terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Comunicação



A Fórmula da Inteligência examina hoje o tópico Comunicação.


Ampliando a Percepção Acurada(P): Comunicação , pelo dicionário, significa " informação; "transmissão; " notícia"; " passagem"; " ligação"; " convivência"; " relação", " correspondência", "propagar-se", "transmitir-se". Vem de communicatione, que significa "processo pelo qual ideias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social"; " lugar por onde se passa de um ponto para outro"; "dar acesso a", proporcionar uma passagem para."


A Fórmula da Inteligência demonstra que a Comunicação nas suas diferentes acepções é um tópico de suma importância para a evolução humana e a interação entre as pessoas. Estamos nos referindo a comunicação, cujo conceito é o processo pelo qual ideias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, de um lugar por onde se passa de um ponto para outro." Qualquer pessoa acha que está se comunicando, simplesmente por abrir a boca e dizer algo, ou pegar o lápis e escrever algo, ou falar incessantemente. Não, a comunicação é uma tecnologia que precisa ser aprendida, apreendida e treinada. Ninguém nasce sabendo se comunicar adequadamente.


A Fórmula da Inteligência revela que o sucesso pessoal e financeiro estão diretamente relacionados com a capacidade de se comunicar, em qualquer área do conhecimento humano. O descuido no processo de se comunicar gera a confusão nos relacionamentos humanos e confusão na conversa interior( self-talk). A capacidade de comunicação é uma tarefa hercúlea, apesar de operacionalmente simples, pois fatores externos e internos atrapalham o processo puro de comunicação entre as pessoas, contaminando interpretações e trocas mutuamente satisfatórias.


A comunicação é o processo de emitir informações através do espaço físico, utilizando meios verbais, escritos ou icônicos, para se fazer entendido na outra ponta( receptor). O ciclo de comunicação eficaz é simples, mas desafiante. Cabe ao comunicador emitir as ideias, sentimentos, pensamentos através do espaço físico, encarregando-se de conferir se esses blocos de informações são captados pelo receptor ( e duplicados= entendidos), que devolve a confirmação receptiva. O ciclo completo é emissão- duplicação- devolução- confirmação da devolução.


A Fórmula da Inteligência revela que quaisquer alterações nesse processo causam a ineficácia na comunicação. Algumas pessoas são incapazes de completar o ciclo. São maus comunicadores! Criam confusão e desentendimentos, no mínimo sinal. Toda vez que encontramos brigas verbais, embates, "donos da verdade", pessoas tentando ser "persuasivas", vendedores chatos, professores enfadonhos, chefes agressivos, funcionários passivos, estamos diante de erros básicos do processo de comunicação.


Vamos a exemplos. As pessoas em geral acham que os bons comunicadores são falantes e extrovertidos e divertidos e brincalhões, dando tapinhas nas costas do interlocutor. Essa visão esteriotipada não corresponde à verdade. A Fórmula da Inteligência revela que a comunicação não pode ser um processo esteriotipado. Cada interação necessita da adaptação dos interlocutores. O mais importante é a transmissão das ideias e informações, com a completa compreensão do significado que foi tencionado transmitir. Além de checar se o interlocutor entendeu a mensagem, devemos checar se ele entendeu o "significado da mensagem". Faz-se isso pedindo para que o interlocutor repita , nas suas palavras, o que ele entendeu da mensagem. Se houve duplicação do significado que você transmitiu, então houve comunicação real.


Algumas pessoas são péssimas comunicadoras. Falam obsessivamente, falam incessantemente, sem um foco de pensamento, "atirando para todos os lados", outros falam compulsivamente, nunca dando espaço para a transação de ideias. São donos de monólogos. Vendedores profissionais falam com palavras hipnóticas, tentando induzir a compra de algum produto. Tudo isso é lixo! Nenhuma comunicação acontece verdadeiramente sem a construção de pontes de afinidade entre os comunicadores. Hipnotizar alguém é roubar-lhe o direito de escolher por si mesmo( ferindo a Fórmula da Inteligência). Portanto, funciona uma vez e nunca mais. Queremos nos comunicar o máximo de tempo , com o máximo de pessoas , em busca de sobrevivência ótima.


A Fórmula da Inteligência revela que a capacidade de se comunicar é uma marcador de saúde mental. Quanto melhor se comunica uma pessoa, mais saudável mentalmente ela é. Quanto mais insana uma pessoa, mais ela se descomunica por transtornos no nível de interação intrapsiquíca e social. Podemos avaliar o grau de insanidade de uma pessoa pela maneira como ela fala, escreve, defende seus pontos de vista e emite sensações e sentimentos no ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário