sábado, 27 de março de 2010

A Tartaruga vence a Lebre

" Se você pode sonhar, você pode realizar. Lembre-se de que  toda a coisa começou com um ratinho."( Wall Disney)


A Fórmula da Inteligência examina hoje estratégias de mudança rumo à realização de sonhos.

Existem basicamente duas estratégias para a consecução de sonhos e objetivos na vida. A via rápida, chamada inovação, e a via lenta e constante, chamada Kaizen.

Vamos ampliar a Percepção Acurada(P): Inovação vem do latim innovatione e significa o "ato de introduzir novidades; "produzir algo novo"; "encontrar novos processos"; " é tomada de passos largos e imediatos para produzir o maior número possível de mudanças"; " é o ato de inventar, criar, renovar". Kaizen, por outro lado é uma filosofia japonesa, que se caracteriza " pela tomada de passos curtos e triviais para alcançar grandes objetivos a longo prazo"; " mudança para melhor"; "aprimoramento contínuo";

O mundo ocidental idealiza a estratégia da inovação, enquanto que o mundo oriental prefere a estratégia Kaizen.

A Fórmula da Inteligência revela que uma pessoa que possui uma estratégia, não possui estratégia alguma, porque algum imprevisto pode comprometer essa estratégia e o resultado ser nulo. Uma pessoa inteligente possui , no mínimo, duas estratégias, um plano A e um  plano B. As pessoas extremamente inteligentes possuem inúmeras estratégias para atingir os seus objetivos e estão constantemente criando, descobrindo ou adaptando novas estratégias a situações mutantes no mundo globalizado.

A ausência de opções de mudança é inerente a um estado pouco inteligente de vida. Se você quer aumentar a sua inteligência, amplie as sua estratégias. Como diz aquela música gaúcha, "se bala vem por baixo, nos jogamos por cima, se bala vem por cima, nos jogamos por baixo...", essa flexibilidade é uma característica inteligente. Lembre-se de que uma pessoa emburrecida, é uma pessoa privada de opções!

As duas estratégias básicas são: inovação e Kaizen. A Fórmula da Inteligência demonstra que aplicar a estratégia de Kaizen no dia-a-dia é a melhor escolha a longo prazo. Eventualmente, em alguns momentos críticos da sua vida, por escolha pessoal, depois de ter realizado grandes colheitas através de "passos pequenos , triviais e constantes a longo prazo", você pode escolher a inovação! O equívoco das pessoas que fracassam repetidamente( duas vezes e desistem) é tentar a inovação como a sua única estratégia de mudança! Tentam e fracassam! Se a  "bala de prata" não funcionar , o "lobo faminto devora todos os sonhos". O povo brasileiro possui "uma predileção ignorante" por aplicar suas economias em algum negócio próprio. E depois de 2 anos, ele vai à falência! Estratégia usada? Inovação!

A segunda estratégia, Kaizen, é mais realista e eficaz. Entretanto, o povo brasileiro( ou diria , o ser humano mediano) é imediatista. A única estratégia compatível com o imediatismo é a inovação. Por isso, as pessoas vivem dandos "chutes" para todos os lados, jogando na loteria, abrindo algum negócio "inovador", fantasiando com algum resultado milagroso do além. Em resumo, estão esperando por uma inovação! A inovação tem sido importante na evolução do mundo, mas ela é a exceção , não a regra. O povo brasileiro, com o seu QI de 87, acredita no inverso. Temos exemplos inspiradores como o de Bill Gates, que popularizou os computadores pessoais(PC), fazendo a maior inovação desde a entrada dos anos 90. Mas a estrada real para simples mortais é a estrada de "pequenos passos contínuos e triviais em direção a objetivos válidos". Como dizem os adeptos de Kaizen, "hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje".

Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou na vida do  indivíduo. O problema é que o povo brasileiro tem preguiça de esperar. Se inicia uma terapia, desiste na terceira sessão, porque nada aconteceu! Nada aconteceu! Três sessões e nenhuma inovação ocorreu!!! Enquanto isso, aqueles pacientes que perseveram por meses ou anos, colhem os frutos da mudança psicológica almejada.

A Fórmula da Inteligência revela que o caminho garantido para o sucesso, seja ele qual for, é a estratégia de Kaizen. Quando você dispuser de recursos financeiros suficientes e segurança maximamente necessária, pode optar por alguma tentativa de inovação. Se a inovação falhar, você retorna ao caminho constante de pequenas melhorias, sem arriscar demais. Pessoas viciadas em imediatismo, buscam exclusivamente a inovação. Pessoas preguiçosas buscam exclusivamente a inovação. Pessoas extremamente inteligentes buscam constantemente a estratégia de Kaizen e raramente buscam a inovação. Quando estão numa posição segura, podem, por escolha consciente ou por divertimento, buscar a inovação, sem nenhum desespero em conseguir. Quando fazemos os melhores negócios? Quando não precisamos desses negócios, temos dinheiro suficiente para barganhar e estamos dispostos a abandonar o campo de negociação a qualquer momento que decidirmos!

A Fórmula da Inteligência revela que a estratégia de mudança do povo brasileiro é compatível com o seu QI de 87. Nenhuma pessoa com inteligência acima da média ou que aplique os conhecimentos aqui contidos, investe em inovação como sua estratégia de mudança primária, mas tão somente como secundária.

Vocês sabem por que os ganhadores da loteria voltam a ficar pobres depois de alguns anos? A resposta superficial é porque "não sabem administrar o dinheiro". Alguém tem alguma dúvida de que essa resposta é correta? Mas ela diz alguma coisa útil? Não! As pessoas voltam a ficar pobres, porque se inebriam com o dinheiro( um símbolo) e começam a tentar inovações- inventar,criar, renovar( comprando, gastando), "produzindo algo novo"( comprar uma fazenda, um carro novo, doando dinheiro) e acabam dilapidando toda a riqueza ganha. " Veio fácil, vai rápido". Por que os avós constroem, os filhos conservam e os netos colocam fora?. Porque um processo de inovação se instala nas mentes dos netos, fazendo-os se oporem aos processos tradicionais de construção de riqueza- pequenos passos que construíram a riqueza a longo de gerações! Agora eles "sabem mais e vão revolucionar". A Inovação derrotou  Kaizen!

A Fórmula da Inteligência revela que não há atalhos na vida. O caminho garantido para a realização dos seus sonhos é através de " pequenos passos contínuos e triviais em direção aos seus sonhos mais inimagináveis".


terça-feira, 23 de março de 2010

Cuidado! QI Alto e Baixo Desempenho Acadêmico

Acompanho muitos vestibulandos e concurseiros! Observo dois problemas que afligem os candidatos. O primeiro problema é o QI baixo. O segundo problema é o QI alto. Como dizia Jean Paul Sartre, " o sucesso e o fracasso são feitos da mesma matéria".  O QI( quociente de Inteligência) é fator determinante em qualquer aprovação em concurso ou vestibular.  O QI é determinante no desempenho acadêmico. Inúmeros trabalhos demonstraram essa correlação direta. Não é o estudo que aumenta o QI. É o QI que possibilita o aproveitamento acadêmico!

Entretanto, algumas pessoas com  QI alto apresentam baixo desempenho acadêmico. Esse paradoxo não é difícil de solucionar. A pessoa que foi testada e apresenta QI acima da média, mas o seu desempenho acadêmico está abaixo da média, tem algum problema interferindo no aproveitamento escolar. Entre os problemas, podemos supor:

+ Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: muito comum acometer estudantes, que acabam tendo um desempenho aquém do seu potencial intelectual. Essa é a regra! Quando corrigimos o déficit com o uso de medicamentos como a ritalina, a modafinila e outros medicamentos específicos, devolvemos à pessoa a capacidade de utilizar a plenitude do seu potencial cerebral. Isso significa que a pessoa está com o "motor" ajustado, podendo correr dentro da sua eficácia ótima. Agora, se a pessoa não estudar, o carro vai continuar parado! A correção do déficit não aumenta a inteligência de alguém, mas devolve a capacidade de utilizar toda a inteligência que tem! Obviamente, que um fusca vai continuar sendo um fusca, e uma Ferrari vai continuar sendo uma Ferrari.

+ A pessoa ficou inebriada em saber que tem  QI alto e então acha que não  precisa estudar. Aprende por osmose. Isso é impossível. Mesmo pessoas de  QI alto ,se não canalizarem esse potencial na absorção de conteúdos, vão continuar somente com o  QI alto ,mas sem a vaga na Universidade ou no emprego público.

+ Pessoas com  QI alto não se adaptam a sistemas de ensino convencionais. Elas preferem métodos alternativos de estudo, assuntos não acadêmicos, são autodidatas, buscam assuntos extra-curriculares. OK! Nesse momento, quem tiver QI médio e alta disciplina desbanca as pessoas de QI alto nas provas!!!!

+ Pessoas com QI baixo acham que tem  QI alto e por isso não estudam! Para que estudar? Essas matérias são chatas, enfadonhas, horripilantes, induzem ao sono profundo. Uma parcela significativa, na minha casuística  e também através de observação, se enquadra nessa categoria. Geralmente não gostam de estudar, não gostam de aprender coisas novas( é muito cansativo!) e por isso justificam o motivo do porquê não estudar. Essas  pessoas não passam em cursos concorridos, nem  em concursos difíceis.

A Fórmula da Inteligência revela o segredo: Aliar QI  alto com alta disciplina = aprovação! Para quem não tem  QI alto, mas tem QI médio, a alta disciplina vai aumentar a sua probabilidade de aprovação, superando até mesmo aqueles de QI alto e baixa disciplina. Pessoas com QI baixo e alta disciplina passam em cursos pouco concorridos. Pessoas com QI baixo e baixa disciplina passam em faculdades particulares.

A Fórmula da Inteligência revela que  QI  alto é insuficiente para o sucesso acadêmico. Sem disciplina, o resultado é a reprovação! Comece a estudar, estude com determinação, pois fora dessa fórmula, as chances de aprovação são remotas.


sábado, 20 de março de 2010

Inclusão Social e Educação

Um tema bastante polêmico é a Inclusão social nas escolas. Crianças com necessidades especiais são colocadas na mesma sala de aula que crianças sem necessidades especiais com o intuito de realizar a inclusão social.

A Fórmula da Inteligência examina esse tópico e demonstra que o objetivo é louvável, mas a validade prática da iniciativa não se verifica. A escola é um local para aprendizagem, não para socialização. A socialização "pode" ser ( não necessariamente vai ser) um subproduto da interação escolar. Entretanto, o objetivo primordial da escola é ensinar e os alunos aprenderem.

Com a inclusão social cria-se uma situação de confusão de objetivos. Crianças com necessidades especiais são expostas a programas de ensino além de suas capacidades mentais e cognitivas de absorção, gerando aprendizagem baixa ou nula. Essa exposição é extremamente estressante, pois provoca o aparecimento de disparidades entre os alunos. Uma turma heterogênea diminui alguns e atrapalha outros.

Os professores também ficam atrapalhados, porque não conseguem lidar com esses alunos com necessidades especiais e acabam negligenciando as suas necessidades especiais. Os alunos sem necessidades especiais são travados na sua liberdade de avançar num ritmo de aprendizagem mais acelerado. A almejada integração social não ocorre, ficando apenas a inclusão forçada.

A Fórmula da Inteligência revela que nem sempre boas intenções são a solução mais prática para problemas de ordem social. É louvável resgatar os direitos dessas crianças com necessidades especiais. Para tanto, elas precisam de escolas especiais, com professores treinados especialmente para lidar com essas necessidades. Incluí-los numa sala de aula, sem o devido respeito das diferenças, vai gerar um prejuízo para todos. E é o que acontece.

Atendo pais que são contra a política da "Inclusão Social". Sentem-se obrigando a criança a se submeter a um sistema de ensino que não consegue atender as deficiências de aprendizagem dessa criança. Outros pais sentem-se prejudicados, porque seus filhos ficam atrapalhados com crianças com necessidades especiais na sala de aula, comprometendo o seu potencial de estudo. Vejo professores perdidos, que não sabem o que fazer( não receberam treinamento).

A Fórmula da Inteligência demonstra que a escola é local de estudo e não de socialização. Se frequentar uma escola fosse um fator determinante na socialização, todas as pessoas alfabetizadas e estudadas não sofreriam de ansiedade social ou mesmo fobia social, e isso ocorre frequentemente.

quarta-feira, 17 de março de 2010

O que as Pessoas Sábias fazem com o Dinheiro?




A Fórmula da Inteligência revela que o objetivo do dinheiro é acumular valor. A relação das pessoas com o dinheiro demonstra muito de suas personalidades.




O que as pessoas sábias fazem com o dinheiro?




Elas gastam! Isso mesmo, o objetivo de ter dinheiro é gastá-lo. Surpreso? A diferença está no que elas gastam. A resposta que as pessoas sábias encontram é : isso que eu estou comprando vale muito mais do que estou gastando?




Pode parecer que estou dando suporte aos perdulários, aos gastadores compulsivos , aos pródigos. Mas isso é só impressão. Gastar excessivamente não é sinônimo de gastar sabiamente.


O investimento do dinheiro em entendimento, sabedoria e automelhoramento é o melhor investimento que existe. Isso porque esses valores intangíveis ficam com a pessoa e produzem mais riquezas intangíveis. Já que não vamos poder acumular tudo que queremos na vida atual, precisamos escolhar os valores duráveis!


Escolha uma área do conhecimento que você queira expandir a sua compreensão( e sabedoria) e invista $$ nela! Obviamente , que você pode gastar um pouco do dinheiro com coisas tangíveis, como bens materiais, mas saiba que elas têm o menor valor durável. A Fórmula da Inteligência demonstra que pessoas obcecadas por dinheiro e materialistas estão muito longe da verdade e do melhor investimento de dinheiro!


O dinheiro existe para o seu divertimento. A sua felicidade não depende de dinheiro, mas a utilização sábia do poder de compra do dinheiro promove as condições para viver a felicidade. 99,9 % das pessoas são desorientadas no manuseio e administração do dinheiro. O dinheiro é seu meio, não o seu fim! O dinheiro é seu servo, não o seu mestre!


Vejo pessoas subservientes ao dinheiro. Passam a vida falando em dinheiro, correndo atrás de dinheiro, protegendo-se de perder dinheiro, escondendo o dinheiro dos gananciosos. Essas pessoas estão abdicando da vida pelo símbolo. O dinheiro só vale a pena, depois de uma quantia mínima para a sobrevivência, se ele compra aquilo que ele não pode comprar. Esse paradoxo explica porque pessoas que ficaram milionárias não são mais felizes que as pessoas que não são milionárias.


Quando vejo alguém obcecado por dinheiro, alguém fanático por dinheiro, ele está doente!


O que as pessoas sábias fazem com o dinheiro?


Elas gastam em bens duráveis, intangíveis, para evoluir neste planeta. O que a massa faz com o dinheiro? Gasta em coisas tangíveis, para ter um pouco de prazer imediato. Muitos gastam em drogas, álcool, carros luxuosos, jóias, viagens, manias exóticas. Nada disso agrega valor verdadeiro no balanço da vida.


A Fórmula da Inteligência revela que o dinheiro é um meio para facilitar nossas vidas, mas precisa ser bem administrado para não se transformar no "sangue da vida". O elixir da vida é a sabedoria, não o dinheiro!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Computador, Programas de Televisão e Demências


Estudos realizados na Universidade de Tel- Aviv, em Israel , relacionam o aumento do risco de demência em pacientes que se expõem a programas de televisão, principalmente com conteúdos estressantes. O aumento da conexão entre demências e programas de televisão está na recepção passiva dos conteúdos bombardeados pela telinha da TV, sem o menor desafio intelectual. A demência, principalmente a Doença de Alzheimer, é um problema de saúde pública, que vem aumentando nos últimos anos. Um em cada 20 indivíduos com mais de 65 anos e 1 em cada 5 indivíduos acima dos 80 anos vão desenvolver demência.


A idade avançada é um fator de risco, juntamente com a herança genética, fatores ambientais( como a exposição à TV), a dieta pobre em componentes antioxidantes e outras doenças físicas. Ficar assistindo à TV várias horas por dia é um exercício péssimo para o cérebro. Quando uma pessoa está na frente da TV, ela entra em "transe hipnótico" e o seu inconsciente recebe toda aquela carga de informações geralmente negativas, superficiais, catastróficas e pouco úteis para a sua evolução cerebral e mental. Ficar assistindo ao Jornal Nacional, programas do Ratinho, Faustão e afins deve causar um estrago enorme na capacidade cognitiva. Estimativas demonstram que uma criança americana deixa a escola primária tendo assistido a 8 mil assassinatos e 100 mil atos violentos na televisão. Por outro lado, fazer exercícios físicos e atividades intelectuais interessantes desenvolve as reservas cognitivas( recursos disponíveis de memória, concentração, capacidade de raciocínio abstrato e pensamento, além de modular os afetos). O cérebro é um músculo. Use-o ou perca-o.


A principal região afetada pelas tragédias televisivas, com alta carga de estresse e o seu hormônio consequente, o cortisol, é o hipocampo, responsável pela memória. É justamente o hipocampo a primeira região cerebral a ser afetada nos estágios iniciais da demência de Alzheimer.


O computador, por outro lado, parece ser mais interativo que a TV, possibilitando uma relação mais ativa com as pessoas, que precisam participar das escolhas dos sites, ao navegarem, recebendo estímulos múltiplos, possibilitando a seletividade de interesses. Pesquisas demonstram que jogos eletrônicos e sites de desenvolvimento cognitivo( com exercícios) melhoram as conexões sinápticas em idosos expostos. O treinamento constante parece melhorar vários aspectos da reserva cognitiva, retardando o processo de envelhecimento cerebral e prevenindo o aparecimento de demências.


Acesse os sites abaixo para aumentar a sua reserva cognitiva:


domingo, 14 de março de 2010

Aquecimento Global e Trapaça


A Fórmula da Inteligência exercita hoje a avaliação do propalado aquecimento global e a sua conexão com a trapaça.


Já falamos das trapaças do mundo científico. Já falamos da importância de detectar sinais de trapaça para a perfeita aplicação da Fórmula da Inteligência. Na Fórmula da Inteligência precisamos excluir as hipóteses falsas, se queremos identificar a Verdade. A trapaça transpassa o mundo. As pessoas ingênuas caem em armadilhas, porque acreditam em tudo que escutam, leem ou foram ensinadas por alguma "autoridade" . Pois as autoridades são humanas e falíveis. Possuem interesses mundanos que contaminam a sua credibilidade. Sem a aplicação da exclusão da trapaça, nenhuma linha de raciocínio é isenta de equívocos e erros de escolha.


Tanto se fala no aquecimento global. O que sempre me chamou a atenção é que os USA nunca se empenharam nesse assunto( não assinaram o Protocolo de Kyoto, para redução da emissão global de gás carbônico na atmosfera). Nunca entendi isso completamente?


Recentemente um grupo de hackers interceptou 1000 e-mails trocados entre cientistas ligados à Universidade de East Anglia, na Inglaterra, o principal centro mundial de climatologia. As mensagens mostraram que os cientistas distorceram gráficos para provar que o planeta está em processo de superaquecimento global. Os cientistas que discordam desse posicionamento têm as suas ideias boicotadas, seus dados de pesquisa bloqueados nas publicações científicas, tachados de "Céticos ".


Os "catastrofistas" , liderados pelo climatologista Phil Jones, diretor do Centro de Pesquisas Climáticas da Universidade de East Anglia, que enviou muitos e-mails comprometedores, admitiu que manipulou dados. Desde 1995 o mundo não apresenta aquecimento algum, como admitiu ele , depois que vazaram as informações comprometedoras. Uma das previsões catastróficas é o desaparecimento das geleiras do Himalaia até 2035. Mas essa previsão não tem o menor suporte científico. Há interesses pessoais de pesquisadores envolvidos nessa pseudopublicação. O IPCC( Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas-ONU) é composto por 3000 cientistas do mundo inteiro. Deixar que o interesse psicopático de alguns( 20 %) engane o mundo é inadmissível.


Quero lembrá-los que a exclusão da trapaça é vital para ficar mais inteligente. Em Wall Street, os investidores que não aplicaram a Fórmula da Inteligência( eles não leem o meu humilde blog, risos) , colocaram o seus bilhões de dólares na mão do vigarista Bernard Madoff, que foi condenado a 150 anos de prisão por lesar os clientes num regime de pirâmide financeira. Muitas pessoas perderam as economias de uma vida inteira. Os eleitores de Brasília também não aplicaram a Fórmula da Inteligência e colocaram a raposa no galinheiro. E assim segue o mundo, tanto em nível regional como global.


Lembrem-se de excluir a trapaça. Sempre há mais coisas acontecendo do que aparentemente conseguimos perceber sem a aplicação da Fórmula da Inteligência. Investigue, exclua hipóteses falsas, examine por si mesmo as evidências, recuse-se a ingerir informações de segunda mão, baseadas em alguma "autoridade infalível ". Pense por si mesmo! Investigue por si mesmo! Aplique a Fórmula da Inteligência todos os dias em diferentes assuntos do seu interesse. Quanto mais você aplicá-la, mais inteligente se tornará!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Propósito de Vida- Parte II




No post anterior vimos a importância de encontrar a verdade. Quando uma pessoa está infeliz, perdida, desorientada, ela está longe da verdade. E o único caminho possível para endireitar a sua trajetória é voltar a trilhar o caminho da verdade. Isso se faz através da aplicação da Fórmula da Inteligência. Nenhum caminho que não for calcado na ética levará à Verdade!




A verdade é a ausência de falsidade. Qualquer ação, pensamento ou omissão que caracterize o obscurecimento da verdade traz prejuízos para a consciência humana. Pessoas que se desviaram da verdade, estão sofrendo de dores graves na consciência. Quando a humanidade desvia da verdade , o nível de sobrevivência cai a níveis baixos e a Infelicidade propaga-se em todas as direções! Vemos o mundo mergulhado em violência, miséria, drogas e depressão!


As pessoas são essencialmente boas. Mas muitas estão tão atordoadas , que se perderam no mundo. Desviaram-se das boas intenções, da conduta ética, da honestidade e integridade. Estão longe da verdade. A única maneira para endireitar as suas vidas é elaborar um código de ética pessoal, que seja seguido em todas as circunstâncias. Esse código deve incluir a gentileza para com os outros, a integridade e a contribuição para a evolução ética da humanidade.


A verdade de cada pessoa encontra-se com a necessidade do mundo. Quando nos tornamos a solução de problemas que afligem o mundo, damos um salto quântico em direção à verdade. A nossa verdade essencial. Olhe as pessoas infelizes e elas estão privadas da verdade! Olhe os criminosos renitentes, eles estão na profissão errada, pois transgrediram tanto o justo e o ético, que se enxergam como criminosos originais! Nada fora da criminalidade lhes parece familiar.


O propósito de vida de cada pessoa, incluindo você, é resgatar a verdade essencial que mora no seu íntimo. Nem no dinheiro, na fama, nos prazeres transitórios do mundo , encontrará a pureza da verdadeira verdade. Dentro do seu coração está toda a verdade que existe e com ela, a beleza!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Propósito de Vida


A Fórmula da Inteligência investiga hoje: qual o propósito de vida de cada pessoa?


O propósito de vida de cada pessoa é variável, mas a essência é a mesma: encontrar a verdade, a sua verdade!


Onde está a verdade? O que é a verdade?


Verdade não é alguma coisa, verdade é a ausência total da falsidade. Quando uma pessoa opera em níveis de falsidade, de mentira, de engano, de engodo, seja pequeno ou grande, perceptível ou imperceptível, ela(e) está distante da verdade. E estando distante da verdade, está longe do seu propósito de vida.


Verdade é a força mais funcional que temos para encontrar um sentido existencial. Nem em títulos, dinheiro, materialismo, posição social, corpo bonito está a verdade. A verdade está na busca constante do conhecimento que vale a pena: a sabedoria!


Vivemos num mundo onde as informações confundem e a sabedoria é negligenciada. A busca definitiva do homem é a sua verdade! Para fazer isso, precisa mudar a sua maneira de pensar, ampliar a percepção, aplicar a Fórmula da Inteligência, encontrar a essência das coisas.


Onde está a verdade? Na sabedoria. Onde está a sabedoria? Na exclusão de toda e qualquer falsidade. Os filósofos têm buscado a verdade no decorrer dos milênios. Mas a verdade não é algo a ser perseguido, mas sim a ausência natural da trapaça.


Como fala o provérbio Tuaregue, "se a verdade lhe dá tudo, por que vai mentir?"


Verdade é ausência. Se alguém tentar lhe convencer de algo, a verdade não está com ele. Se você quiser encontrar a verdade, a sua verdade, caminhe em direção ao desmascaramento de toda e qualquer falsidade. A verdade resplandecerá!


Verdade é perene. Não vai mudar amanhã, nem em mil anos. A verdade é autoevidente! A verdade é bela, simples e pura! Quanto de pureza existe na água cristalina do riacho? Quanto de pureza existe na água cristalina onde uma gota de arsênico foi depositado? Assim são as mentiras, gotas de arsênico em água pura.


Não existem meias verdades, verdades parciais. Se alguém tentar lhe convencer disso, está longe da verdadeira verdade. Muitos passam a vida a enganar, a pedir favores, a mentir, a saquear os bolsos dos incautos( vide post sobre trapaça). Mentiras são mentiras! Se grandes, estamos lidando com criminosos, se pequenas , estamos lidando com cidadãos sociáveis.


A Fórmula da Inteligência revela que o propósito de vida de cada ser senciente na face desse planeta se assenta na busca da verdade, da sua verdade. E a verdade é imutável. A busca da sabedoria é o único caminho que leva à verdade, honrando a vida que agora existe. No caminho da verdade, basta aplicar o procedimento analítico mais eficaz, a Fórmula da Inteligência. Aqui a percepção acurada fará o trabalho de separar o joio( a falsidade) do trigo( as mentiras).


Onde está a verdade?

O que é verdade?

Qual o seu propósito de vida?



sexta-feira, 5 de março de 2010

Corpo, Mente e Espírito



A Fórmula da Inteligência examina hoje o tópico: Corpo , Mente e Espírito.


Ampliando a Percepção Acurada( P): Corpo vem do latim corpu, que significa " a estrutura física do homem ou do animal", "tudo que tem extensão e forma"; "porção da matéria( definição química); Mente, vem do latim mente, que significa "faculdade de conhecer", "inteligência", "poder intelectual do espírito"; "entendimento, alma, espírito"; Espírito, do latim spiritu, que significa " Princípio animador que dá vida aos organismos físicos"; "sopro vital"; "alma"; "encosto"; " as faculdades mentais do homem em contraposição à sua parte física"; " Inteligência"; Para entendermos as definições precisamos entender também o Materialismo, um "sistema filosófico que acredita que, no universo , tudo é matéria, inexistindo algo imaterial"; e o Espiritualismo, " que é o sistema filosófico que postula a existência da alma( imaterial), Deus e o espírito. E ainda precisamos diferenciar( o que significa inteligência na sua acepção mais pura), de Espiritismo, " que é uma doutrina que admite a existência de comunicação entre espíritos através de intermediários ( médiuns).



A controvérsia para a aplicação da Fórmula da Inteligência é: Existem mente e espírito? Onde está a mente? Onde fica situado o espírito? Qual a utilidade de sabermos da existência desses dois componentes da vida? Qual a utilidade funcional do corpo, da mente e do espírito? Podemos provar a existência da mente e do espírito?


A Fórmula da Inteligência investigou esses tópicos e revela: Existem mente e espírito separadamente. Apesar das definições do dicionário serem confusas, tomando mente e espírito como sinônimos, isso é apenas um equívoco semântico. A mente é uma entidade separada do corpo, que é separado da alma. Ou melhor explicitando, corpo, mente e espírito são três dimensões separadas , interligadas e independentes!


Segundo o gênio Thomas Edison, o inventor da lâmpada, num dia de inspiração, " O corpo serve para carregar o cérebro." O corpo é uma máquina perfeita, como um carro de última geração( através da evolução de Darwin). A função dessa máquina é carregar um motor( um centro eletrônico) , chamado cérebro, através do qual uma entidade autônoma , chamada mente , opera. A mente é a entidade que liga o corpo ao espírito( que é a verdadeira pessoa, única e imortal). Através do corpo andamos, comemos, respiramos, produzimos novos corpos( carrinhos) e povoamos esse planeta. Através da mente, atuamos diretamente no cérebro, operados pelo espírito. Parece confuso? Sim, porque o paradigma científico não aceita essa explicação que escrevo aqui.


O Paradigma científico acredita no materialismo. E o materialismo acredita no cérebro. E a mente é um mero produto de substâncias químicas desse cérebro.


A Fórmula da Inteligência possui outro paradigma: O espírito( a pessoa) controla uma mente( intermediária) que controla um cérebro( centro de comando eletroquímico), que comanda um corpo. Hierarquicamente , temos:


Espírito- mente- cérebro- corpo.


A Ciência nunca passou a barreira do corpo. Esbarrou no cérebro. Todas as explicações dos últimos cem anos são insuficientes para explicar o funcionamento cerebral. Em relação ao corpo, no nível mais elementar( celular), estamos indo bem. Em relação ao cérebro, estamos "chutando " explicações. No nível de mente ainda nem chegamos , muito menos de Espírito ( nem é cogitado pela Ciência). Somos bons mecânicos de corpos. Escolha o seu: se o problema for no filtro de ar, posso indicar um pneumologista, sem for nas laternas e luzes, um oftalmologista, se for no centro de comando eletrônico( mais caro, hein), indico um neurocirurgião. Ele pode remover um pedaço do seu cérebro tomado por tumor, por exemplo. Se o problema for no escapamento, temos o proctologista, sem for nos canais de distribuição de óleo, tenho um cirurgião vascular ótimo para indicar. Do ponto de vista físico, conhecemos o corpo, os meandros celulares, moleculares, as interações entre células, os hormônios e até criamos medicamentos que regulam essas interações. Mas do ponto de vista cerebral, mental e espiritual estamos longe das respostas!


Os materialistas estão profundamente infelizes!

Os espiritualistas estão profundamente infelizes!


Ops!? A felicidade está contida no espírito, mas entre o corpo e o espírito está a mente. Os materialistas estão infelizes porque não querem chegar ao espírito. Os espiritualistas estão infelizes porque negligenciam a mente e até a matéria. A palavra é triúnica.: corpo, mente e espírito. Como tudo que segue uma lógica natural, envolver-se com coisas espirituais, antes de tratar a mente( torná-la sana, limpa) está fadado ao insucesso. Como um espírito vai operar uma mente doente? Muitos ateus são mais sadios que fundamentalistas religiosos( prefiro Richard Dawkins ao Osama Bin Laden, apesar dos dois estarem equivocados, desculpa!). Os religiosos que tentam lidar com coisas do espírito, sem uma devida sanidade mental também chamamos de fanáticos. Aqueles que lidam com a mente , mas negam o espírito, podemos chamar de psicólogos, cientistas , ateus , agnósticos.


Vamos às respostas todas: sim, existem corpo, mente e espírito. O espírito é imortal e parece visitar esse planeta e outros de tempos em tempos( dias , séculos, milênios, eras). O corpo morre em virtude do processo de deterioração celular programada no núcleo( genes). Congelar um corpo( risos), o que propõe a criogenia, é o cúmulo do materialismo. Guardar o carro no gelo, para que um outro motorista opere no futuro. E se esse carro já for velho, obsoleto no futuro, devido à evolução humana? Qual o objetivo de congelar alguém na escala da evolução, a não ser preencher museus? A criogenia é a ideia menos inteligente que já ouvi! A Fórmula da Inteligência revela, por outro lado, que se o corpo é inútil sem o espírito ( motorista), é mais inteligente cremar todo mundo do que ficar pagando IPTU(Imposto territorial urbano) por lotes no cemitério. E ainda é mais higiênico e ecológico. Estima-se que mais 70 bilhões de corpos já habitaram esse planeta e desapareceram e que 99% das espécies que um dia existiram já foram extintas desde a formação da Terra.


A mente parece operar o cérebro e não o inverso, conforme defende o paradigma científico. Sem cérebro não teríamos mente, dizem eles! Mas e as experiências de quase morte(EQM), onde o tecido encefálico fica sem oxigenação por muito tempo( até mais de 10 minutos), e o indivíduo continua a ter a sua mente perfeitamente operante( todas as funções intactas), observando, geralmente do alto da sala, as tentativas de reanimação do corpo? A mente é autônoma. Escaneie cérebros e cérebros e cérebros e eles estarão dentro da normalidade, mas o dono do cérebro 1 é mentalmente insano, o segundo é neurótico e o terceiro é normal! Como explicar? Mentes doentes operando cérebros normais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Agora, pegue uma mente doente operando um cérebro normal e veja o que acontece: o cérebro fica anormal, com alterações anatômicas visíveis nos exames de neuroimagem no decorrer do tempo.( " Um motorista facão raspa a caixa e pode fundir o motor do carro").


Para que sabermos da existência desses três componentes da vida? Porque as doenças podem estar em cada componente separadamente e o tratamento necessário também vai variar. Por exemplo, dependentes químicos só respondem a tratamentos que atuam no espírito. Fanáticos religiosos só respondem a tratamentos que atuam na mente. Pessoas com alterações no cérebro respondem a medicamentos paliativos( supressores de sintomas). O grande risco da Psiquiatria moderna é confundir cérebro com mente, dando medicamento para o cérebro, sendo que o problema é na mente. Ou pior, talvez o problema seja no espírito!


A Fórmula da Inteligência demonstra :


_ A Medicina do futuro vai tratar corpo, mente e espírito. Somente uma medicina integral terá as respostas para os males que afligem o ser humano;


_Somos um espírito, que opera uma mente, que opera um cérebro, que opera um corpo;



_ Muitas doenças estão corpo( medicina convencional e alopática), na mente, no cérebro e no espírito;


_ O materialismo é o paradigma mais depressivo que existe porque não acredita no propósito da vida perpetuando a vida. Mesmo que tenhamos prova de que o materialismo é falso, temos mais evidências ainda de que ele é extremamente chato. A ciência se baseia nesse paradigma, por isso é insípida e pesquisa coisas despropositadas, negligenciando temas importantes para a felicidade do homem;


_ O espiritualismo é eficaz, se tratarmos a mente primeiro, pois ela intermedeia o espírito e o corpo;


_ O espiritismo parece válido. Se existem espíritos, nada mais coerente que eles se comuniquem. Ninguém aguenta passar eternidades inteiras sem trabalhar; E só temos seis bilhões de vagas no momento neste planeta. Deixemos os outros espíritos torcerem!!!


- A criogenia é o máximo de materialismo que já vi! Pagar por um corpo inútil!


_ A cremação é o método de cuidado com os corpos falecidos que merece ter cada vez mais espaço nas sociedades modernas, por questões higiênicas e ecológicas;


_ Pessoas com transtornos mentais, se tratadas com métodos espirituais, sofrem uma piora, pois sofrem influência de outros espíritos.


_ Pessoas com transtornos espirituais, se tratadas com métodos mentais, melhoram parcialmente, mas tendem a recair;


_ Pessoas precisam evoluir cuidando do seu corpo, da sua mente e do seu espírito ,nessa ordem. Qualquer fixação num dos níveis provoca desequilíbrio , infelicidade e doenças.


A Fórmula da Inteligência revelou porque as pesquisas em saúde mental não avançam. Porque a Ciência recusa-se a examinar uma das dimensões humanas, o espírito. Segundo, porque o modelo que possui para explicar a mente e cérebro estão reversos. E terceiro, porque o materialismo é o paradigma do mundo! Agora entendemos porque o aumento dos crimes, do uso de drogas, da violência , da destruição do ambiente , dos altos índices de suicídio.