domingo, 29 de novembro de 2009

Inteligência



Inteligência é a capacidade de aprender , apreender, compreender, interagir com o ambiente. Portanto a inteligência é um conjunto global de habilidades, algumas inatas , outras adquiridas. Todas as pessoas são inteligentes em graus diferentes. Todas as pessoas são inteligentes no que diz respeito a alguma coisa específica. Obviamente que se uma pessoa possui várias inteligências desenvolvidas, a inteligência total é maior. Os psicólogos falam num fator g, que hierarquicamente estaria acima de habilidades específicas.

Howard Gardner, um psicólogo da Universidade de Harvard, é adepto da teoria da múltiplas inteligências: verbal, matemática, musical, corporal, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Algumas pessoas são mais favorecidas em especialidades diferentes de aproveitamento dos talentos e habilidades. Um músico pode ter uma ótima inteligência musical e uma baixa inteligência interpessoal. Podemos ter um músico com a associação das três inteligências. Lembro-me do Renato Russo( Legião urbana). Possuía inteligência musical, verbal, intrapessoal. Ele escrevia letras que diziam o que nós sentimos em algum momento da vida. Albert Einsten possuía inteligência matemática, musical e verbal, mas pouca inteligência interpessoal. O presidente Lula possui bastante inteligência interpessoal.

O segredo da inteligência é aumentar o máximo de inteligência em diferentes áreas, através do treinamento. Se já nasceu com um "pool" de inteligência, multiplique o restante ainda incipiente.

Acredita-se que os lobos frontais sejam responsáveis pela inteligência , pois lesões nesse nível, provocam déficits em várias funções mentais superiores.

O fator genético é responsável por 50 % da probabilidade maior ou menor da inteligência bruta.( raw intelligence). Estudos com gêmeos univitelinos demonstra isso. A herança genética é determinada por múltiplos genes( poligênica). Gêmeos univitelinos criados separadamente têm QI( quociente de inteligência) muito parecido, apesar da influência do ambiente.

O fator ambiental também é extremamente importante. Privações ambientais( nutrição, afetivas, oportunidades de estudo, leitura, interação social) provocam uma queda no QI. Crianças vindas de lares pobres aumentaram o seu QI em 16 pontos, quando expostas a ambientes estimulantes!

Doenças como depressão, estresse crônico, transtornos de ansiedade diminuem o QI, porque atrofiam o hipocampo, a região da memória, e também dificultam a integração dos lobos frontais e parietais, responsáveis pela sinalização elétrica da seleção e interpretação de estímulos cognitivos e sensoriais.

O tamanho do cérebro é importante. Mas mais importante são as conexões entre os neurônios( sinapses). Quanto maior essa densidade , melhor a transmissão dos impulsos nervosos. O QI mais alto dos EUA é de Cris Langdon, um verdadeiro cabeção!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

30 Dias para turbinar o seu cérebro




Pratique a neuróbica. Isto significa criar novas conexões sinápticas. O cérebro é um músculo, se não for exercitado, atrofia. A frase "use it or lose it" é apropriada para isso. A neuróbica é a ginástica do cérebro.
Da mesma maneira que o corpo precisa de exercícios físicos, o cérebro precisa de exercícios mentais. Os exercícios neuróbicos são simples e fáceis de fazer: escove os dentes com a mão não dominante, tome banho no escuro, ensaboe o corpo começando por uma parte diferente do corpo, associe cheiros e música, coma comidas exóticas, siga roteiros de viagem diferentes, leia assuntos fora do seu campo profissional, jogue xadrez, faça palavras cruzadas, faça exercícios aeróbicos, pratique a resolução do Sudoku e outros.

domingo, 22 de novembro de 2009

Qual o percentual que você usa do seu cérebro?



Depois que o meu amigo "Megagenius" falou numa entrevista que usa 85 % do cérebro, e ele é muito inteligente( posso garantir isso através dos meus estudos nos últimos 2 anos), talvez você pense que usa 10 % do seu cérebro. Megagenius afirma que a maioria das pessoas usa menos de 1 % do cérebro. E você, quanto usa do cérebro?



A lenda dos 10 % virou a concepção popular do potencial do cérebro. Essa crença foi construída há quase um século nos EUA. Se você usa somente 10 %, ainda sobram 90% de potencial inexplorado. Essa ideia fantástica motivou muitos escritores de autoajuda a defender a ampliação do poder mental ao máximo. Mas cientificamente usamos o cérebro todo, isto é, 100% dele, todos os dias. Incrível ,não!? Isso soa como algo estranho, porque como ficam as pessoas com QI abaixo da média, se não podem aumentar o percentual de uso do cérebro ? Já são 100 % retardadas? E aquela história de poder ilimitado do cérebro?

Vamos com calma. Como os cientistas podem afirmar que usamos 100% do nosso cérebro, se ainda não conhecemos o funcionamento cerebral na sua totalidade? Segundo os cientistas, através de exames de neuroimagem, tarefas cotidianas já são suficientes para ativar todo o cérebro! E se o cérebro fosse usado em somente 10 % do seu potencial, por que uma lesão cerebral causa tantos problemas e sequelas? Ninguém teria o azar de sofrer o AVC( acidente vascular cerebral) sempre na área nobre dos 10 %. Portanto, os cientistas supõem que as pessoas usam todo o cérebro para desempenharem diferentes atividades físicas e mentais.

Agora, usar todo o cérebro( ligar diferentes áreas nos exames de neuroimagem funcional) não quer dizer que a pessoa usa todo o potencial cerebral. Ela pode ligar sempre as mesmas áreas e não criar outras conexões sinápticas. Se ela não mudar os pensamentos, não se expor a novas experiências( novidades), não aprender novas habilidades, mesmo usando o cerebro todo, não vai usar todo o cérebro nunca.

Quando o meu amigo megagenius fala em usar 85 % do cérebro, ele quer dizer usar 85% do potencial de pensamento inteligente. Nisso concordo com ele. A maioria das pessoas usa menos de 1% do cérebro, porque têm dificuldade de desaprender coisas arraigadas e aprender coisas novas. O cérebro é uma máquina. Aprender coisas novas é colocar óleo na máquina.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Como Pensar como um Gênio?



Existem diferentes tipos de gênios. Pensar como eles pode ser uma ideia genial. O que você acha?

O que diferencia uma pessoa "normal" de um gênio? A resposta é : a maneira de pensar! Isso mesmo, é preciso pensar. A primeira coisa que diferencia pessoas comuns dos gênios, é que os gênios buscam a sabedoria, enquanto os mortais buscam conhecimento. O conhecimento que vale a pena chama-se sabedoria. Alguns conhecimentos são inúteis, destrutivos, pura perda tempo. Os gênios focalizam em 1 % do conhecimento que constitui sabedoria.
Primeiro você precisa saber que ter pensamentos não significa que você está pensando. Podem ser resíduos de leituras, opiniões de outras pessoas, algo que alguém com autoridade disse. Dificilmente você vai procurar as evidências que confirmem ou contradigam as afirmações.
Outra diferença entre os gênios, é que eles bebem na fonte da informação. Não engolem informação digerida por outros,comem o próprio conhecimento na natureza, usando todas as fontes. Como o trabalho da receita federal ou sudoku, cruzam os dados, eliminando as redundâncias e sobreposições, e sugam o suco da verdade!
É fácil ser um gênio, se você não for retardado mental. Se você tiver uma inteligência média do povo brasileiro( QI- 87), já pode melhorar bastante. Claro que se a sua inteligência for mais alta, ficará mais fácil se transformar num gênio.
Então, como se transformar num gênio? Mudando a maneira de pensar. Começando a pensar por si mesmo, questionando tudo que não for avaliado na fonte. Sabe por que a massa é de pessoas abaixo do topo da escala de QI? Porque leem muito jornal e revistas de fofocas. Escutam muitas opiniões de políticos, mestres da enrolação. Porque usam drogas que afetam a capacidade de pensar! Porque carregam o fardo da ignorância de suas famílias de origem. Porque sofrem privação afetiva! Porque são arrogantes achando que sabem tudo!
Pensar como um gênio é acreditar que é possível. Se essa crença não fizer parte da sua lista, todo o restante do processo fica inviabilizado. Comece a ler na fonte das informações! Analise com total isenção de opinião de terceiros! Descubra os interesses ocultos dos outros! Cruze os dados e conclua sozinho! Esse é o primeiro passo para a genialidade!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Exercício Número 2- Pseudotelecinese


