domingo, 5 de fevereiro de 2012

Remoção das Lentes Distorcidas da Verdade


Todas as pessoas têm opiniões. Basta lembrarmos dos três grandes temas polêmicos das rodas de amigos: política, religião e futebol. O grande problema para a humanidade é que opiniões são meras opiniões, sujeitas a erros, distorções e inverdades.

Uma pessoa evolui no seu caminho de sanidade mental na proporção direta em que se liberta de opiniões, começa a avaliar fatos e descobre verdades insuspeitas em diferentes temas relevantes na vida. Não estou falando dos três grandes temas já citados, pois eles não são testáveis do ponto de vista da verdade. São meramente crenças que atendem necessidades individuais ou de grupos. Podemos analisar os processos envolvidos nesses temas, mas não os temas em si com o intuito de encontrar alguma verdade.

Por isso, discutir esses três temas a partir de  algum ângulo ideológico suscita gargalhadas.

Mas há áreas do conhecimento humano que não são tabus, nem se consideram intocáveis pela verdade.Com elas podemos aprender coisas interessantes, novidades, insights, redescobrir coisas e, o mais importante, desaprender as mentiras que nos ensinaram no decorrer dos anos. O que falta às pessoas é um banho de verdade. Um banho de civilização, como dizia um colega médico, toda vez que passava um mês no exterior, "respirando civilidade e mudanças em curso." Depois voltava ao Brasil "recarregado."

Quando lembro que uma criança aprende versões da história que podem ser distorções da mente de algum professor de história da esquerda ou da direita, entendo o risco do processo educacional. Pode-se educar para mentiras, equívocos, lugares comuns e massificação. Geralmente assim  funciona o sistema educacional, com as suas avalanches de matérias, inúteis no decorrer dos anos. Quanto você lembra do que estudou no colégio? Obviamente que é melhor algum conhecimento do que conhecimento algum, mas os efeitos colaterais precisam ser pesados numa balança bem regulada, para evitar prejuízos no futuro.

Tenho buscado fontes alternativas de conhecimentos nos últimos cinco anos. Confesso que é  mais difícil do que encontrar ouro em Serra Pelada. Uma vez que outra, encontro livros e autores que nos "chocam" com verdades , novos paradigmas inimagináveis pelo senso comum. Ah, senso comum, somos escravos dessa falácia. Precisamos muito mais que senso comum para vivermos a vida com êxito e lograrmos nossos sonhos. Precisamos encontrar fontes de conhecimento livres de víéses, de interesses ocultos e de meias verdades.

Nessa busca solitária, já que o universo da leitura transita em temas rasos, como a autoajuda barata, a repetição de mantras de pensamento positivo e historinhas água com açucar ou mesmo romances tão ficcionais que se transformam em desperdício de tempo para uma mente já exageradamente imaginativa, tenho encontrado algumas " pepitas".

Para sermos mais inteligentes, precisamos ler coisas que ampliam a nossa percepção, investigarmos tópicos estranhos ao senso comum e descobrirmos peças de um quebra cabeça que é para profssionais e não amadores da vida. Neste blog o meu compromisso é ajudar os interessados a tomar um banho de lucidez e assim se tornarem mais proficientes em suas vidas, com mais autorealização.

Antes que o carnaval chegue, para evitar a superficialização do pensamento nas próximas semanas, convido-os a tomarem um banho de lucidez através das leituras sugeridas abaixo. Elas vão virar de ponta cabeça as suas concepções do mundo, das pessoas, das notícias veiculadas pela mídia, vão estraçalhar o senso comum( que é diferente de bom senso), vão eletrocutar os desinformados. Não sei se vocês conseguirão ler tanto em tão pouco tempo, mas se começarem na hora do desfile das escolas de samba e insistirem até o fim da Páscoa, vocês conseguem!

Qual será o prêmio? Lucidez, libertação intelectual, criatividade, um banho de civilização nesse marasmo de massificação e empobrecimento mental e cultural em que imergiram as pessoas.

Qual será o preço? Um pouco de desconforto mental, já que vocês terão suas feridas intelectuais mexidas e outros cortes serão feitos nas adjacências. Mas não se pode expandir sem dores, como não se pode hipertrofiar músculos sem malhar.

Os livros podem ser  lidos em qualquer ordem, mas recomendo que você leia-os ao mesmo tempo. Essa mania de ler um livro do início ao fim, para somente abrir outro é uma herança obsessiva do sistema educacional, uma mania de privilegiar o processo, descuidando do conteúdo. O que você quer, senão entrelaçar conhecimentos variados, possibilitando um intercâmbio de ideias e insights? Para fazer isso, é preciso misturar, associar, relacionar, reunir diferentes fontes de conhecimento ao mesmo tempo.

Os livros estão distribuídos abaixo. Preferi colocar as fotos e deixar a sua curiosidade procurá-los. Não perca tempo, comece hoje o seu longo e demorado banho, para remover a poeira depositada no seu pensamento, na sua maneira de enxergar o mundo, distorcendo as  lentes da verdade.













Nenhum comentário:

Postar um comentário