sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Recomendação de Leitura para desenvolver a Inteligência Evolutiva


A recomendação da semana para o desenvolvimento da Inteligência Evolutiva é o livro " O Combustível Espiritual" , do autor Ari Paluch.

Recomendação de Leitura para desenvolver a Inteligência Cognitiva






A recomendação da leitura da semana para aumento da inteligência cognitiva é " Inteligência Prática", do autor Karl Albrecht. Um dos melhores livros que já li! Altamente indicado para turbinar a inteligência na vida cotidiana. Imperdível! O autor escreve com clareza e acuidade e bastante didática.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A Ciência , Equívocos e Mentiras



A Fórmula da Inteligência examina hoje Ciência, Equívocos e Mentiras.


A Fórmula da Inteligência(I) para quem não lembra é a seguinte:


I= Software Mental Inteligente(S ) - Trapaça( T)


Software Mental Inteligente(S)= Percepção Acurada(P) + Investigação por si mesmo + Exclusão de hipóteses falsas.


A Ciência é um método de investigação da verdade, através de aplicação de metodologia de pesquisa, com formulação de hipóteses , comprovação ou refutação das hipóteses e replicação dos resultados por outros pesquisadores independentes.


Os "cientistas" são pessoas falíveis, com interesses pessoais e corporativos, com percepções inacuradas, como qualquer ser humano. Em virtude disso, cometem equívocos. Além dos equívocos por análise inacurada de dados percebidos, o que leva a" falsas verdades", muitas são convenientes para o reforço de "teses científicas" pregressas. Além do equívoco na condução das pesquisas, existe o uso da mentira deslavada. Isso mesmo, cientistas mentem! Diante desse quadro, a aplicação da Fórmula da Inteligência por qualquer pessoa leiga permite avaliar os "resultados científicos" propostos por qualquer "cientista" e decidir se a tese é procedente ou não. Na Fórmula da Inteligência aplicamos a subtração da trapaça( a mentira dos cientistas) e descartamos a falsa verdade científica.


No tópico trapaça( vide Fundamentos da Trapaça I e II), a tarefa pode ser um pouco mais árdua, pois teremos que examinar dados. Se esses dados forem falsos, as conclusões serão falsas. O segredo é o cruzamento de dados de diferentes fontes, uma investigação profunda, mais demorada, excluindo hipóteses falsas. Uma das partes da Fórmula , investigar por si mesmo, fica restrita à coleta e interpretação de dados providos por terceiros. Infelizmente isso não é o ideal, mas o cruzamento de inúmeros dados aumenta a chance de perceber a verdade e o engodo. O ideal era podermos investigar as coisas " in loco". Baseado nessa constatação, alguns assuntos interessantes nos dias atuais estão fora do nosso alcance inteligente, pois não teremos acesso à pesquisa em tempo real, mas apenas a resultados alheios.Então, a conclusão inteligente é que "não sabemos o suficiente para concluir", não simplesmente comprar a versão dos cientistas.


A Ciência não mente, porque quem faz a Ciência são os cientistas. Muitas pesquisas científicas com aval acadêmico demonstraram ser fraudes no decorrer da história. Alguns cientistas forçavam dados para comprovar suas teses, mesmo que isso não ocorresse na natureza real das coisas em investigação. O interesse do pseudocientista sobrepujou o amor à verdade, uma característica do verdadeiro cientista. A Ciência acolhe no seu seio cientistas e pseudocientistas. Quando lemos algum artigo científico, não podemos terceirizar nosso senso crítico, mas apurar mais ainda os sentidos.


Quais são as motivações por trás das fraudes? Obter verbas de pesquisa. Se não houver apresentação de resultados ( mesmo falsos), o dinheiro não é liberado. Tentativa de se destacar no meio científico( motivos de ego), ganhar dinheiro e fama, " porque o mundo é corrupto e podre".Se 20 % da população é composta por trapaceiros, porque seria diferente com os cientistas?


Em quem confiar? Na mídia, não! Na Ciência, não! No vizinho, não! Na família, não! Nos políticos, NNãaaaaaaaaaaaaaaaao! Temos a necessidade psicológica de confiar, não é mesmo?. E preguiça de investigar as coisas, preferindo "respostas mastigadas". Há também a falta de tempo, iniciação intelectual em áreas densas da ciência, falta de conhecimentos básicos de métodos de investigação científica. Vivemos no caos da desinformação e da paranóia. E na terra de cego, quem tem um olho( pseudocientistas) , é rei! Mas a Fórmula da Inteligência contrapõe-se a isso de maneira simples e elegante. No final da aplicação você pode concluir com certeza sobre algo ou a certeza de que ainda tem incerteza! Não existem outras possibilidades. E nada mais libertador do que uma bússola de verdade!


A história mostra que muitos pseudocientistas agem em conluio com outros pseudocientistas. Estimativas demonstram que 10 % das pesquisas acadêmicas publicadas são falsas. Parece que a regra atual é quantidade e não qualidade. Por isso, muitas pesquisas falsas passam no crivo da análise de outros cientistas. Se esses cientistas que avaliam são pseudocientistas , a festa da corrupção está feita! Recentemente houve vazamento de informações virtuais( pela ação de hackers), que comprovou adulteração de dados, aumento de riscos( superestimação) em relação a investigação do aquecimento global.( Por que será que os EUA não esquentam a cabeça com essa "ameaça do aquecimento global"?).


Por que é tão fácil trapacear na ciência? Porque se trata de quase uma ficção científica. A diferença entre a ciência e a ficção científica pode ser somente o grau de criatividade. Muitos pseudocientistas são tão criativos, que inventam ficção científica "dentro dos moldes do método científico", adulterando dados, forjando dados, inventando dados, para terem um resultado previamente desejado. Mágica simples! E quem vai duvidar desses doutos? Nós, simples mortais? Com que autoridade? Com que conhecimento? O problema é que a ciência foi invadida por interesses mundanos além dos interesses da busca da verdade. A trapaça está lá! Excluamos a trapaça ou estaremos pensando e agindo de maneira que exclui qualquer percepção inteligente. Além disso, existe a trapaça das palavras, interpretações do que as "teses queriam dizer", demandando "novas pesquisas", " mais verbas". Um conluio global e epidêmico.


A aplicação da Fórmula da Inteligência oferece uma resposta a essas fraudes veladas ou descaradas. Basta escolher um tópico para investigar com profundidade e honestidade. Fazendo a coleta de dados reais, excluindo a trapaça, excluindo as hipóteses falsas, experimentando por si mesmo as etapas do processo de investigação e refletindo muito, vamos chegar à verdade. Ou vamos desmascar a mentira ou ambos!


Outra mania( fraude) dos cientistas é escolher os tópicos que interessam investigar na Ciência. Se não interessa, fingem que não existe , é maluquice de alguém. A Ciência deveria ter a coragem de investigar tudo, até o absurdo e prover explicações que explicam o absurdo! Provar cientificamente que o absurdo é cientificamente absurdo. Assuntos fora do escopo do materialismo são considerados indignos de investigação. Limitar o exame de dados já é uma forma de pseudociência!



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Vivendo a Vida dos Outros



A Fórmula da Inteligência investiga hoje o tópico " Vivendo a Vida dos Outros".



Ampliando a Percepção Acurada( P): Vida vem do latim "vita", que significa "estado de atividade imanente dos seres organizados"; "duração das coisas"; "existência"; "união da alma com o corpo"; "espaço de tempo compreendido entre o nascimento e morte do ser humano"; "espaço de tempo em que se mantém a organização dos seres viventes"; " estado da alma depois da morte"; "ocupação, emprego, profissão"; " princípio de existência de força"; " condições de bem-estar, energia, vigor , progresso"; " animação"; " entusiasmo";


A Fórmula da inteligência detecta que existem inúmeras acepções heterogêneas para o conceito de vida. Portanto, não sabemos muito sobre a vida. Da mesma maneira que na Medicina, quando temos diferentes tratamentos que não funcionam, provavelmente , não sabemos tratar da doença em questão por falta de uma boa definição dessa doença e "atiramos para todos os lados". Algumas definições de vida nos são úteis para a análise do tópico de hoje e estão referidas acima. Não vamos entrar nas subclassificações, como "vida cristã", " vida intra-uterina", "vida de cachorro"( risos), "vida particular", "vida pública" e outras vidas. Adicionar um especificador a um conceito heterogêneo é aumentar mais a bagunça da falta de definição.


A definição de "estado de atividade imanente"( immanente, do latin), significa que está na essência do todo, pela filosofia. Imanente significa aderente, perdurável. Quando examinamos o termo atividade( do latim activitate), encontramos " multiplicidade de trabalhos e ideias dos homens"; " qualidade do que é ativo". A outra definição interessante é " princípio da existência de força"; " condições de bem-estar, energia, vigor, progresso". Fiquemos com essas definições inicialmente.


Vida é o "estado de atividade imanente, mantido pelo princípio da existência de força, condições de bem-estar, energia , vigor e progresso."


Vida não é " o espaço entre o nascimento e morte do ser humano", vida não é "estado da alma depois da morte". Notem que essas duas acepções são circulares, isto é, não definem absolutamente nada. É o mesmo que dizer que rio é o percurso entre a cascata e o mar. Vida não é espaço entre duas coisas, como o dicionário coloca. Vida pode ser a "ocupação ,emprego e profissão", se definirmos que estamos tratando da "essência do todo." O trabalho, o emprego ou a profissão de alguém pode ser a essência da sua atividade( conceito válido de vida).


