terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Inteligência importa para alguma coisa?

Uma das grandes descobertas da psicologia no século XX foram os testes de QI.

Eles são atualmente muito criticados por outros pesquisadores, que desprezam a sua importância na vida prática. O que os testes de QI medem realmente? Eles medem uma gama de operações mentais, que juntas determinam um valor comparativo entre as pessoas que compõem a população geral. Vamos mostrar que os testes de QI continuam tendo valor na determinação de resultados cotidianos.

Uma parcela da população minimiza a importância da inteligência mensurada pelos testes de QI. Essa visão está relacionada com tentativas de justificar o seu próprio desempenho em testes de QI. Outros, apoiados por psicólogos que estudam alternativas a esses testes, relembram que os testes são inacurados, pois avaliam habilidades verbais e matemáticas, o que seria incompleto, já o indivíduo é muito mais complexo que essas habilidades isoladamente.

Em resposta aos testes tradicionais de QI, o psicólogo Howard Gardner, de Harvard, teorizou a existência das inteligências múltiplas. Assim, você é inteligente em pelo menos um domínio por ele estabelecido. Pode ser inteligente em matemática, em música, em relacionamentos humanos, em autoconhecimento, enfim, variantes que ficavam excluídas das avaliações puramente convencionais. Essa teoria é válida, mas sabemos que pessoas inteligentes, geralmente o são em vários domínios. Esse conceito ficou conhecido como inteligência geral, ou fator G. Abaixo desse componente global, cada pessoa teria um desempenho específico variável, melhor ou pior.

Toda essa introdução é para dizer que os testes de QI ainda continuam vivos. Eles são usados agora como marcadores de resultados como saúde, renda e longevidade.

Sim, inteligência importa para muitas coisas. E nunca é tarde para elevar o seu QI. Existe uma margem de 50 % para a sua elevação, através do aprimoramento cognitivo.

Veja abaixo a importância do QI:

__ A longevidade de uma pessoa depende do QI, pois ele determina o estilo de vida saudável, como evitar o tabagismo e outros comportamentos, menor risco de desenvolver transtornos psiquiátricos como depressão e transtornos de personalidade.
__ Envolvimento com acidentes, doenças cardiovasculares e suicídio estão diretamente relacionados com QIs mais baixos. Homens com QI baixo envolvem-se em brigas 8 vezes mais e possuem maior risco de morte precoce por violência.


Um comentário: