sábado, 21 de fevereiro de 2015

Entrevista exclusiva com Joahnnes Mallow, o atual número um no Ranking Mundial de Memória





               Ele nasceu na Alemanha e é o atual número um no Ranking Mundial de Memória. Johannes Mallow, engenheiro e PhD pela Universidade de Magdebur, dedica-se a superar os limites da mente humana .Tivemos a honra de entrevistá-lo com exclusividade  para os nossos blogs no Brasil. Acompanhe a entrevista completa abaixo. O seu modo de ver as façanhas de memória vai mudar nos próximos minutos. Você pode imaginar?

               Como está a sua memória ultimamente? Johannes Mallow pode armazenar 1.080 dígitos binários em 5 minutos. Ou 2245 dígitos em 1 hora. Ou memorizar um baralho de cartas em 27,55 segundos ! E essas são apenas algumas das 20 disciplinas em que os atletas de memória demonstram as suas habilidades no Campeonato Mundial de Memória a cada ano.

1-Prezado Johannes, conte-nos um pouco sobre a sua história. Como você se interessou pelo assunto de memória e por quê?

Eu me interessei por esportes de memória primeiramente quando eu vi ,num programa de TV, um atleta de memória ensinar a uma celebridade como memorizar um número de 20 dígitos. Na Alemanha, essa celebridade é conhecida  por ser um pouco burrinha e uma vez que ela conseguiu essa tarefa de 20 dígitos,  pensei, OK, se ela pode fazer, eu também posso ;) . Então, eu fiz algumas pesquisas na internet e descobri sobre competições de memória e técnicas. Já desde o início foi muito divertido e tão fácil de melhorar que eu me tornei aficcionado por esportes de memória.

2-Sua pontuação no Campeonato Mundial de Memória é impressionante. Uma pessoa média pode pensar que esse desempenho está longe de ser possível para a capacidade humana num primeiro momento. É tudo uma questão de treinamento ou são necessários outros requisitos para alcançar esses resultados?

Acho que todo mundo pode aumentar o seu desempenho de memória se utilizar técnicas de memória. Para subir o último degrau da escada até o topo em esportes de memória, você precisa o que se precisa sempre para se tornar bem-sucedido em qualquer tipo de área: um objetivo claro, paixão, fé e amar o que faz. Especialmente nos esportes de memória ,o que foi muito importante  é que não estabeleci limites para mim mesmo. Essa foi a chave para melhorar.

3- Quanto você treina por dia ou por semana?

Isso depende se há uma competição pela frente ou não. Mas eu acho que a minha média de treinamento diário é de cerca de 10 minutos a 1 hora. Se eu estiver perto de uma competição ,pode ser mais. Talvez cerca de 10-15 horas por semana.Pode não  parecer muito, mas a coisa mais importante aqui é a continuidade. É como escovar os dentes. Eu acho melhor fazê-lo diariamente, do que fazê-lo uma vez por mês, durante duas horas ;)

4- Existem técnicas especiais para alcançar esse nível tão alto de desempenho . Você poderia compartilhar suas principais técnicas com os nossos leitores?

Há um conceito principal no mundo dos esportes de memória que todo mundo  usa: transformação! Isso significa que você tem que transformar as informações, que são difíceis de aprender, como números ou vocabulário, em algo fácil, como imagens ou histórias malucas. Se lhe contarem uma história fantástica, você realmente não tem que focalizar ou se concentrar para memorizá-la! Nos esportes de memória usamos isso. Isto é, o número 007 para um monte de gente é James Bond. Se você tem que memorizar 007 , apenas imagine James Bond. Eu desenvolvi o meu próprio sistema e agora eu tenho uma imagem para cada número de 000 a 999. Com criatividade, você pode transformar qualquer informação em alguma imagem memorável!
O segundo conceito principal é o Método de Loci.,que tem  mais de 2000 anos de idade. Aqui eu ando mentalmente através de um ambiente, que é familiar para mim, como a minha casa. Eu associo as imagens que tenho que memorizar com locais fixos. Esses locais podem ser 1- porta de entrada, 2 guarda-roupa, 3 cadeira ... Se tiver que memorizar as seguintes palavras: elefante, ovo, árvore,  imagino o elefante bater na minha porta, um monte de ovos em meu guarda-roupa e uma árvore que cresce em minha cadeira. Durante a recordação eu só tenho que trilhar o mesmo caminho novamente e as imagens vão aparecer em minha mente. Na minha opinião, essa é a técnica mais eficaz!

5- Em sua infância você foi uma criança normal ou já tinha alguns talentos ou traços em relação essas habilidades?

Talvez você devesse perguntar a minha mãe sobre isso! Mas geralmente eu era uma criança normal. Não havia nenhum sinal de qualquer talento especial na memória ou algo assim. Eu sempre fui muito interessado em coisas como jogos cerebrais ou números, mas também em outras coisas, como o futebol. Eu era uma criança curiosa. Eu não acho que fazer o que faço hoje  é uma questão de talento.

6-Você participa de vários campeonatos a cada ano. Você é um atleta em tempo integral ou trabalha com outros assuntos ao mesmo tempo?
Competir não é o meu trabalho integral ainda. Também dou palestras e seminários sobre técnicas de memória. Além disso, estou fazendo doutorado pela Universidade de Magdeburg. Eu sou um engenheiro, e pesquiso no campo de MRI (ressonância magnética).

7- Uma das queixas mais comuns hoje em dia é a de problemas de memória. As pessoas estão preocupadas com o risco de perder as suas habilidades cognitivas, incluindo o temor da "Doença de Alzheimer(DA)”. Outros enfrentam desafios em testes e em suas obrigações nos empregos e tarefas, devido à falta de memória e concentração. Você tem algum conselho a dar a eles?
Tais doenças são coisas realmente sérias e se houver indícios de que algo está errado ,você deve visitar um especialista. Mas acho que, até então, é importante manter-se ativo. Não só para o seu corpo, mas também para o seu cérebro! Em vez de se preocupar, encontre algo que o fascina ou desafia. Tente algo novo, aprenda outra língua, não importa quantos anos você tem. Vá para o museu, leia livros, jogue jogos cerebrais. Mantenha-se ativo mental e fisicamente, mas não se estresse. Se você precisar de um tempo de folga, tire tempo para você.

8-Quais são seus próximos objetivos na sua carreira? Você tem qualquer recorde para quebrar? Outras aspirações futuras?

O próximo grande objetivo no esporte de memória é ganhar o campeonato mundial de memória novamente. Essa sempre foi uma grande coisa para mim. Além de que eu quero encontrar o meu potencial. Eu quero saber do que eu sou realmente capaz quando faço um treinamento de memória mais profissional. Eu não vou para mais competições em todo o mundo só para competir, mas também para me conectar com as pessoas, para dar palestras e apresentações. Seria muito legal se eu pudesse me tornar um atleta em tempo integral e treinador nos próximos anos.

9-Você poderia nos falar sobre seus hobbies, pontos fortes e fracos e dados pessoais dos quais nossos leitores podem extrair mensagens de inspiração?

Inspirar as pessoas, dando conselhos ou algo assim é uma pergunta difícil. Mas às vezes as pessoas me dão feedback  de que eles se inspiraram quando viram a minha situação completa: desde os meus 14 anos de idade, sei que tenho uma distrofia muscular, chamado FSHD. Isso significa que os meus músculos sofrem uma deterioração no decorrrer do tempo  e há 4 anos  preciso de uma cadeira de rodas elétrica. Essa distrofia afeta o rosto, mãos, braços, pernas, tronco e muito mais. Nos últimos 19 anos teve um impacto profundo em minha vida fisicamente, mentalmente e emocionalmente e tive um longo caminho para superar as depressões e a minha visão negativa sobre a vida. Mas eu fiz isso! A vida é grande e eu não quero mudar com  ninguém mais. Encontrar algo que realmente amo fazer, foi uma coisa importante no meu caminho. Esportes de Memória me inspiraram, que há tantas coisas que eu posso fazer, não importa nenhuma doença ou problemas, e ter me tornado o campeão mundial  em 2012, me deu a impressão profunda de que Henry Ford estava certo: "Se você pensa que pode, ou você pensa que você não pode -. você está certo "

10- Você ensina seus conhecimentos de alguma maneira? Você tem um site, um livro, um curso online ou recomenda uma fonte de pesquisa adicional para quem está interessado?
Como mencionei, eu estou prestes a começar a dar mais palestras e coaching e meu site internacional e um livro planejado ainda estão por vir. Se você quiser, pode conectar-se comigo: johannes.mallow@googlemail.com.
Enquanto isso, existem alguns bons recursos na Internet, como o fórum: http://mt.artofmemory.com ,onde você encontra tudo de que precisa para começar. Também posso recomendar os livros de Dominic O'Brien, que é um ex-campeão do mundo de memória.
 
 
                                                           Leitura Dinâmica e Estudo


Nenhum comentário:

Postar um comentário