A Fórmula da Inteligência demonstra que a maioria das pessoas( uns 95 %, a grosso modo) vivem a vida dos outros. Isso significa que elas não usufruem de um estado de atividade imanente, mantido pelo princípío da existência de força, condições bem-estar, energia, vigor e progresso( evolução). Como não existe espaço- tempo entre coisas no universo, a não ser o tempo que nós decidimos contar( a partir do "big bang , por exemplo,) isto é, o momento atual em sequência ao anterior na minha contagem pessoal, é impossível não viver a vida. A vida está sendo vivida, mas geralmente a dos outros. Se 95 % das pessoas estão insatisfeitas com o seu trabalho atual( inexistência de condições de bem-estar, energia, vigor e progresso), a essência, que é o trabalho, é a vida do patrão. Ou a vida do marido! A vida dos filhos! Ou a vida dos pais! Ou a vida do time de futebol! O a vida da gangue! O a vida do general! Ou a vida do exército! Viver a vida de outrem é a regra da maioria das pessoas. Sem se aperceberem disso, seguem no seu tempo como "sem tempo", sem motivação, com dúvidas existênciais.


A Fórmula da Inteligência revela que o estado de infelicidade que acomete as pessoas deriva, em grande parte, do seu afastamento da decisão de viverem suas próprias vidas. Uma mãe , quando filho sai de casa, sofre o que chamamos de "síndrome do ninho vazio". O filho(a) foi embora e agora essa mãe não tem uma vida para viver. Ela cai em depressão. A esposa que não trabalha, vive a vida do marido. Quando o marido a abandona, ela cai em depressão, porque ela não tem uma vida para viver. O empregado, quando demitido, cai em depressão, pois o patrão recusa-se a deixá-lo continuar a viver a vida do patrão. Ele fica sem vida. Nesse momento, muitas pessoas se dão conta que ser demitido é a melhor decisão para tomarem suas vidas de volta. Pular para o grupo de 5%. Não temos a pretensão aqui de achar que as pessoas vão descobrir isso lendo esse blog. Mas temos a explicação para vários fenômenos observáveis na sociedade. As doenças psicossomáticas( a mente produzindo sintomas físicos) podem decorrer de insatisfações por não viverem a própria vida. Os quadros de estresse agudo podem decorrer de sobrecarga da vida de outros( doentes, cônjuges, dívidas, brigas). Se a pessoa não tiver uma vida para qual voltar, ela vai buscar uma outra vida de outrem para viver. Vemos aqui os eternos "otários(as)", que são explorados, usados, abusados e jogados fora, por quem vive a sua vida de maneira maliciosa e maligna. Nenhuma pessoa do grupo dos 5 % aceita que outra pessoa parasite a vida de alguém, por falta de uma vida. Sabem os gurus? os líderes? Eles aceitam que pessoas sem vida própria usufruam da vida das seitas.


A Fórmula da Inteligência identifica outras causas de terceirização da vida. Uma delas é dependência dos outros por medo de viver. A outra é assumir o cuidado de algum doente e abdicar da própria existência. A outra é quando a pessoa não acredita ser merecedora de um projeto ativo de vida , escolhido livremente. Então para evitar a crítica alheia( que rebaixa mais a autoestima), aceita a vida do pai, da mãe, do irmão, do esposo, da esposa, do partido político.


O primeiro passo para devolver a sanidade mental para todas as pessoas a ajudá-las a viver as suas próprias vidas! E viver as próprias vidas é um processo ativo, que envolve evolução pessoal e contribuição para o bem-estar dos outros. Isto é, só tem vida, quem é produtivo! Só é produtivo, quem faz uma diferença no mundo aos seus próprios olhos, por escolher causar mudanças e não ser controlado por mudanças. Por isso, num mundo globalizado, apenas 5 % das pessoas se sentem assim. 95 % vivem vidas de outros!


Qualquer tratamento oferecido dentro do modelo de mundo de viver a vida de outrem é ineficaz. O primeiro passo é resgatar a pessoa para a sua própria vida( nem que seja vazia inicialmente), para começar a existir. Seja largando o marido ou a esposa( não precisa se separar, mas precisa separar-se da vida do outro), seja largar o patrão( não precisa pedir demissão, mas é imperativo encontrar um motivo pessoal de trabalho), " estou construindo uma catedral, não apenas assentando tijolos". Viver é evoluir. Se no seu íntimo você se sente estagnado, está vivendo a vida de outrem, das imposições da sociedade, do vizinho, do colega de profissão, Se você está com energia, bem-estar, vigor e evolução, está vivendo a sua vida genuinamente. E o que dizer das mães que vivem para os filhos? Elas não têm bem-estar, vigor, energia e evolução? Até certo ponto, sim. Enquanto o bebê é pequeno e dependente( estado de neotonia), o papel de mãe é extremamente vital. A partir de uma idade( vamos falar 18 anos), as mães que insistem em viver a vida dos filhos, estão doentes! E as mães que não cuidam de seus filhos pequenos e dependentes também estão doentes, porque elas estão vivendo a vida de outrem e não as suas próprias( mãe real).


Enfim, a Fórmula da Inteligência revela que muitas pessoas sem vida, vivem a vida dos outros. Pessoas malignas permitem que essas pessoas sem vida vivam a vida deles, para auferir , egoisticamente, benefícios exclusivos para si, empobrecendo os desvitalizados, num jogo de poder. O poder aqui é aumentar a dependência, seja financeira, emocional, profissional , afetiva ou sexual, para dominar, controlar, explorar, oferecer-se para ser parasitado. Também revela que pessoas que vivem vidas conturbadas( psicopatas, dependentes químicos, somatizadores, transtornados mentalmente) oferecem as suas vida para serem vividas por outros que não encontram uma "atividade"´( vida) nas suas próprias oportunidades.


Quando encontramos insanidade e exploração, estamos diante de vidas trocadas.


O segredo para contraneutralizar esse estado de inexistência vital, é aplicar a Fórmula da Inteligência nas relações humanas. Nem todas as pessoas serão capazes de resgatar suas vidas. Para essas pessoas, não há solução viável. Eles morrerão e continuarão vivendo vidas de outros onde quer que estiverem. Só existe uma vida verdadeira, a de cada um!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Limitações da Ciência



A Fórmula da Inteligência investiga hoje o tópico "Limitações da Ciência".



Ampliando a Percepção Acurada( P): Ciência vem do latim scientia, "que significa conhecimento, saber"; "conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios certos"; "ciências ocultas- alquimia, astrologia, quiromancia-; "ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo e observação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação de leis que os regem".


Existem diferentes campos científicos, todos com o uso de uma metodologia de investigação na busca do conhecimento fidedigno. Os métodos científicos exigem a observação, a formulação de hipóteses explicativas dos fenômenos observados e a replicação dos mesmos resultados por outros pesquisadores independentes. A Ciência ganhou o "status" de dona da verdade. Vivemos numa época que consideramos a ciência o meio mais sério de descobrir a verdade. E a Fórmula da Inteligência revela que a Ciência é o melhor método que inventaram para descobrir o âmago das coisas, pois é a que mais se aproxima da aplicação do processo analítico inteligente para descobrir a maioria das leis da natureza. Entretanto, a ciência não é infalível. Na realidade, a ciência comete muitos erros, o que podemos perceber no estudo da história. Verdades absolutas no passado hoje são descartadas, com o avanço dos estudos.


O objetivo hoje é investigar as limitações da ciência. A ciência elevou-se à dona absoluta das verdades. Isso ocorreu porque outras maneiras de investigar o mundo não tinham um método melhor. Isso não quer dizer que não houvesse verdades fora do mundo da ciência, mas que a ciência não estava disposta a investir tempo em dar a devida atenção a assuntos considerados fora do escopo do materialismo. Acreditamos que vivemos num mundo altamente tecnológico, com avanços incríveis na ciência. A Fórmula da Inteligência demonstra que isso é apenas aparência. Muitas explicações oferecidas pela ciência são resultado da conveniência de acreditar na teoria mais plausível, do que realmente investigar a verdade. A Ciência excluiu um dos componentes da Fórmula da Inteligência, a trapaça. Existem muitos "fatos científicos" que são convenientemente defendidos, porque a ciência recusa-se a ampliar a sua percepção além dos limites do mundo físico. Muitas descobertas estão contaminadas pelo interesse pessoal dos pesquisadores, que não são isentos e nutrem objetivos além do bem comum.


O pressuposto primordial da ciência é o materialismo. E o materialismo é o pressuposto errado. Quaisquer provas que negam o materialismo são descartadas como pseudociência, religião, crendices populares, assuntos esotéricos e ocultismo. A Fórmula da Inteligência demonstra que a ciência só vai evoluir quando tiver humildade para examinar esses fenômenos metafísicos. A metafísica faz parte do escopo da ciência, não apenas da Filosofia ou Religião. Existem interesses pessoais e corporativos que impedem a mudança do paradigma materialista. Há mais de dois séculos , a psicologia("estudo da alma") foi alterada para o estudo da mente, para haver uma chancela científica a essa prática, separando-a da religião ou outras formas de manifestações espirituais. Para ser uma ciência, bastava negar a existência do espírito.


A Fórmula da Inteligência revela que o futuro unirá o conhecimento de múltiplas tradições religiosas e a investigação científica mais idônea. Nos próximos cinquenta anos veremos mudanças na relação da ciência com a religião. Qualquer tipo de reducionismo é cego. A Religião sem a ciência é mentirosa. A Ciência sem a metafísica é incompleta.














sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ingratidão



A Fórmula da Inteligência examina hoje o tópico Ingratidão.


