segunda-feira, 7 de março de 2011

Inteligência- Aula 1

Inteligência é uma função mental que resulta da integração de outras funções mentais. Ela é o resultado final do funcionamento harmônico de diferentes capacidades mentais, entre elas a memória, a concentração, o raciocînio abstrato, o raciocínio matemático, o raciocínio espacial, a capacidade de controle de impulsos e o planejamento.

A Inteligência compreende a  capacidade de aprender.
A Inteligência compreende a  capacidade de aprender com as experiências.
A Inteligência compreende a  capacidade de se adaptar ao ambiente.

Como toda a função mental, na ausência de doenças e limitações neurológicas, pode ser ampliada e aprimorada. Esse processo é mais rápido ou mais lento conforme os recursos cerebrais de cada indivíduo. Esses recursos inatos são determinados biologicamente e transmitidos geneticamente. Trabalhos com gêmeos idênticos demonstram um poder de determinação genética em torno de 0,8( máximo 1,0) , considerado robusto. Isso não significa que a inteligência é 80 % determinada geneticamente, mas que a carga genética possui uma concordância de 80 % em indivíduos geneticamente semelhantes. Quanto menor o grau de parentesco, maior a dessemelhança na determinação hereditária do QI( quociente de Inteligência).

Ampliando o conceito funcional de Inteligência, podemos considerá-la uma função mental responsiva à metacognição- as visões que a pessoa possui sobre o próprio pensamento- que melhoram a aprendizagem e a capacidade adaptativa em diferentes contextos sociais e culturais.

A Inteligência passa despercebida, pois a sociedade evita abordá-la diretamente. Entretanto, muitas atividades cotidianas são dependentes da sua utilização. Cientistas sabem que ela está relacionada com mais de 60 marcadores sociais, como o rendimento acadêmico, o rendimento laborativo, a saúde, a resposta aos tratamentos psicológicos, a longevidade, a sensibilidade emocional, vulnerabilidade a acidentes, a capacidade de liderança e o nível socioeconômico.

Como nenhum outro marcador psicológico possui predição tão vasta, torna-se importante o estudo dessa função mental e a sua ampliação constante.

Os testes de QI padronizados medem acuradamente as diferenças no desempenho intelectual frente a tarefas de ordem cognitiva. Os testes de QI conseguem avaliar as manifestações do pensamento inteligente, mas falham em predizer o comportamento inteligente, que envolve outras variáveis, como o controle emocional. Parece existir uma Inteligência Geral( fator G) que coordena subfunções cognitivas, hierarquicamente subordinadas. Cada indivíduo possui um fator G maior ou menor, o que explica as diferenças intelectuais na população geral.

Atualmente a Inteligência Humana é investigada a partir de diferentes enfoques complementares:

Conduta Inteligente
Processos Mentais Inteligentes
Funcionamento Cerebral
Genética Comportamental
Inteligência Cultural e Social

Nas próximas aulas vamos aprofundar o enfoque nesses âmbitos de investigação, ampliando a sua Inteligência Individual sobre a Inteligência Humana.






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