quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Como Pensar como um Gênio?



Existem diferentes tipos de gênios. Pensar como eles pode ser uma ideia genial. O que você acha?

O que diferencia uma pessoa "normal" de um gênio? A resposta é : a maneira de pensar! Isso mesmo, é preciso pensar. A primeira coisa que diferencia pessoas comuns dos gênios, é que os gênios buscam a sabedoria, enquanto os mortais buscam conhecimento. O conhecimento que vale a pena chama-se sabedoria. Alguns conhecimentos são inúteis, destrutivos, pura perda tempo. Os gênios focalizam em 1 % do conhecimento que constitui sabedoria.
Primeiro você precisa saber que ter pensamentos não significa que você está pensando. Podem ser resíduos de leituras, opiniões de outras pessoas, algo que alguém com autoridade disse. Dificilmente você vai procurar as evidências que confirmem ou contradigam as afirmações.
Outra diferença entre os gênios, é que eles bebem na fonte da informação. Não engolem informação digerida por outros,comem o próprio conhecimento na natureza, usando todas as fontes. Como o trabalho da receita federal ou sudoku, cruzam os dados, eliminando as redundâncias e sobreposições, e sugam o suco da verdade!
É fácil ser um gênio, se você não for retardado mental. Se você tiver uma inteligência média do povo brasileiro( QI- 87), já pode melhorar bastante. Claro que se a sua inteligência for mais alta, ficará mais fácil se transformar num gênio.
Então, como se transformar num gênio? Mudando a maneira de pensar. Começando a pensar por si mesmo, questionando tudo que não for avaliado na fonte. Sabe por que a massa é de pessoas abaixo do topo da escala de QI? Porque leem muito jornal e revistas de fofocas. Escutam muitas opiniões de políticos, mestres da enrolação. Porque usam drogas que afetam a capacidade de pensar! Porque carregam o fardo da ignorância de suas famílias de origem. Porque sofrem privação afetiva! Porque são arrogantes achando que sabem tudo!
Pensar como um gênio é acreditar que é possível. Se essa crença não fizer parte da sua lista, todo o restante do processo fica inviabilizado. Comece a ler na fonte das informações! Analise com total isenção de opinião de terceiros! Descubra os interesses ocultos dos outros! Cruze os dados e conclua sozinho! Esse é o primeiro passo para a genialidade!

3 comentários:

  1. Boa noite que blog interessante esse,que Deus vos abençoe a todos que fazem com quer essas informaçoes cheguem ate nos,o povo humilde e simples do brasil como esse simples homem que vos fala atraves destas simples letras que forma esse simples texto.Que o sr;jesus cristo vos abençoe ricamente a todos com muitas bençaos,de forma infinitas a todos vos e familiares,e parentelas eu me chamo eduardo o dos santos tenho um simples blog que e o www.eduardoliveira.com ,por favor olhem divulguem e comprem, pois tem mercado livre que se vende de tudo que e importante para o ser humano,desde ja grato a todos.

    ResponderExcluir
  2. Existem historias de homens e mulheres que tinham de tudo para fracassarem, um deles como você se referiu era "retardado mental" e quando criança um médico disse para o seu pai que ele NUNCA aprenderia a fazer NADA.Esse "retardado" tocava músicas inteiras no piano ouvindo pela primeira vez sem errar uma nota.Sim, eu não me lembro o nome me desculpe.Talvez essa não tenha sido sua intenção, não devemos limitar os outros nem a nós mesmos, muitas vezes é somente isso que nos faz pequenos.

    ResponderExcluir
  3. Chris X),

    Não há nenhuma intenção pejorativa no termo " retardado mental". Esse termo é usado no DSM -IV, manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, que classifica diferentes tipos de retardo mental: leve, moderado, grave e profundo.
    Você deve estar se referindo aos "savants", anteriormente chamados de "idiot savants". Possuem habilidades excepcionais ( como memória ou habilidades musicais), mas não conseguem amarrar os cadarços do sapato.
    Genialidade não tem haver com sobredotação numa área específica. Nenhum "savant" é gênio, mesmo que tenha essas habilidades.

    ResponderExcluir