Ampliando a Percepção Acurada( P): Ingratidão vem do latim ingratidutine, que significa falta de agradecimento, reconhecimento, qualidade de ser ingrato. Por que escolher a ingratidão e não a gratidão? Porque nos interessa entender a ingratidão. A gratidão é autoexplicativa. Uma pessoa grata ( do latim gratu) é uma pessoa "aprazível, suave , agradável". Uma pessoa ingrata( do latim ingratu) é uma pessoa que "se esqueceu dos benefícios que recebeu"; "que não corresponde à afeição que se lhe dedica"; alguém "desagradável", "displicente"; "que não inspira".


A Fórmula da Inteligência demonstra que a gratidão é a mãe de todos os sentimentos. Uma pessoa ingrata está acometida na sua capacidade de espressar bons sentimentos. A gratidão é o sentimento mais fugaz nas pessoas, o que levou( cinicamente) ao conselho dado pelos exploradores de aproveitar logo para pedir um benefício em troca, antes que o outro esqueça do favor. As pessoas gratas verdadeiramente não pedem nada em troca, mas têm a esperança de estarem lidando com iguais( pares). Quando descobrem que o cordeiro era lobo, decepcionam-se. Todos nós buscamos o reconhecimento por termos ajudado alguém, mas esse reconhecimento não é vazio, egóico, mas a possibilidade de ver o crescimento no outro( através de sinais de maturidade , como a gratidão). Quando a pessoa ou pessoas que foram investidas de confiança se comportam de maneira ingrata, ficamos decepcionados."Decepcionar-se é desiludir-se, isto é, curar-se de uma ilusão para sempre". A Fórmula da Inteligência revela que a maioria das pessoas são ingratas, porque estão pouco afeitas ao seu desenvolvimento mental e espiritual. Pessoas ingratas são pobres, por isso elas não podem agradecer, porque ficarão mais pobres( darão algo de si), na concepção delas. Pessoas que vivem dentro do "paradigma da escassez"( vai faltar) são ingratas, porque acham que o mundo é ingrato com elas, concedendo tão pouco. Pessoas ingratas são superficiais, porque ao alcançarem um resultado, não investigam as consequências por trás dos seus atos( as perdas), nem aplicam a Fórmula da Inteligência para ampliar a percepção, logo comprando a história mais conveniente aos seus ouvidos.


A Fórmula da Inteligência revela que a ingratidão é um marcador seguro de transtorno mental. Os psicopatas são ingratos( risos), eles nem sabem o que é isso, os narcisistas são ingratos( eu me basto), os histéricos são ingratos( eu quero fazer meu show), as pessoas com baixa autoestima são ingratas( quando eu vencer, me vingo), os pseudomorais são ingratos( eu sei o certo e o errado). Enfim existe uma gama enorme de estruturas de identidade que se comportam de maneira ingrata. A ingratidão pode ser "displicente", conforme vimos no dicionário, mas pode ser conivente com situações erradas para atingir outrem. Existe a ingratidão passiva e a ingratidão ativa. Mas todo o ingrato está vazio. " Não se pode tirar água de um cântaro vazio".


Aqui nos interessa esse marcador de imaturidade, insanidade e pequenez espiritual e psicológica. A Fórmula da Inteligência demonstra que o contato constante com a ingratidão é inevitável e devemos estar preparados para lidar com ela. Seja nas famílias, na interação social, a regra é a ingratidão. A exceção, como tudo que se destaca, é a gratidão e na gratidão estão contidas as relações humanas mais profícuas. Não gaste seu tempo com ingratos, as desconexão dessas pessoas é um bálsamo para nossa saúde e vitalidade. Pare de ajudar as pessoas sem uma análise acurada e detalhada antes, para não ajudar ingratos. A convivência com os gratos enche nosso coração, porque a humildade é infinita, enquanto que a arrogância é rasteira e rala.


A Fórmula da Inteligência revela que a ingratidão é o marcador mais fidedigno da confiança, mas nem sempre é o mais rápido. Podemos descobrir a ingratidão depois de anos. Mas utilizando a Fórmula da Inteligência não nos enganamos mais. Isso faz bem para o nosso coração, valorizar quem merece verdadeiramente! Mas os ingratos já estão demasiadamente danificados para mudarem. Alguns podem se tratar, mas a essência nunca muda.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pensamentos


A Fórmula da Inteligência examina hoje o tópico Pensamentos.


Ampliando a Percepção Acurada( P): Pelo dicionário, pensamento é "faculdade de pensar"; " ideia, reflexão, consideração"; " intenção"; " conceito, opinião"; " ato do espírito ou operação da inteligência"; " ideia, lembrança"; " conjunto de ideias, valoração", " alma , espírito".


