domingo, 14 de agosto de 2011

Genética da Inteligência Humana

Cientistas da Universidade de Manchester em associação com colegas em Endiburgh e Austrália encontraram a primeira evidência biológica da contribuição da genética na inteligência humana.

Estudos anteriores com gêmeos e pessoas adotadas sugeriram haver uma contribuição genética nas habilidades cognitivas, mas este estudo recente, publicado no journal Molecular Psychiatry, é o primeiro a apontar uma contribuição genética através da testagem   do DNA humano para variações genéticas.

O estudo envolveu duas variantes de inteligência em mais de 3500 pessoas de Endiburgh, Aberdeen, Newscastle e Manchester. A publicação, do Dr. Neil Pendleton e colegas, encontrou 40% a 50 % das diferenças em habilidades podiam ser relacionadas com diferenças genéticas.

O estudo examinou mais da metade dos marcadores genéticos em cada participante da pesquisa. Os novos achados foram possíveis, usando um novo tipo de análise criada pelo professor Peter Visscher e colaboradores em Brisbane.

Dr Pendleton disse: " Está é a primeira pesquisa que examina a inteligência de adultos saudáveis e usando uma pesquisa genética compreensiva, fomos capazes de mostrar contribuições genéticas substanciais em nossa habilidade de pensar."
 
O estudo confirma os achados preliminares da pesquisa com gêmeos. Entretanto, a pesquisa não pôde mostrar quais genes contribuiram  na habilidade cognitiva. Esse trabalho demonstra que o número de genes envolvidos em inteligência é enorme, o que é similar aos outros traços humanos, como a altura, por exemplo.
 
Este trabalho possibilita entender melhor quais desses genes interagem entre si e com o ambiente, o qual tem uma contribuição igualmente significativa. O próximo passo é encontrar os mecanismos biológicos que mantêm as habilidades cognitivas  e o bem estar na terceira idade.
 
                                                                                         ( Fonte: Science Daily, 12/08/11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário