quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

ENTREVISTA com PAULO ROBERTO MELLER sobre o seu livro






    Paulo, antes de falarmos sobre o livro “Pensamento Positivo e Lei da Atração”, gostaríamos de saber um pouco a respeito da tua história de vida. Poderia nos falar a respeito?

   R-   Primeiro quero agradecer a disponibilidade do Dr. Marcos Sandro Ristow Ferreira, médico psiquiatra e ex-professor de psiquiatria da Universidade Federal de Santa Maria, em fazer esta entrevista. Fico muito feliz e grato por ter me prestigiado com a leitura de meu livro e, o principal, por ter gostado dele. Aos leitores de seus blogs o meu grande abraço.

   Me interessei muito cedo pelo fenômeno da Hipnose vendo meus irmãos mais velhos praticá-la, influenciados por um Irmão Marista grande amigo de nossa família, conhecido como “Irmão Vitrício”, profundo conhecedor da Hipnose e introdutor de uma técnica no Brasil trazida da França. Assim foi que me tornei um apaixonado pelo estudo e pela prática da Hipnose, bem como de tudo o que diz respeito à mente e ao cérebro. Fiz diversos cursos nesta área e também sou habilitado em Hipnose pelo Conselho Federal de Odontologia.
   
   Passei no vestibular de Medicina e de Odontologia, sendo que optei por Odontologia. Mesmo tendo um irmão médico e outro dentista, acredito que fui influenciado por uma aptidão minha também nessa área. Fiz um pós-graduação em Ortodontia (Bauru/USP) e também residência de 2 anos no Setor de Ortodontia do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, em Bauru. No consultório exerço exclusivamente a Ortodontia, desde 1981.

   Como gosto muito de estudar, tive outras formações: Direito, Marketing, Psicanálise Clínica, Psicanálise Didata, Hipnose Clínica Clássica, Psicoterapia e Hipnose Ericksoniana, Hipnose Condicionativa, Parapsicologia, Programação Neurolinguística, entre outras. E continuo sempre lendo e estudando muito, fazendo outros cursos.

   O que te motivou a escrever o livro sobre esse tema especificamente, “ pensamento positivo” e “ lei da atração”. O que pretende contribuir com essa temática?

R-   É por demais sabido que praticamente tudo começa com um pensamento, e que o tipo de pensamento que mantemos está moldando a nossa vida – para melhor ou pior. O Pensamento Positivo e a Lei da Atração estão inter-relacionados, isto é, se baseiam no princípio de que nossos pensamentos têm a “tendência” de determinar nossa realidade, uma vez que o modo como pensamos determina a maneira como agimos.

    Veja bem, disse “tendência”. Não existe o “pensamento mágico” suficiente para as pessoas alcançarem “tudo” o que querem. Ouvir frequentemente de tantas pessoas, especialmente daquelas que mais precisam se ajudar, ideias erradas sobre o assunto, foi um dos motivos pelos quais resolvi ajudá-las, escrevendo o livro e mostrando os 12 principais erros cometidos pelas pessoas para as quais o Pensamento Positivo e a Lei da Atração não funcionam, e como evitá-los. Assim que só pensar positivamente pouco adianta, é incompleto, necessitam também fazer a sua parte agindo.  Em termos simples, querer (somente!) não é poder. Querer e agir bem (sim!) é poder. Somente “querer” é apenas um dos erros, no livro apresento também outros tão ou mais importantes.

    Conhecemos a Indústria do livro de autoajuda , com título variados para todos as necessidades. O que teu livro é diferente em relação a outros livros do gênero, tanto no mercado brasileiro e como no mercado mundial?

      R-    Escrevi um livro de autoajuda tratando daquilo que as pessoas em geral “querem e precisam”, ou seja, aprenderem mais sobre aquilo que diz respeito a todos nós e todos os aspectos de nossas vidas – nosso potencial mental.
              A contribuição inédita do livro é esclarecer o assunto, mostrando os erros cometidos pelas pessoas ao colocarem em prática o Pensamento Positivo e a Lei da Atração, indicando estratégias para evitá-los, bem como para aproveitarem o potencial de suas mentes para alcançarem seus objetivos. Também o livro se diferencia dos demais por conter muitas criações minhas, como o leitor pode constatar ao lê-lo.
               Disse que escrevi um livro de autoajuda, mas também fiquei feliz pelo livro ter se tornado acadêmico, com professores indicando aos seus alunos, sendo usado em grupos de estudos, indicado por profissionais da área de saúde para seus pacientes etc., inclusive tendo sido catalogado, conforme Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP), que constam no livro, em 1.Psicologia, 2.Autoajuda e 3.Sucesso.

    Se pudesse escolher três aconselhamentos para dar aos leitores interessados em ler o teu livro, quais seriam?

R-     1-  Algumas pessoas podem saber muito sobre seu celular, seu carro, suas atividades e por aí afora – e por que não sobre sua mente, que comanda sua vida?
    Um dos filósofos britânicos mais influentes, F. H. Bradley, já aconselhava com muita propriedade: “O conhecimento que mais vale a pena obter é o que envolve saber mais sobre sua própria mente”.
2-      O meu livro é inédito, ou seja, nele você vai encontrar muita novidade. Em outros termos, muita coisa que você não sabe, ou não conhece, até por que, como disse, algumas foram criadas por mim.
3-     Se o Dr. Marcos Sandro Ristow Ferreira, médico psiquiatra e um estudioso da mente e do cérebro, gostou do livro, com toda a certeza você também vai gostar!

          O pensamento positivo funciona mesmo ou não? Quais seriam os motivos para que ele funcione para algumas pessoas e não funcione para outras?

        R-    Eu diria que mais importante e producente do que o Pensamento Positivo ou pensar positivamente é o pensamento correto, adequado ou apropriado, o que, por sua vez, é positivo. Pensar corretamente não leva a resultados infalíveis, mas com toda a certeza escolhemos melhor e decidimos mais acertadamente. Portanto, simplesmente funciona!

              O porquê dele funcionar para muitas pessoas e para outras não é a razão de meu livro. Vou deixar para o leitor descobrir essas razões ou motivos ao saborear a leitura. São 368 páginas de valiosos conhecimentos...

              Para alguém que já sabe muito do que consta no livro, é também excelente para refrescar a memória. E para aqueles que acham que já sabem tudo, lembro que no livro há muita coisa que eu criei, como já disse, assim que só lendo mesmo para saber das inovações.

         O pensamento positivo parece ser um “constructo” essencialmente mentalQual a importância da mente na consecução dos resultados desejados através do pensamento positivo?
     
      R-     Nossa vida é feita de escolhas, e cada atitude que tomamos é tão valiosa quanto o pensamento que a gerou. Daí a importância de nossa mente ou, mais precisamente, como exploramos nossa capacidade mental para usá-la da forma mais eficaz possível.


         A ‘lei da atração” significa uma lei física? No que está embasada essa lei? Poderia nos dar exemplos?

 R-    Há inúmeros estudos que explicam como se dá o processo da Lei da Atração. Um deles diz que tudo no Universo é energia vibrante – possui um tipo de frequência vibratória e que essas ondas ou energias de mesma frequência têm a característica de se atraírem (Lei da Atração). O estudo dessas ondas é feito pela Física Ondulatória, também denominada Física Quântica.
       Simplificadamente, temos a tendência, propensão ou predisposição de atrairmos para nós a essência daquilo que ocupa predominantemente e consistentemente nossos pensamentos. Essa lei é conhecida na Bíblia através da metáfora da semeadura e da colheita: “O que semear, você colherá”.

       Quanto aos exemplos, trata-se do livre-arbítrio, que nos foi dado pelo Criador: podemos “semear” qualquer coisa, e somos submetidos a colher os resultados daquilo que plantamos.

      Apesar de a Lei da Atração ser uma “lei”, não é infalível. O que quer dizer que tem suas restrições, conforme comento no livro. Como tudo na vida, temos que usá-la com bom senso, lembrando sempre que o grande resultado se dá quando o pensamento é combinado com a ação.

   Quais as vantagens de aplicar os conhecimentos contidos no teu livro na vida pessoal, relacional e profissional do leitor? E quais as desvantagens de não aplicá-los?
     
     R-    A grande vantagem de ler o meu livro e aplicar os seus ensinamentos é o enorme poder transformador, fantástico, que têm seus ensinamentos de serem capazes de mudar ou melhorar, em todos os sentidos (como comentou uma leitora) a vida do leitor.
        Ao não conhecer e, principalmente, não aplicar esses conhecimentos, está deixando de aproveitar algo muito útil e proveitoso para a sua vida. No dizer de Confúcio, citado no meu livro: “Fica muito difícil ajudar aqueles que não ajudam a si mesmos”.

  Na tua vida pessoal, aplicaste os preceitos ensinados no livro e eles produziram resultados? Poderia nos dar um exemplo pessoal? Ou de alguém que conheças?
       
      R--     Confesso sincera e honestamente que não me acho nada inteligente. Resta-me, portanto, vencer pelo esforço. Inclui-se neste “esforço” pensamentos e ações, positivos, é claro.
                  Uma família maravilhosa, um profissional de sucesso e um livro elogiado pelas pessoas em geral e também no meio acadêmico, bastam, não precisando me estender demais.
               
                   Vale aqui lembrar o que escrevi na página 34 do meu livro: “... Ou, quem sabe “acham” que é devido somente ao fator sorte que as pessoas têm sucesso, e que a maneira de pensar delas não conta em nada”.


         Paulo, podemos esperar o lançamento de novos livros no futuro? Quais serão os temas abordados?
    
          R-      Sim, sempre gostei de escrever e estou transformando em livros aquilo que escrevi e que constam de meus arquivos.  Ademais, publicando meus livros posso me tornar mais útil à sociedade, beneficiando um número bem maior (infinito) de pessoas, ou seja, posso “ajudar o próximo” e também o que está bem longe, sentindo-me abençoado por fazer algo que pode ser importante na vida dos outros.
            Quanto aos temas, sou bem eclético, isto é, gosto de me aprofundar em diversos assuntos.


2 comentários:

  1. Olá, amigo. O livro está disponível em diferentes livrarias online. Procure na Saraiva, na Nobel ou mesmo na Estante Virtual. Um abraço e boa leitura!

    ResponderExcluir