segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A Ciência , Equívocos e Mentiras



A Fórmula da Inteligência examina hoje Ciência, Equívocos e Mentiras.


A Fórmula da Inteligência(I) para quem não lembra é a seguinte:


I= Software Mental Inteligente(S ) - Trapaça( T)


Software Mental Inteligente(S)= Percepção Acurada(P) + Investigação por si mesmo + Exclusão de hipóteses falsas.


A Ciência é um método de investigação da verdade, através de aplicação de metodologia de pesquisa, com formulação de hipóteses , comprovação ou refutação das hipóteses e replicação dos resultados por outros pesquisadores independentes.


Os "cientistas" são pessoas falíveis, com interesses pessoais e corporativos, com percepções inacuradas, como qualquer ser humano. Em virtude disso, cometem equívocos. Além dos equívocos por análise inacurada de dados percebidos, o que leva a" falsas verdades", muitas são convenientes para o reforço de "teses científicas" pregressas. Além do equívoco na condução das pesquisas, existe o uso da mentira deslavada. Isso mesmo, cientistas mentem! Diante desse quadro, a aplicação da Fórmula da Inteligência por qualquer pessoa leiga permite avaliar os "resultados científicos" propostos por qualquer "cientista" e decidir se a tese é procedente ou não. Na Fórmula da Inteligência aplicamos a subtração da trapaça( a mentira dos cientistas) e descartamos a falsa verdade científica.


No tópico trapaça( vide Fundamentos da Trapaça I e II), a tarefa pode ser um pouco mais árdua, pois teremos que examinar dados. Se esses dados forem falsos, as conclusões serão falsas. O segredo é o cruzamento de dados de diferentes fontes, uma investigação profunda, mais demorada, excluindo hipóteses falsas. Uma das partes da Fórmula , investigar por si mesmo, fica restrita à coleta e interpretação de dados providos por terceiros. Infelizmente isso não é o ideal, mas o cruzamento de inúmeros dados aumenta a chance de perceber a verdade e o engodo. O ideal era podermos investigar as coisas " in loco". Baseado nessa constatação, alguns assuntos interessantes nos dias atuais estão fora do nosso alcance inteligente, pois não teremos acesso à pesquisa em tempo real, mas apenas a resultados alheios.Então, a conclusão inteligente é que "não sabemos o suficiente para concluir", não simplesmente comprar a versão dos cientistas.


A Ciência não mente, porque quem faz a Ciência são os cientistas. Muitas pesquisas científicas com aval acadêmico demonstraram ser fraudes no decorrer da história. Alguns cientistas forçavam dados para comprovar suas teses, mesmo que isso não ocorresse na natureza real das coisas em investigação. O interesse do pseudocientista sobrepujou o amor à verdade, uma característica do verdadeiro cientista. A Ciência acolhe no seu seio cientistas e pseudocientistas. Quando lemos algum artigo científico, não podemos terceirizar nosso senso crítico, mas apurar mais ainda os sentidos.


Quais são as motivações por trás das fraudes? Obter verbas de pesquisa. Se não houver apresentação de resultados ( mesmo falsos), o dinheiro não é liberado. Tentativa de se destacar no meio científico( motivos de ego), ganhar dinheiro e fama, " porque o mundo é corrupto e podre".Se 20 % da população é composta por trapaceiros, porque seria diferente com os cientistas?


Em quem confiar? Na mídia, não! Na Ciência, não! No vizinho, não! Na família, não! Nos políticos, NNãaaaaaaaaaaaaaaaao! Temos a necessidade psicológica de confiar, não é mesmo?. E preguiça de investigar as coisas, preferindo "respostas mastigadas". Há também a falta de tempo, iniciação intelectual em áreas densas da ciência, falta de conhecimentos básicos de métodos de investigação científica. Vivemos no caos da desinformação e da paranóia. E na terra de cego, quem tem um olho( pseudocientistas) , é rei! Mas a Fórmula da Inteligência contrapõe-se a isso de maneira simples e elegante. No final da aplicação você pode concluir com certeza sobre algo ou a certeza de que ainda tem incerteza! Não existem outras possibilidades. E nada mais libertador do que uma bússola de verdade!


A história mostra que muitos pseudocientistas agem em conluio com outros pseudocientistas. Estimativas demonstram que 10 % das pesquisas acadêmicas publicadas são falsas. Parece que a regra atual é quantidade e não qualidade. Por isso, muitas pesquisas falsas passam no crivo da análise de outros cientistas. Se esses cientistas que avaliam são pseudocientistas , a festa da corrupção está feita! Recentemente houve vazamento de informações virtuais( pela ação de hackers), que comprovou adulteração de dados, aumento de riscos( superestimação) em relação a investigação do aquecimento global.( Por que será que os EUA não esquentam a cabeça com essa "ameaça do aquecimento global"?).


Por que é tão fácil trapacear na ciência? Porque se trata de quase uma ficção científica. A diferença entre a ciência e a ficção científica pode ser somente o grau de criatividade. Muitos pseudocientistas são tão criativos, que inventam ficção científica "dentro dos moldes do método científico", adulterando dados, forjando dados, inventando dados, para terem um resultado previamente desejado. Mágica simples! E quem vai duvidar desses doutos? Nós, simples mortais? Com que autoridade? Com que conhecimento? O problema é que a ciência foi invadida por interesses mundanos além dos interesses da busca da verdade. A trapaça está lá! Excluamos a trapaça ou estaremos pensando e agindo de maneira que exclui qualquer percepção inteligente. Além disso, existe a trapaça das palavras, interpretações do que as "teses queriam dizer", demandando "novas pesquisas", " mais verbas". Um conluio global e epidêmico.


A aplicação da Fórmula da Inteligência oferece uma resposta a essas fraudes veladas ou descaradas. Basta escolher um tópico para investigar com profundidade e honestidade. Fazendo a coleta de dados reais, excluindo a trapaça, excluindo as hipóteses falsas, experimentando por si mesmo as etapas do processo de investigação e refletindo muito, vamos chegar à verdade. Ou vamos desmascar a mentira ou ambos!


Outra mania( fraude) dos cientistas é escolher os tópicos que interessam investigar na Ciência. Se não interessa, fingem que não existe , é maluquice de alguém. A Ciência deveria ter a coragem de investigar tudo, até o absurdo e prover explicações que explicam o absurdo! Provar cientificamente que o absurdo é cientificamente absurdo. Assuntos fora do escopo do materialismo são considerados indignos de investigação. Limitar o exame de dados já é uma forma de pseudociência!



Nenhum comentário:

Postar um comentário