Pensamentos são fluxos etéreos que transitam na mente. Pensar, diferentemente do que fala o dicionário, é o ato de unidirecionar esses fluxos etéreos. A maioria das pessoas somente tem pensamentos, isto é, " ideias e lembranças", " conceitos e opiniões". A minoria pensa, isto é, " opera com inteligência"," considera", usa " a faculdade de pensar". A Fórmula da Inteligência estima que 99 % dos pensamentos humanos são inúteis, são lixo. Apenas 1% possui condições de serem aproveitados na transformação da vida, do mundo, das relações humanas e na evolução da humanidade.


O exercício de pensar pode ser aprendido. Através da aplicação sistemática da Fórmula da Inteligência, você pode, em 2 anos, pensar verdadeiramente por si mesmo( uma dos componentes da fórmula). A sociedade, a mídia e principalmente a educação ensinam as pessoas a não pensarem! O currículo escolar ensina matérias inúteis para a vida e negligencia( por desconhecimento e inteligência) as matérias vitais. Você aprende, na escola e na Universidade, onde, quando, por quê, mas não aprende como, nem para quê? A inteligência consiste em descobrir o como das coisas, o para quê das coisas e o mais importante: qual o 1 % dessa sobrecarga de dados e informações que vale a pena saber, o que denominamos sabedoria.


A Fórmula da Inteligência ensina você a trabalhar somente com 1 % da informação e descartar 99 % do lixo. Não ficamos admirados que a pessoa mediana tem um QI( quociente de inteligência) de 80 a 105, enquanto dos verdadeiros gênios( que são vanguardistas), têm um QI entre 150 e 190, pois o funcionamento mental é unidirecionado para o que importa. De hoje em diante, pergunte-se: _ Isso que estou lendo, ouvindo, faz parte da parcela de 1% ou de 99%? A lei 1/ 99 é a aplicação proficiente da Fórmula da Inteligência.


O cérebro humano pode sofrer evolução, através da criação de novas conexões sinápticas. Mas, verdadeiramente, o espírito humano que opera o cérebro precisa evoluir para utilizar plenamente a capacidade de pensar. Pegue um "motorista facão" e coloque a dirigir uma ferrari. O que vai acontecer? Pegue um piloto de fórmula 1 e coloque a dirigir um fusquinha 73. O que acontece? Pois a capacidade de pensar e elevar a inteligência humana a níveis extraordinários depende da evolução cerebral e do espírito. A definição " ato do espírito e operação da inteligência" é a melhor definição de todas.


Pessoas que pensam pouco, têm muitos pensamentos e , portanto, estão vulneráveis a neuroses, ideias obsessivas, pensamentos circulares, "pré"-ocupações, fantasias, repetição de ideias da televisão, da vizinha, dos parentes, dos boateiros de plantão. Pessoas que pensam , gastam menos energia cerebral que as pessoas que não pensam! Pensar é um processo econômico! Não pensar é um processo desgastante. Pesquisas de neuroimagem mostram que as pessoas de alto QI utilizam menos combustível cerebral( oxigênio e glicose), que pessoas de baixo QI. Como fica um carro com o motor desregulado? Isso mesmo, queima óleo.


A Fórmula da Inteligência é o caminho mais rápido para aprender a pensar, eliminar as preocupações desnecessárias e ficar mais inteligente. Comece hoje! A distância entre hoje e a meta são dois anos!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Comunicação



A Fórmula da Inteligência examina hoje o tópico Comunicação.


Ampliando a Percepção Acurada(P): Comunicação , pelo dicionário, significa " informação; "transmissão; " notícia"; " passagem"; " ligação"; " convivência"; " relação", " correspondência", "propagar-se", "transmitir-se". Vem de communicatione, que significa "processo pelo qual ideias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social"; " lugar por onde se passa de um ponto para outro"; "dar acesso a", proporcionar uma passagem para."


A Fórmula da Inteligência demonstra que a Comunicação nas suas diferentes acepções é um tópico de suma importância para a evolução humana e a interação entre as pessoas. Estamos nos referindo a comunicação, cujo conceito é o processo pelo qual ideias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, de um lugar por onde se passa de um ponto para outro." Qualquer pessoa acha que está se comunicando, simplesmente por abrir a boca e dizer algo, ou pegar o lápis e escrever algo, ou falar incessantemente. Não, a comunicação é uma tecnologia que precisa ser aprendida, apreendida e treinada. Ninguém nasce sabendo se comunicar adequadamente.


A Fórmula da Inteligência revela que o sucesso pessoal e financeiro estão diretamente relacionados com a capacidade de se comunicar, em qualquer área do conhecimento humano. O descuido no processo de se comunicar gera a confusão nos relacionamentos humanos e confusão na conversa interior( self-talk). A capacidade de comunicação é uma tarefa hercúlea, apesar de operacionalmente simples, pois fatores externos e internos atrapalham o processo puro de comunicação entre as pessoas, contaminando interpretações e trocas mutuamente satisfatórias.


A comunicação é o processo de emitir informações através do espaço físico, utilizando meios verbais, escritos ou icônicos, para se fazer entendido na outra ponta( receptor). O ciclo de comunicação eficaz é simples, mas desafiante. Cabe ao comunicador emitir as ideias, sentimentos, pensamentos através do espaço físico, encarregando-se de conferir se esses blocos de informações são captados pelo receptor ( e duplicados= entendidos), que devolve a confirmação receptiva. O ciclo completo é emissão- duplicação- devolução- confirmação da devolução.


A Fórmula da Inteligência revela que quaisquer alterações nesse processo causam a ineficácia na comunicação. Algumas pessoas são incapazes de completar o ciclo. São maus comunicadores! Criam confusão e desentendimentos, no mínimo sinal. Toda vez que encontramos brigas verbais, embates, "donos da verdade", pessoas tentando ser "persuasivas", vendedores chatos, professores enfadonhos, chefes agressivos, funcionários passivos, estamos diante de erros básicos do processo de comunicação.


Vamos a exemplos. As pessoas em geral acham que os bons comunicadores são falantes e extrovertidos e divertidos e brincalhões, dando tapinhas nas costas do interlocutor. Essa visão esteriotipada não corresponde à verdade. A Fórmula da Inteligência revela que a comunicação não pode ser um processo esteriotipado. Cada interação necessita da adaptação dos interlocutores. O mais importante é a transmissão das ideias e informações, com a completa compreensão do significado que foi tencionado transmitir. Além de checar se o interlocutor entendeu a mensagem, devemos checar se ele entendeu o "significado da mensagem". Faz-se isso pedindo para que o interlocutor repita , nas suas palavras, o que ele entendeu da mensagem. Se houve duplicação do significado que você transmitiu, então houve comunicação real.


Algumas pessoas são péssimas comunicadoras. Falam obsessivamente, falam incessantemente, sem um foco de pensamento, "atirando para todos os lados", outros falam compulsivamente, nunca dando espaço para a transação de ideias. São donos de monólogos. Vendedores profissionais falam com palavras hipnóticas, tentando induzir a compra de algum produto. Tudo isso é lixo! Nenhuma comunicação acontece verdadeiramente sem a construção de pontes de afinidade entre os comunicadores. Hipnotizar alguém é roubar-lhe o direito de escolher por si mesmo( ferindo a Fórmula da Inteligência). Portanto, funciona uma vez e nunca mais. Queremos nos comunicar o máximo de tempo , com o máximo de pessoas , em busca de sobrevivência ótima.


A Fórmula da Inteligência revela que a capacidade de se comunicar é uma marcador de saúde mental. Quanto melhor se comunica uma pessoa, mais saudável mentalmente ela é. Quanto mais insana uma pessoa, mais ela se descomunica por transtornos no nível de interação intrapsiquíca e social. Podemos avaliar o grau de insanidade de uma pessoa pela maneira como ela fala, escreve, defende seus pontos de vista e emite sensações e sentimentos no ambiente.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Religião e Seitas


A Fórmula da Inteligência examina hoje os tópicos Religião e Seitas.




Ampliando a Percepção Acurada(P): Religião é "culto prestado a divindade"; "doutrina ou crença religiosa"; " Comunidade religiosa que segue a regra do seu fundador ou reformador"; vem do latim religione, "serviço ou culto a Deus, ou a uma divindade qualquer, através de ritos, preces e mandamentos divinos"; "sistema dogmático e moral"; " prática de preceitos divinos ou revelados"; "cerimonial litúrgico"; "instituição social com crenças e ritos"; " instituição social criada em torno de um ou vários seres sobrenaturais e de sua relação com os homens"; Seita: vem do latim secta, qualquer escola filosófica , cujos métodos ou doutrinas divergem dos seguidos geralmente; "ramo dissidente de uma igreja estabelecida; "grupo de pessoas que seguem determinados princípios e doutrinas, diversos dos geralmente aceitos no meio; "teoria de algum professor célebre, seguido por muitos prosélitos"; "bando"," facção"," partido."




A Fórmula da Inteligência revela que as religiões e seitas são válidas na medida que promovem o crescimento pessoal e a libertação de pensamento e são inválidas na medida que promovem a empobrecimento pessoal e a escravização do pensamento.


A necessidade de vinculação a um movimento religioso ou sectário é inerente ao ser humano, da mesma maneira que ele precisa integrar-se a outros movimentos sociais, sejam políticos, profissionais, comunitários, familiares, humanitários, esportivos, etc. A religião é tão antiga quanto a política e a filosofia, portanto, incrustada no inconsciente coletivo. Pertencer a algo faz parte da necessidade humana e psicológica de pertencimento. Pertencer a algo maior faz parte do imperativo de transcender, uma busca de sentido existencial. Nesse campo fértil e universal, as religiões e seitas conquistam adeptos.


Nenhuma religião é melhor ou pior do que outra, na medida em que a escolha é do fiel. Como um produto a ser oferendado, a garantia de aceitação e de não devolução é do cliente( fiel). A qualidade do produto depende da exigência do cliente quanto ao preenchimento de uma necessidade. De acordo com essa necessidade( crença), algumas religiões oferecem produtos personalizados para fomentar a fé de cada um. Quando um cliente muda de crença( tem outras necessidades), ele muda de religião. Quando os produtos oferecidos são demasiado simplórios para o psiquismo do fiel, ele recusa o produto( vira ateu), mas busca outros produtos para colocar no seu lugar( ciência, filosofia, política). O ateu não acredita em Deus, mas acredita na transcendência pessoal através da ciência. O filósofo transcende pela filosofia. A necessidade de pertencimento e de transcendência são universais e continuam. A religião dos cientistas é a ciência, a religião dos filósofos é filosofia. Todos nós precisamos encontrar um sentido existencial. Conforme nossas capacidades intelectuais, buscamos produtos mais ou menos sofisticados para alcançar esse fim.


As religiões possuem o" status" de religião por serem mais antigas e abocanharem um mercado maior de fiéis. Por louvarem um deus ausente, secular, culturalmente arraigado, baseado em escrituras sagradas( ?), como a Bíblia, possuem um apelo e poder superior às seitas. As seitas são movimentos mais fracos, louvam alguém ainda vivo( com idéias bizarras muitas vezes, por isso a má fama), culturalmente desarraigado, com uma fatia pulverizada do mercado.


Existem seitas maléficas e benéficas. Existem religiões benéficas e maléficas. A validade de uma religião ou seita está nos resultados que ela produz. Vamos a exemplos. Jogar aviões em prédios em nome de uma fé que ceifa vidas, na minha humilde opinião, é uma aberração! Apesar de ser uma religião milenar, o resultado é trágico e violento. Qual a validade? Responda você! Uma religião que nega os avanços científicos e da medicina, em nome de um dogmatismo da idade média, na minha humilde opinião, é contraproducente, pois estimula o atraso e a proliferação de doenças! Responda você! Uma religião que prega a proibição da transfusão sanguínea, preferindo que o fiel morra de hemorragia, em nome de uma crença, é no mínimo absurda! Responda você! Veja, não estou analisando os preceitos religiosos, mas apenas as consequências no mundo real. Uma seita que prega suicídio coletivo para pegar uma carona num rabo de cometa, não parece produzir nada além de cadáveres que deixam trabalho para os vivos! E sofrimento para os familiares menos crédulos. Responda você!




A Fórmula da Inteligência revela que cada ser humano busca por sentido existencial e transcendência. Isto é, cada pessoa , no seu íntimo, precisa pertencer a um todo maior que ele mesmo. A sua trajetória almeja transcender os limites materiais, seja através da fé numa divindade poderosa, que justifique a existência, seja a fé na contribuição científica, que fará a vida valer a pena para a pessoa e aqueles que se beneficiam da pesquisa científica. Todos somos seres espirituais( mesmo ateus), pois o espírito é a essência ,além da aparência. Um cientista não consegue acreditar em Adão e Eva, isso é muito infantil e metafórico, nem em quarenta virgens no paraiso( isso é delírio), mas acredita em universos paralelos e partículas quânticas, onze dimensões, universos" enrolados" , big bang, com evidências ausentes ou tênues( fé científica que apoia uma teoria plausível).




A religião sem a ciência ,a ciência sem a religião, estão incompletas. A religião proporciona o sentido existencial, o automelhoramento, a evolução. A ciência proporciona as explicações e os avanços para o aproveitamento evolutivo. No futuro, religião e ciência caminharão juntas, sem rancor. Elas não são antagônicas, mas complementares. Qualquer sensação de antagonismo foi criada pelos seus adeptos, não pela verdade. Da mesma maneira que existem religiões e seitas inválidas, há interesses ocultos na prática religiosa de fiéis. O fiel não é a religião, como o cientista não é a ciência. Os postulados da ciência recusam-se a investigar o mundo espiritual. Por isso, para a ciência, o espírito não existe! Mas a Fórmula da Inteligência revela que somos seres espirituais, vivendo num mundo físico. Existem provas científicas da separação do corpo e do espírito, através de experiência de quase morte(EQM). Quanto à existência de Deus, ainda não temos provas científicas. Talvez a prova da existência de Deus é o somatório de coisas que a Ciência não explica e nunca explicará! A Ciência é um método, mas não o único método para o saber. Apesar disso, a minha religião continua sendo a Ciência!