segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Religião e Seitas


A Fórmula da Inteligência examina hoje os tópicos Religião e Seitas.




Ampliando a Percepção Acurada(P): Religião é "culto prestado a divindade"; "doutrina ou crença religiosa"; " Comunidade religiosa que segue a regra do seu fundador ou reformador"; vem do latim religione, "serviço ou culto a Deus, ou a uma divindade qualquer, através de ritos, preces e mandamentos divinos"; "sistema dogmático e moral"; " prática de preceitos divinos ou revelados"; "cerimonial litúrgico"; "instituição social com crenças e ritos"; " instituição social criada em torno de um ou vários seres sobrenaturais e de sua relação com os homens"; Seita: vem do latim secta, qualquer escola filosófica , cujos métodos ou doutrinas divergem dos seguidos geralmente; "ramo dissidente de uma igreja estabelecida; "grupo de pessoas que seguem determinados princípios e doutrinas, diversos dos geralmente aceitos no meio; "teoria de algum professor célebre, seguido por muitos prosélitos"; "bando"," facção"," partido."




A Fórmula da Inteligência revela que as religiões e seitas são válidas na medida que promovem o crescimento pessoal e a libertação de pensamento e são inválidas na medida que promovem a empobrecimento pessoal e a escravização do pensamento.


A necessidade de vinculação a um movimento religioso ou sectário é inerente ao ser humano, da mesma maneira que ele precisa integrar-se a outros movimentos sociais, sejam políticos, profissionais, comunitários, familiares, humanitários, esportivos, etc. A religião é tão antiga quanto a política e a filosofia, portanto, incrustada no inconsciente coletivo. Pertencer a algo faz parte da necessidade humana e psicológica de pertencimento. Pertencer a algo maior faz parte do imperativo de transcender, uma busca de sentido existencial. Nesse campo fértil e universal, as religiões e seitas conquistam adeptos.


Nenhuma religião é melhor ou pior do que outra, na medida em que a escolha é do fiel. Como um produto a ser oferendado, a garantia de aceitação e de não devolução é do cliente( fiel). A qualidade do produto depende da exigência do cliente quanto ao preenchimento de uma necessidade. De acordo com essa necessidade( crença), algumas religiões oferecem produtos personalizados para fomentar a fé de cada um. Quando um cliente muda de crença( tem outras necessidades), ele muda de religião. Quando os produtos oferecidos são demasiado simplórios para o psiquismo do fiel, ele recusa o produto( vira ateu), mas busca outros produtos para colocar no seu lugar( ciência, filosofia, política). O ateu não acredita em Deus, mas acredita na transcendência pessoal através da ciência. O filósofo transcende pela filosofia. A necessidade de pertencimento e de transcendência são universais e continuam. A religião dos cientistas é a ciência, a religião dos filósofos é filosofia. Todos nós precisamos encontrar um sentido existencial. Conforme nossas capacidades intelectuais, buscamos produtos mais ou menos sofisticados para alcançar esse fim.


As religiões possuem o" status" de religião por serem mais antigas e abocanharem um mercado maior de fiéis. Por louvarem um deus ausente, secular, culturalmente arraigado, baseado em escrituras sagradas( ?), como a Bíblia, possuem um apelo e poder superior às seitas. As seitas são movimentos mais fracos, louvam alguém ainda vivo( com idéias bizarras muitas vezes, por isso a má fama), culturalmente desarraigado, com uma fatia pulverizada do mercado.


Existem seitas maléficas e benéficas. Existem religiões benéficas e maléficas. A validade de uma religião ou seita está nos resultados que ela produz. Vamos a exemplos. Jogar aviões em prédios em nome de uma fé que ceifa vidas, na minha humilde opinião, é uma aberração! Apesar de ser uma religião milenar, o resultado é trágico e violento. Qual a validade? Responda você! Uma religião que nega os avanços científicos e da medicina, em nome de um dogmatismo da idade média, na minha humilde opinião, é contraproducente, pois estimula o atraso e a proliferação de doenças! Responda você! Uma religião que prega a proibição da transfusão sanguínea, preferindo que o fiel morra de hemorragia, em nome de uma crença, é no mínimo absurda! Responda você! Veja, não estou analisando os preceitos religiosos, mas apenas as consequências no mundo real. Uma seita que prega suicídio coletivo para pegar uma carona num rabo de cometa, não parece produzir nada além de cadáveres que deixam trabalho para os vivos! E sofrimento para os familiares menos crédulos. Responda você!




A Fórmula da Inteligência revela que cada ser humano busca por sentido existencial e transcendência. Isto é, cada pessoa , no seu íntimo, precisa pertencer a um todo maior que ele mesmo. A sua trajetória almeja transcender os limites materiais, seja através da fé numa divindade poderosa, que justifique a existência, seja a fé na contribuição científica, que fará a vida valer a pena para a pessoa e aqueles que se beneficiam da pesquisa científica. Todos somos seres espirituais( mesmo ateus), pois o espírito é a essência ,além da aparência. Um cientista não consegue acreditar em Adão e Eva, isso é muito infantil e metafórico, nem em quarenta virgens no paraiso( isso é delírio), mas acredita em universos paralelos e partículas quânticas, onze dimensões, universos" enrolados" , big bang, com evidências ausentes ou tênues( fé científica que apoia uma teoria plausível).




A religião sem a ciência ,a ciência sem a religião, estão incompletas. A religião proporciona o sentido existencial, o automelhoramento, a evolução. A ciência proporciona as explicações e os avanços para o aproveitamento evolutivo. No futuro, religião e ciência caminharão juntas, sem rancor. Elas não são antagônicas, mas complementares. Qualquer sensação de antagonismo foi criada pelos seus adeptos, não pela verdade. Da mesma maneira que existem religiões e seitas inválidas, há interesses ocultos na prática religiosa de fiéis. O fiel não é a religião, como o cientista não é a ciência. Os postulados da ciência recusam-se a investigar o mundo espiritual. Por isso, para a ciência, o espírito não existe! Mas a Fórmula da Inteligência revela que somos seres espirituais, vivendo num mundo físico. Existem provas científicas da separação do corpo e do espírito, através de experiência de quase morte(EQM). Quanto à existência de Deus, ainda não temos provas científicas. Talvez a prova da existência de Deus é o somatório de coisas que a Ciência não explica e nunca explicará! A Ciência é um método, mas não o único método para o saber. Apesar disso, a minha religião continua sendo a Ciência!

Um comentário:

  1. Marcos excelente blog, muito congruentes suas concepçõies às minhas, sugiro que troque a cor amarela do texto por azul ou laranja ou modifique o fundo para uma cor mais escura. Parabéns e obrigado por compartilhar sua sabedoria!

    ResponderExcluir