sábado, 19 de março de 2011

Inteligência - Aula 2

Existem 5 dimensões mensuráveis de Inteligência. Esses cinco fatores compõem a Inteligência Geral(G).

A primeira dimensão é Inteligência Cristalizada( Ic), adquirida e ampliada através da educação. É o baú de informações e experiências acumuladas no decorrer da vida. Espera-se que uma pessoa que estuda, lê bastante, expõe-se a diferentes ambientes enriquecedores, vai desenvolver mais a sua Ic. Essa inteligência é medida em testes de QI através da profundidade e amplitude do vocabulário, basicamente a parte verbal. A Ic tende a permanecer constante ou aumentar no decorrer do tempo.

A segunda dimensão  é  a Inteligência Fluida( If) e se refere à capacidade de raciocínio e de resolver problemas, independentemente dos conhecimentos consolidados e da educação. Ela permite perceber as relações entre diferentes estímulos, aprender rapidamente padrões, raciocinar, planejar, resolver problemas de maneira original em situações novas, pensar abstratamente, compreender ideias complexas, analogias e aprender rapidamente com as experiências.
  
A terceira dimensão é a Inteligência viso-espacial( Ive) e se relaciona à capacidade de visualizar,  manipular imagens na "mente" do olho. Este tipo de inteligência é medida por tarefas que exigem imaginação ,objetos espaciais e como eles mudam e se movem no espaço. É um importante fator de inteligência para profissões como engenharia ou arquitetura.

A quarta dimensão é  o quão rápido são os seus processos mentais(Vp) -Velocidade de processamento-a sua capacidade para  executar tarefas básicas cognitivas (como a digitalização de texto para alguma coisa), especialmente quando altos níveis de atenção e concentração focada são necessários.

A quinta dimensão é o sistema de memória que mantém na mente uma quantidade limitada de informações por breves períodos, conhecida como Memória de trabalho.(Mt).Usamos a nossa memória de curto prazo a cada dia, para lembrar um número de telefone ou direções.Podemos também mentalmente transformar as informações em memória de curto prazo - para resolver um problema, para descobrir alguma coisa, ou encontrar uma resposta. A memória de trabalho é no cérebro como a memória RAM de um computador. Quanto maior a sua memória de trabalho, maior a sua capacidade de processamento mental.

Durante o período de vida, com o envelhecimento, a velocidade de processamento mental( Vp) sofre um declínio. Mas a inteligência cristalizada tende a se conservar ou até aumentar. Isso demonstra a importância de continuar aprendendo e treinando a mente até a terceira idade.

Em resumo, a Inteligência Geral( G) agrega cinco dimensões básicas: a Inteligência fluida( If), a Inteligência Cristalizada( Ic), a Velocidade de processamento cognitivo( Vp), a Inteligência visoespacial( Ive) e a Memória de trabalho( Mt).


Existem softwares que treinam a Memória de trabalho e Inteligência fluida. Acesse: http://www.iqmindware.com/i3/  

A velocidade de processamento não é tão importante para a tomada de decisões inteligentes, mas se torna vital em situações emergenciais, onde a rapidez sobrepuja a ponderação, como no trânsito. Idosos e portadores de TDAH, por apresentarem alterações na velocidade de processamento de informações, estão em risco de sofrer e causar mais acidentes.

A Inteligência cristalizada pode ser aprimorada até o fim da vida, enquanto houver curiosidade e determinação para aprender coisas novas, através de livros, cursos, experiências e treinamento.








Nenhum comentário:

Postar um comentário