quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Vivendo a Vida dos Outros



A Fórmula da Inteligência investiga hoje o tópico " Vivendo a Vida dos Outros".



Ampliando a Percepção Acurada( P): Vida vem do latim "vita", que significa "estado de atividade imanente dos seres organizados"; "duração das coisas"; "existência"; "união da alma com o corpo"; "espaço de tempo compreendido entre o nascimento e morte do ser humano"; "espaço de tempo em que se mantém a organização dos seres viventes"; " estado da alma depois da morte"; "ocupação, emprego, profissão"; " princípio de existência de força"; " condições de bem-estar, energia, vigor , progresso"; " animação"; " entusiasmo";


A Fórmula da inteligência detecta que existem inúmeras acepções heterogêneas para o conceito de vida. Portanto, não sabemos muito sobre a vida. Da mesma maneira que na Medicina, quando temos diferentes tratamentos que não funcionam, provavelmente , não sabemos tratar da doença em questão por falta de uma boa definição dessa doença e "atiramos para todos os lados". Algumas definições de vida nos são úteis para a análise do tópico de hoje e estão referidas acima. Não vamos entrar nas subclassificações, como "vida cristã", " vida intra-uterina", "vida de cachorro"( risos), "vida particular", "vida pública" e outras vidas. Adicionar um especificador a um conceito heterogêneo é aumentar mais a bagunça da falta de definição.


A definição de "estado de atividade imanente"( immanente, do latin), significa que está na essência do todo, pela filosofia. Imanente significa aderente, perdurável. Quando examinamos o termo atividade( do latim activitate), encontramos " multiplicidade de trabalhos e ideias dos homens"; " qualidade do que é ativo". A outra definição interessante é " princípio da existência de força"; " condições de bem-estar, energia, vigor, progresso". Fiquemos com essas definições inicialmente.


Vida é o "estado de atividade imanente, mantido pelo princípio da existência de força, condições de bem-estar, energia , vigor e progresso."


Vida não é " o espaço entre o nascimento e morte do ser humano", vida não é "estado da alma depois da morte". Notem que essas duas acepções são circulares, isto é, não definem absolutamente nada. É o mesmo que dizer que rio é o percurso entre a cascata e o mar. Vida não é espaço entre duas coisas, como o dicionário coloca. Vida pode ser a "ocupação ,emprego e profissão", se definirmos que estamos tratando da "essência do todo." O trabalho, o emprego ou a profissão de alguém pode ser a essência da sua atividade( conceito válido de vida).


A Fórmula da Inteligência demonstra que a maioria das pessoas( uns 95 %, a grosso modo) vivem a vida dos outros. Isso significa que elas não usufruem de um estado de atividade imanente, mantido pelo princípío da existência de força, condições bem-estar, energia, vigor e progresso( evolução). Como não existe espaço- tempo entre coisas no universo, a não ser o tempo que nós decidimos contar( a partir do "big bang , por exemplo,) isto é, o momento atual em sequência ao anterior na minha contagem pessoal, é impossível não viver a vida. A vida está sendo vivida, mas geralmente a dos outros. Se 95 % das pessoas estão insatisfeitas com o seu trabalho atual( inexistência de condições de bem-estar, energia, vigor e progresso), a essência, que é o trabalho, é a vida do patrão. Ou a vida do marido! A vida dos filhos! Ou a vida dos pais! Ou a vida do time de futebol! O a vida da gangue! O a vida do general! Ou a vida do exército! Viver a vida de outrem é a regra da maioria das pessoas. Sem se aperceberem disso, seguem no seu tempo como "sem tempo", sem motivação, com dúvidas existênciais.


A Fórmula da Inteligência revela que o estado de infelicidade que acomete as pessoas deriva, em grande parte, do seu afastamento da decisão de viverem suas próprias vidas. Uma mãe , quando filho sai de casa, sofre o que chamamos de "síndrome do ninho vazio". O filho(a) foi embora e agora essa mãe não tem uma vida para viver. Ela cai em depressão. A esposa que não trabalha, vive a vida do marido. Quando o marido a abandona, ela cai em depressão, porque ela não tem uma vida para viver. O empregado, quando demitido, cai em depressão, pois o patrão recusa-se a deixá-lo continuar a viver a vida do patrão. Ele fica sem vida. Nesse momento, muitas pessoas se dão conta que ser demitido é a melhor decisão para tomarem suas vidas de volta. Pular para o grupo de 5%. Não temos a pretensão aqui de achar que as pessoas vão descobrir isso lendo esse blog. Mas temos a explicação para vários fenômenos observáveis na sociedade. As doenças psicossomáticas( a mente produzindo sintomas físicos) podem decorrer de insatisfações por não viverem a própria vida. Os quadros de estresse agudo podem decorrer de sobrecarga da vida de outros( doentes, cônjuges, dívidas, brigas). Se a pessoa não tiver uma vida para qual voltar, ela vai buscar uma outra vida de outrem para viver. Vemos aqui os eternos "otários(as)", que são explorados, usados, abusados e jogados fora, por quem vive a sua vida de maneira maliciosa e maligna. Nenhuma pessoa do grupo dos 5 % aceita que outra pessoa parasite a vida de alguém, por falta de uma vida. Sabem os gurus? os líderes? Eles aceitam que pessoas sem vida própria usufruam da vida das seitas.


A Fórmula da Inteligência identifica outras causas de terceirização da vida. Uma delas é dependência dos outros por medo de viver. A outra é assumir o cuidado de algum doente e abdicar da própria existência. A outra é quando a pessoa não acredita ser merecedora de um projeto ativo de vida , escolhido livremente. Então para evitar a crítica alheia( que rebaixa mais a autoestima), aceita a vida do pai, da mãe, do irmão, do esposo, da esposa, do partido político.


O primeiro passo para devolver a sanidade mental para todas as pessoas a ajudá-las a viver as suas próprias vidas! E viver as próprias vidas é um processo ativo, que envolve evolução pessoal e contribuição para o bem-estar dos outros. Isto é, só tem vida, quem é produtivo! Só é produtivo, quem faz uma diferença no mundo aos seus próprios olhos, por escolher causar mudanças e não ser controlado por mudanças. Por isso, num mundo globalizado, apenas 5 % das pessoas se sentem assim. 95 % vivem vidas de outros!


Qualquer tratamento oferecido dentro do modelo de mundo de viver a vida de outrem é ineficaz. O primeiro passo é resgatar a pessoa para a sua própria vida( nem que seja vazia inicialmente), para começar a existir. Seja largando o marido ou a esposa( não precisa se separar, mas precisa separar-se da vida do outro), seja largar o patrão( não precisa pedir demissão, mas é imperativo encontrar um motivo pessoal de trabalho), " estou construindo uma catedral, não apenas assentando tijolos". Viver é evoluir. Se no seu íntimo você se sente estagnado, está vivendo a vida de outrem, das imposições da sociedade, do vizinho, do colega de profissão, Se você está com energia, bem-estar, vigor e evolução, está vivendo a sua vida genuinamente. E o que dizer das mães que vivem para os filhos? Elas não têm bem-estar, vigor, energia e evolução? Até certo ponto, sim. Enquanto o bebê é pequeno e dependente( estado de neotonia), o papel de mãe é extremamente vital. A partir de uma idade( vamos falar 18 anos), as mães que insistem em viver a vida dos filhos, estão doentes! E as mães que não cuidam de seus filhos pequenos e dependentes também estão doentes, porque elas estão vivendo a vida de outrem e não as suas próprias( mãe real).


Enfim, a Fórmula da Inteligência revela que muitas pessoas sem vida, vivem a vida dos outros. Pessoas malignas permitem que essas pessoas sem vida vivam a vida deles, para auferir , egoisticamente, benefícios exclusivos para si, empobrecendo os desvitalizados, num jogo de poder. O poder aqui é aumentar a dependência, seja financeira, emocional, profissional , afetiva ou sexual, para dominar, controlar, explorar, oferecer-se para ser parasitado. Também revela que pessoas que vivem vidas conturbadas( psicopatas, dependentes químicos, somatizadores, transtornados mentalmente) oferecem as suas vida para serem vividas por outros que não encontram uma "atividade"´( vida) nas suas próprias oportunidades.


Quando encontramos insanidade e exploração, estamos diante de vidas trocadas.


O segredo para contraneutralizar esse estado de inexistência vital, é aplicar a Fórmula da Inteligência nas relações humanas. Nem todas as pessoas serão capazes de resgatar suas vidas. Para essas pessoas, não há solução viável. Eles morrerão e continuarão vivendo vidas de outros onde quer que estiverem. Só existe uma vida verdadeira, a de cada um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário