quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Roberto Shinyashiki

 O escritor Roberto Shinyashiki é um dos escritores de "autoajuda" que se destaca por evitar os lugares-comuns e os clichês sempre reverberantes neste tipo de literatura. Considero-o um escritor de "heteroajuda". Ele consegue, através de suas obras, em ordem crescente de qualidade, nos surpreender , ao mesmo tempo que nos humaniza. O que falta para a maior parcela dos livros de autoajuda é justamente um escritor vivo e uma evolução no conjunto da obra.

Seu livro mais recente, Problemas? OBA!, capturou minha atenção numa livraria e agora recomendo aos leitores do blog como uma sugestão imensamente agradável de leitura. Diferentemente de outros escritores "Gost Writers", ele está presente, com a sua personalidade , em cada frase de seus livros. Ele mesmo escreve os livros, caramba! É inconfundível o seu estilo sincero, calmo e espiritualizado de escrever. Estar na obra é diferente de vender um livro gelado.

Nunca conversei pessoalmente com ele, vi-o uma vez de longe no aeroporto Salgado Filho, mas fiquei constrangido em abordá-lo. Ele me pareceu uma pessoa descolada, gentil , um escritor famoso! Mas não preciso conhecê-lo pessoalmente , para sentir que o conheço pessoalmente. Basta lê-lo.

Mas o que deve fazer um escritor de verdade, além de ficar famoso? Transmitir mensagens que mudem a vida das pessoas, por apresentar novos ângulos , com uma linguagem acessível. Isso é o que encontramos nesse livro. Como leio muitos livros simultaneamente, costumo deixar várias leituras inacabadas por falta de tempo ou porque cansei daquela história, daquele papo impresso. Bom, autoajuda eu nem leio mais, desde que saí da adolescência. Entretanto, com o livro do Roberto, estou mantendo o meu foco de leitura, já ultrapassando a metade do caminho. Isso é incrível.

Há alguns anos eu e minha esposa demos um presente para uma amiga aniversariante. Chamava-se A Revolução dos Campeões, de capa azul, por termos ficado muito tocados pelas mudanças positivas que sentimos na leitura. Eu gosto de ganhar livros, mas só dou livros para minha esposa, porque o povo brasileiro, inclusive meus amigos e colegas de trabalho, lê pouco. No caso dessa amiga, ela não gostou muito do presente, pois ela prefere  roupas e joias. Ela faz o tipo fatal, não o tipo  intelectual. O autor, Roberto Shinyashiki.

Então o seu livro mais recente, agora com capa amarela, nos ensina a encarar os problemas como oportunidade de crescimento e evolução, tanto profissional, como pessoal. Os capítulos são concisos, embalados por uma conversação entre o autor e um amigo, que busca colocação no mercado de trabalho, e vai aprendendo o valor inestimável de resolver problemas. Alguns trechos são tão verdadeiros, que escrevi "genial" na margem. A verdade é simples, por isso nos encanta. Mas é preciso saber passar a mensagem que toca o coração com uma linguagem única e o autor é especialista na arte de mudar vidas!









Nenhum comentário:

Postar um comentário