A execução desse exercício pode aumentar o seu QI em 5 a 10 pontos. A grande vantagem é intensificar a capacidade de concentração, que é essencial para todas as funções mentais relacionadas com a inteligência. É como se você turbinasse o funcionamento global do cérebro. A técnica consiste em:


a) Posicionar um cristal em cima de uma superfície.


b) Olhar fixamente para esse cristal a uma distância de 30 cm e concentrar toda a sua atenção, como se estivesse tentando transferir energia mental para a pedra.( isso não não é nada místico, alguns usam moedas e outros objetos). Não toque no cristal, mas olhe de maneira a captar cada detalhe do objeto.


c) Você deve concentrar todos os seus pensamentos no cristal.


d) Imagine que seus pensamentos exercem um "força física" para fazer o cristal esquentar e se mover.


e) Mantenha a sua concentração máxima no cristal, sem interrupção.


f) Ignore distrações externas, mantenha-se concentrado 100 % no cristal.


g) Pratique por 30 minutos ininterruptos seis dias por semana.

domingo, 1 de novembro de 2009

Exercício Número 1- Image Streaming






Esse exercício está baseado nas técnicas do professor Win Wenger, PhD, e publicados no seu livro " O Fator Einstein". O ganho de pontos no QI é impressionante, em torno de 1 ponto a cada hora de prática. Consiste no treinamento multissensorial de diferentes áreas cerebrais.

A técnica é simples:


1- Feche os olhos


2- Relaxe a sua mente e corpo num lugar tranquilo.


3- Observe e descreva em voz alta para uma pessoa ou gravador as imagens que ocorrem na sua mente, com o maior número de detalhes sensoriais possível( cor, textura, gosto, cheiro, sensações) por no mínimo 30 minutos por dia, seis dias por semana.


4- Utilize a primeira pessoa do singular " EU" , meu, minha , no momento presente.


Essa técnica aumentará o poder cerebral biológico, pela construção de " pontes cognitivas" . Você vai aumentar as conexões neuronais de diferentes partes do cérebro.Há relatos de pessoas que atingiram o QI acima de 180 através desse exercício depois de 9 meses de treinamento!

Você quer aumentar o seu QI?



Essa pergunta parece desnecessária. A resposta é óbvia. Todas as pessoas não se importariam de ganhar alguns pontos extras de QI. Mas para quê? Ser mais inteligente é desejável se você tem alguma meta específica para atingir. Aumentar o QI somente para se vangloriar diante dos colegas é futil.

Qual é a sua motivação para fazer exercícios indicados para aumentar o seu QI? Por exemplo, se você precisa aumentar o seu QI para melhorar o desempenho profissional, um QI mínimo de 125 já faria verdadeiros milagres. O QI médio do povo brasileiro é 87, então um incremento de 38 pontos já traria uma vantagem robusta. Você pode sair aí fora e arrasar!!
Se você pretende enveredar por áreas mais áridas( associação por assonância, áreas e áridas), então um QI mais alto ajudaria em empreendimentos intelectuais de grosso calibre.
Em linhas gerais, uma pessoa com retardo mental possui um QI abaixo de 70, uma pessoa que tenha concluído o ensino médio com dificuldade e trabalhe em subempregos, possui um QI em torno de 80. Cursos universitários mais elementares demandam um QI entre 90 e 110. Estudantes com mestrado em áreas técnicas e pós-gradução geralmente alcançam um QI de 120. Diretores executivos de grandes empresas e PhDs alcançam facilmente QI de 130. Professores universitários , fúncionários Públicos( Concursados) de alto escalão chegam a um QI de 140. Ganhadores de prêmio Nobel, campeões mundiais de xadrez atingem um QI de 150. Acima de 150, temos os gênios, distribuídos em diferentes áreas, sendo a maioria ainda desconhecidos.
Portanto, conforme a sua meta, escolha o QI alvo a ser alcançado e mãos à obra!