quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Melhor Livro para 2 de Janeiro de 2012

A recomendação de leitura para o início de 2012 é : O QUE ATRAIU WARREN BUFFETT, de Barnett C. Helzberg, Jr., um guia para construir empresas e carreiras de sucesso.

Sabe aqueles livros recheados de ouro puro em todas a páginas, sem nenhuma repetição ou lugar comum?

Quando vou ao shopping Center e peço Pizza Hut, me delicio com cada pedaço  e o paladar agradece horas depois. É a única pizza que vale o seu preço. Algumas leituras são assim! Não há nenhum pedaco "borrachudo".

O preço do livro custa : 15 centavos por página. Ouro mais barato não existe! Aproveite.

Mudanças no Blog para 2012

Atendendo aos pedidos dos leitores  através das visitas recebidas no ano de 2011, vamos implementar mudanças no blog a partir de 2012.
O textos serão mais curtos, o enfoque principal será a INTELIGÊNCIA, com questões a ela relacionadas indiretamente, sejam avanços no seu estudo e aplicações práticas de descobertas do seu funcionamento e aprimoramento.
Esporadicamente abordaremos assuntos diversos para enriquecer o contexto do blog.
As mudanças já começaram AGORA.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mensagem de Fim de Ano

Nossa jornada começou em 2009 e já tivemos milhares de visitantes, sempre curiosos acerca de temas  relacionados à  inteligência, com o intuito de aprender e receber informações atualizadas sobre assuntos de natureza intelectual.

Este blog tornou-se uma referência na internet, tendo despertado curiosidade de leitores em todas as partes do Brasil, suscitando a troca de experiências pessoais e possibilitando a elaboração  do livro " As Duas Inteligências", que tem recebido ótimas avaliações por pessoas respeitadas.

 O reconhecimento mais importante é a sua audiência, leitor visitiante, e isso nos encoraja a continuar contribuindo como um canal de divulgação de conhecimento e fomentação do pensamento livre, para que mais pessoas tenham acesso aos seus potenciais pessoais, através do treinamento da Inteligência. E a informação bem comunicada é o melhor instrumento para esse fim.

Conclamo a todos os leitores e amigos do Brasil para continuarem participando do nosso blog, e renovamos o compromisso de empreender os melhores esforços para honrar a atenção e apoio recebidos nesses dois anos. Somos um bebê, que se mostra em pleno crescimento, além das expectativas sonhadas no início.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!








domingo, 11 de dezembro de 2011

Ignore os Críticos e "Enquadre" os Abusadores

Hoje vamos falar de dois grupos de indivíduos: os críticos e os abusadores.

A FÓRMULA DA INTELIGÊNCIA demonstra que nenhum dos dois representantes contribuem para a evolução da humanidade. Portanto, mostraremos que as duas ações eficazes no tratamento deles são: ignorá-los ,enquadrá-los ou ambos.

Aprofundemos a compreensão dos termos antes de discordarmos ou concordarmos, através da Percepção Acurada(Pa).

Crítico= adj (gr kritikós)  que tem tendência para censurar; indivíduo que acha defeitos em tudo; maldizente

Crítica= Apreciação desfavorável. Censura, maledicência.  Crítica pessoal: a em que se trata mais do autor que da obra.

Abusador= Que, ou o que abusa. Que faz pouco caso, que ridiculariza.

Abusar= (lat abusare)- Cometer abusos, desregrar, exorbitar, prevalecer-se de alguém ou de alguma coisa, usar mal, enganar, faltar à confiança, prevaricar, desonrar, estuprar, acanalhar, ridicularizar.

Enquadrar= Pôr em quadro. Emoldurar, encaixilhar. Dispor no respectivo quadro. Adaptar, ajustar.  Tornar quadrado.


Na vida, se queremos vivê-la na sua plenitude, aproveitando e desenvolvendo todo o nosso potencial, vamos topar com indivíduos cujo passatempo predileto é enxovalhar a reputação dos outros. As únicas respostas cabíveis para esses indivíduos críticos e abusadores são: ignorar ou enquadrar. Outras respostas são ineficazes, desgastantes e uma perda de tempo e energia.

Os Indivíduos críticos e abusadores a que nos referimos estão destacados em negrito nas definições fornecidas pelo dicionário Michaelis. Atenha-se a elas para uniformizarmos nossa conversação.

Indivíduos críticos tem a tendência( contínua) de atacar as pessoas em" pele de cordeiro". Escondidos em "boas intenções", agem no intuito de achar defeitos em tudo, para ridicularizar as pessoas e suas ações. Neste caso específico não há , em nenhum segundo, uma intenção verdadeira de contribuir para quaisquer melhorias e aprimoramentos acerca do ponto em questão. Diferentemente dos críticos de temas científicos , artísticos e literários, que precisam ter conhecimento fundamentado, para emitir opiniões, os críticos "tupiniquins" executam críticas pessoais.

Se você deseja prosperar no seu campo pessoal, profissional ou relacional, faça um favor a si mesmo, ignore-os. Eles se multiplicam mais do que baratas em buracos. Achatá-los com outras críticas não os fará pararem com a sua missão peçonhenta. Ignore-os. Ignore-os. Ignore-os. E prospere cada vez mais até que eles desistam de você e comecem a perseguir outras vítimas.

Mas não há uma pontinha de verdade nas críticas? Se há, não nos interessa, porque existem maneiras mais sensíveis e diplomáticas de assinalar as coisas na convivência humana. Se alguém não sabe como falar, perde o direito de falar sobre algo, pois desperdicou a chance de conquistar a atenção de maneira civilizada. E no caso aqui, repito, não há intenção positiva, apenas destrutiva. Muitas pessoas ficam tão abaladas com críticas que desistem de seus sonhos, calam-se quando deveriam falar, fogem quando deveriam vencer.

Que tal as seguintes frases: "Você um imbecil."  ou "que lixo de projeto, quando você perdeu a inteligência para me apresentar essa porcaria?". Percebem a agressão direta e pessoal?

Indivíduos abusadores exorbitam, prevalecem-se de alguém ou de alguma coisa, usam mal, enganam, faltam à confiança, prevaricam, desonram, estupram, acanalham, ridicularizaram.

Incidentalmente ou concomitantemente, indivíduos críticos e abusadores são os mesmos!

Alçados a uma condição de "poder" posicional, na figura de chefes ou superiores hierárquicos, abusam do poder para exercer a crítica. Eles são os abusadores-críticos. Enquadre-os. Enquadre-os. Enquadre-os.

Enquadrar é colocá-los no lugar. Pessoas abusadoras exorbitam( saem de órbita), isto é, perdem a noção dos limites e invadem o quadrado dos outros. Portanto, precisamos devolvê-los ao seu quadrado, demonstrando os limites que nos separam de maneira inequívoca. Podemos interromper qualquer abuso de várias maneiras: denunciar à presidência da empresa, denunciar à justiça, se houver danos morais e materiais, responder de maneira firme que  não vai tolerar a repetição desse tipo de comportamento. Existem diferentes estratégias, mas todas equivalem ao enquadramento.

Indivíduos críticos e ou abusadores são maléficos para a humanidade. Não vão mudar, a não ser que possam corrigir a sua involução pessoal, através de métodos terapêuticos, a que recorram espontaneamente( vocês acreditam em papai Noel?). Isso é mais improvável do que ganhar na megasena. Há pessoas tão enturbuladas mentalmente, por imaturidade ou por doenças mentais, que podem melhorar através de tratamentos. Isso somente quando não se tratar de um transtorno arraigado na estrutura de personalidade.

Portanto, a FÓRMULA DA INTELIGÊNCIA demonstra que indivíduos críticos e abusadores precisam ser ignorados e enquadrados repetidamente para que cada pessoa, que não faça parte de seu grupo maléfico, possa prosperar, evoluir e contribuir para o avanço da humanidade. Ignorar e enquadrar visa à defesa e à manutenção do equilíbrio, para a continuidade de projetos construtivos, não à correção improvável desses indivíduos.
















segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mentiras, Modismos e Atrocidades

Leia as frases abaixo:

" Mais médicos fumam Camel do qualquer outro cigarro."
" Cuide de sua saúde, fume Chesterfield".

Nesta semana, recomendo que leiam a revista Superinteressante especial, com o título Os Maiores Erros da Humanidade.

As frases acima eram propagandeadas nos comerciais de TV entre as décadas de 20 e 50, pelas indústrias de tabaco, para disseminar o uso do cigarro. O absurdo de ver médicos como garotos-propaganda da maior causa evitável de morte como sabemos atualmente soa como absurdo. O cigarro era recomendado para ansiedade, problemas digestivos e  até dor de garganta, entre outras invenções da propaganda. Imaginem que o presidente Lula desenvolveu câncer de laringe provavelmente pela associação do álcool e do tabaco. Olhando os equívocos do passado, ficamos impressionados com a incapacidade humana para perceber e o risco consequente de produzir erros grosseiros a ponto de colocar a saúde e a vida das pessoas em perigo.

No meu livro As Duas Inteligências , enfatizo a aplicação da FÓRMULA DA INTELIGÊNCIA, que engloba o aumento da percepção, para entender  o máximo possível  acerca de qualquer assunto, desde os mais simples aos mais complexos. Quanto maior a capacidade perceptiva de uma pessoa, maior a sua chance de visualizar o quadro geral e com isso tomar decisões inteligentes. Além da Percepção Acurada( PA), outro componente da fórmula é a exclusão de hipóteses falsas e da trapaça, pois essas distorções auto ou heteroimpostas levam a um resultado falso e até trágico. No caso das indústrias de tabaco , a situação incluiu a falta da percepção( ausência de dados  suficientes sobre os malefícios do cigarro), a trapaça( interesse econômico de vender cigarros em detrimento de qualquer suspeita de risco) e a geração de hipóteses falsas: o cigarro não faz mal à saúde e até tem propriedades terapêuticas.

Outro capítulo lamentável da história da Medicina foi a disseminação da Lobotomia pré-frontal entre os anos 1936 e 1978. Um psiquiatra português, Egas Moniz, chegou a receber o prêmio Nobel de Medicina pela "descoberta." Através de uma técnica monstruosa, um quebrador de gelo era introduzido por um incisão debaixo da pálpebra, na região orbital, em com o auxílio de um martelo,  cortava as conexões do lobo pré-frontal( sede da inteligência, raciocínio lógico, planejamento, controle de impulsos) com outras regiões cerebrais, transformando a vítima num "vegetal-zumbi". Nem mesmo a  irmã do presidente americando John Kennedy escapou. Depois da cirurgia, passou a viver em estado vegetativo. O que leva pessoas a cometerem atos atrozes como esse em nome de uma pseudociência? Por trás dessa proliferação de lobotomias havia um psiquiatra chamado Walter Freeman, que na sua peregrinação lunática, operava pessoas em qualquer lugar, em quartos de hotel, a bordo de uma van,"o lobotomóvel", sem assepsia alguma. A sociedade tentou controlar a doença mental subjugando os "desajustados" ao interesse social.

Outro capítulo tragicômico foi o procedimento que vigorou durante 2500 anos, da antiguidade ao século 19. Tratava-se da sangria. Mesmo hipócrates, o pai da Medicina, acredita nos poderes "curativos" da sangria. Ela foi indicada para febre, dores de cabeça, pneumonia, infecções. Outra figura histórica, o presidente americano George Washington( 1732- 1799), teve  dois litros drenados de seu corpo, além de ter que inalar vinagre, água, tomar indutores de vômito, depois de uma dor de garganta. A perda de sangue provavelmente o levou à morte por choque hemorrágico. Nas suas palavras " acho que estou indo embora, minha respiração não vai durar muito tempo". E sem 40 % do sangue necessários para vida depois da sangria, ele obviamente morreu.

Essa mesma onda de mentiras, modismos históricos e culturais e atrocidades estão registrados na história não apenas na Medicina, mas na ciência, tecnologia, engenharia, economia, meio ambiente  e outros.

A visão massificada é superficial, o que impede a investigação aprofundada da maioria dos temas relevantes para nossa sobrevivência. A pessoa mediana adquire o seu "conhecimento" de fontes pouco confiáveis, enviesadas, como a televisão e revistas sensacionalistas. O acesso a informações verdadeiras fica impedido por interesses governamentais e de grupos diversos. O desleixo intelectual, o desinteresse por buscar a verdade e não mentiras convenientes, leva a um mundo alienado, onde poucos dominam a maioria.

Sabemos que as crenças irracionais exercem um poder avassalador sobre as pessoas vulneráveis. Podemos ver isso nos fundamentalismos religiosos, nas seitas de fanáticos, nos atos horrendos acima enumerados. As crenças irracionais despertam o medo do desconhecido, e a mente paralisa, perdendo a capacidade de pensar. Assaltada por sentimentos contraditórios entra em "dissonância cognitiva" e perde temporariamente a capacidade de entender o que realmente está acontecendo. Neste vácuo mental, a primeira ideia, gritada por uma voz messiânica ou mais forte, toma assento na cabeça das pessoas e dificilmente conseguimos removê-la com o apelo da razão. Essas ideias arraigadas transformam seres potencialmente racionais em idiotas, com comportamentos danosos para si e para a humanidade.

Leia as suposições abaixo e reflita profundamente:

_ A Terra é plana.
_ A Terra é o centro do Universo.
_ A Psiquiatria é para tratar loucos.
_ Não há nada mais rápido do que a velocidade da luz.
_ Os neurônios não se regeneram.
_ O eletrochoque é um tratamento desumano.
_ Os antidepressivos viciam.
_ Seres extraterrestres são invenções da cabeça de malucos.

A preguiça mental é bem-vinda num mundo onde poucos dominam muitos, pela fomentação da ignorância generalizada. Vivemos no nosso pequeno microcosmos, mas somos detentores de uma habilidade maltrada no decorrer dos milênios: a capacidade de pensar , percepcionar, excluir falsidades , mentiras e enxergar interesses ocultos no "status quo" mundial. Na medida em que  mais pessoas ousarem enxergar além das meras aparências implantadas no inconsciente coletivo, poderemos promover uma revolução no futuro desse planeta.