minutos são insuficientes para algum esforço. Quanto ao sucesso, o que ele significa para você especificamente?

Nunca chegue ao topo. Prefira olhar o cume da montanha mais alta de baixo para cima.

Muito bem, você atingiu o topo na sua carreira, na sua vida, no que sonhou. Agora olha o mundo de cima para baixo, tem um entendimento mais profundo de mistérios que outras pessoas desconhecem. Está concluído. E agora?

Nunca chegue ao topo. Pode se aproximar, mas desça antes de atingi-lo.  Assim você continuará vivo e humilde, buscando o melhoramento pessoal, a inovação, novos sonhos, novos caminhos, novas montanhas, morrinhos singelos.

Adoro ler sobre pessoas de sucesso, tanto as que tiveram quinze minutos de fama e desapareceram do planeta Terra, quanto aquelas que mantiveram uma fama discreta e continuam "verdes ", melhorando sempre. Os do primeiro grupo já foram. Estavam inebriados com o sucesso e morreram cedo, seja por overdose, seja pelo álcool, seja pela fama artificial. Os que continuaram, sem nunca chegar ao topo derradeiro, continuam vivos e atuantes e suspeito que ganharão longevidade cada vez mais.

Nunca chegue ao topo. Prefira os elogios intermináveis do Faustão, mas saiba que isso é uma brincadeira de domingo. Dentro de sua alma, mantenha distância do cume.

A sua vida atual não tem um sentido prévio conhecido. Existencialmente, a vivência precede a essência, na mais pura acepção de Jean Paul Sartre. Então, atingir o topo é acabar com o sentido da vida. Não arrisque perder-se na ausência de sonhos renovados, quando o sucesso o visitar. Morrer cedo é para os ícones do Rock, mas não para a  sobrevivência dos mortais.

Nunca chegue ao topo. Então devo ser um fracassado feliz? Então devo ser um desconhecido infeliz?

Nenhuma coisa, nem outra. Seja você mesmo, sem a busca inútil do sucesso , da fama e do dinheiro. Invente sonhos que lhe causem "frenesi", mas se eles fracassarem, tudo bem. O fracasso e sucesso são feitos do mesmo material, lembra?

Nunca chegue ao topo ou seja  o número 1. Chegue aos 10 % da sua área profissional, se possível. Não vá se cobrar demais, não vale a pena. É necessário fluir, com a suavidade de um córrego entre os bambus. "Low Profile", em inglês.

Howard Hughes, o famoso bilionário excêntrico, dono de cassinos e aviador, era dono de tudo  o que queria- dinheiro, fama e sucesso. Como todo bilionário que não é exclusivamente bilionário, sofria de Transtorno Obsessivo-Compulsivo(TOC), era viciado em valium( um sedativo), dormia nu num quarto escuro, de onde comandava o seu império, protegido por seguranças, comia coxinhas de frango, as quais colecionava em potes. Para sua proteção, contava com sósias, que se faziam passar por ele em eventos e entrevistas, sempre por telefone, e devido à sua paranoia, tornou-se recluso até a sua morte. Ele chegou ao topo! Entretanto, num entrevista, após perguntas pessoais  que comprovaram a sua identidade inequivocamente, respondeu à última pergunta : __Mr. Hughes, o senhor é feliz? Ele respondeu sem hesitação:__"NÃO".

Nunca chegue ao topo. Ok, é permitido chegar aos 5 % da sua área profissional. Se conseguir procure ser  um bom pai, esposa, marido, jogador de futebol ou xadrez, boa mãe, um cidadão( ã) respeitado(a) e o que não contrariar a sua natureza interior.

Nunca chegue ao topo. Se você ainda não criou asas, o caminho é ladeira abaixo. A meio caminho do topo e da base, podemos olhar nas duas direções e continuaremos desconhecidamente vivos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário