quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Brasil não é um País Sério

 Se você pensou que vou malhar políticos, enganou-se.

 Se você pensou que vou malhar a presidenta, enganou-se.

 Não vou malhar ninguém, mas não vou poupar ninguém. Vou fazer a minha "mea culpa", pois sou parte do sistema, portanto, tenho a minha responsabilidade de 1/ 190 milhões. Uma gota no oceano, só que sou uma gota que pensa.

Milhões de gotas andam por aí, totalmente alienadas do mundo brasileiro.

Milhões de gotas que poderiam se unir para virar rios, mares, oceanos, mas não sabem o que realmente está  acontecendo.

Moro em Santa Maria, RS. Prefiro ser uma gotícula nesta cidade.
Somos seres maravilhosos , mas estatisticamente insignificantes.
Mesmo nesta cidade universitária, sou responsável por 1 /300 mil.
Na verdade sou responsável exclusivamente por mim, em primeiro lugar. Chegamos em 1/1= 1

Vivo no microcosmos. A televisão tenta nos fazer acreditar que vivemos no macrocosmos, de alguma maneira, no Oriente Médio, por exemplo. Globalização!  Não! Vivo em Santa Maria.

E quando digo que o Brasil não é sério, falo do meu microcosmos.

Paremos de malhar políticos, paremos de malhar a representação da realidade, e comecemos a desvendar a realidade. Comece em casa, depois no seu bairro, depois na sua cidade. Pare! É suficiente.

Para não expandir para o macro o que observo no micro , deixo algumas considerações:

Sou médico e vejo os meus colegas vivendo sob a lei da oferta e da procura, do mercado e da concorrência, numa profissão dessa magnitude em importância. Isso é deprimente.
Leio rapidamente o código de ética que diz " A Medicina não pode ser exercida como comércio". Mas quem se propõe a contratar os meus colegas, impõe uma lei conhecida do comércio, com a anuência de quem??  dos meus colegas, infelizmente. Colegas, chega!

Como lidamos com essa distorção? Recusando-se a  aceitar essas duas leis! Quando os médicos não aceitarem mais o empobrecimento do valor inestimável da  profissão, refugando subempregos, explorações, manipulações, ingerências e salários ridículos, aviltantes e afrontosos,  vamos resgatar a profissão médica e honrar o nosso código de ética.

Em Manaus, para conseguirem um médico, oferecem um salário, por exemplo , de 20 mil reais.
No meu microcosmos, um médico ganha 2000 reais, isto é ,  1/10 em termos monetários. Por quê? Porque a lei do mercado e da concorrência achata a profissão com a mão pesada do capitalismo. Isso acontece porque os médicos daqui aceitam submeter-se a essa lei que não cabe à profissão médica, pois não é uma profissão comercial e sim uma profissão liberal. Quando os médicos se unirem para refutar, refugar essas distorções, incluindo médicos recém-formados, vamos mudar a realidade e estabelecer honorários dignos de uma formação longa e vitoriosa!

Não vou entrar no mérito de outras profissões. Já perceberam que o valor de uma profissão em termos monetários é inversamente proporcional à sua importância real, toda vez que as leis de mercado distorcem esse valor?

Eu estabeleço o preço da minha consulta. Ponto. E a moeda é o tempo. Uma hora do meu tempo custa................reais. Todos os médicos devem fazer o mesmo, fazer  valer o  seu tempo. Por isso, não existem consultas de corredor, nem consultas em festas, nem a solicitação de "opiniões"( para mim é uma consulta), pois o tempo é precioso, e deve ser cobrado sempre, mesmo quando não utilizado por um paciente que reservou o horário e faltou, sem desmarcar com antecedência. Lógica pura e respeito ao direito de outros pacientes que precisam de atendimento.

Médicos são mal- remunerados, porque aceitam leis que não se aplicam à profissão.
Professores são mal-remunerados, porque aceitam leis que não se aplicam à profissão.

E os jogadores de futebol são bem-remunerados!
E os megastars são infinitamente bem-remunerados!

A razão não está exclusivamente nos talentos ou oportunidades. A razão é que médicos e professores  resolvem problemas reais do mercado, necessidades que geram desconforto e dores, enquanto os jogadores de futebol e megastars não resolvem os problemas do mercado , mas geram conforto, prazer e alegrias. E isso, a curtíssimo prazo, tem um preço elevadíssimo, sem concorrência!
O Brasil não é um país sério. Assim é no meu microcosmos. E como é o seu país? Estou curioso em saber mais da sua realidade. Escreva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário