domingo, 5 de fevereiro de 2012

Idade Cerebral e Poder Cerebral

A idade cerebral avança e o poder cerebral declina, segundo  pesquisas da neurociência.


Isso é esperado, uma vez que o envelhecimento cerebral provoca a perda de algumas funções cognitivas, seja por desuso ou por doenças físicas, neurológicas e mentais.

Mas isso não é inexorável, uma vez que você pode treinar o seu cérebro através de exercícios físicos e ginástica cerebral. Poucas pessoas se dispõem a investir em exercícios diariamente. Não posso falar sobre exercícios físicos, pois amanhã vou reiniciar meu programa de exercícios físicos.

Há muito tempo a ciência sabe que os exercícios físicos melhoram a memória, o sono e o funcionamento cerebral, pois isso aumenta o  fluxo sanguíneo, com oxigenação consequente e proliferação neuronal através do BDNF,um estimulante cerebral responsável pela neurogênese.

Dizem as pesquisas que à medida que envelhecemos, a velocidade de nossas reações diminuem. Ficamos mais lentos em testes. Será isso verdade mesmo?

Teste a sua idade mental através do teste providenciado pelo site:


Você vai descobrir se a sua idade cerebral está em boa forma, de acordo com a manutenção do seu poder cerebral.

O interessante desse site é que ele testa velocidade de resposta, que teoricamente deveria diminuir com a idade. Ocorre que no meu caso a minha velocidade de resposta, depois de 5 anos sem treinar, aumentou.  Só hoje quebrei quatro recordes! Fiquei 5 anos mais velho e mais rápido! A que atribuo essa melhora? No meu caso, não posso atribuir aos exercícios físicos, que irão potencializar o meu  desempenho no futuro. Neste momento , o único fator diferente na minha vida, que não havia 5 anos atrás , é o meu treinamento diário no exercício N-dual Back.

Treine a sua inteligência fluida pelo site:


Minha idade é de 38 anos e o meu poder cerebral de 21 anos. Uma diferença de 17 anos! Não acredito em muitas pesquisas que afirmam que há uma queda do potencial cognitivo a partir dos 27 anos. Ou a partir dos 45 anos. O que tenho visto é que as pessoas que não treinam o cérebro  vão perdendo as suas funções mentais, além de desenvolverem déficits de memória, induzidos pelo estresse.

O bom da idade é que podemos ficar mais experientes, sem necessariamente ficarmos menos ágeis mentalmente. Lembre-se de que a preservação do poder cerebral vai depender do treinamento contínuo e a manutenção de um estilo de vida saudável.

4 comentários:

  1. É ironico mas o cerebro mal se desenvolve e já começa o seu declineo pessoas mais velhas podem ter mais controle sobre seu cerebro ,tirando proveito de seus beneficios menos potentes que de um jovem.A IDADE TRA CONSIGO A EXPERIENCIA E O SABER DE COMO USAR O CEREBRO. isso eu nao tenho, sou jovem e nao tenho controle absoluto sobre ele.

    ResponderExcluir
  2. Recomendo o aplicativo para andoid Neuronation. Ele é excelente

    ResponderExcluir
  3. boa tarde Dr Marcos. Pesquisando sobre inteligência e testes de QI cheguei ao site. Pergunto-lhe. Você fez os 20 dias de treinamento com o iqmindware.?Eles garantem pelo menos 10 pts de aumento no qi. Esses números são reais? Vale a pena adquirir o software? Abraços. Obs: NAo deixe de escrever no site!!

    ResponderExcluir
  4. Dr MArcos, vale a pena adquirir o software iqmindware? O aumento de pelo menos 10 pts no QI em 20 dias de treinamento é possível ou ficção?
    Obs: não deixe de escrever no site!!

    ResponderExcluir