domingo, 7 de fevereiro de 2010

Limitações da Ciência



A Fórmula da Inteligência investiga hoje o tópico "Limitações da Ciência".



Ampliando a Percepção Acurada( P): Ciência vem do latim scientia, "que significa conhecimento, saber"; "conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios certos"; "ciências ocultas- alquimia, astrologia, quiromancia-; "ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo e observação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação de leis que os regem".


Existem diferentes campos científicos, todos com o uso de uma metodologia de investigação na busca do conhecimento fidedigno. Os métodos científicos exigem a observação, a formulação de hipóteses explicativas dos fenômenos observados e a replicação dos mesmos resultados por outros pesquisadores independentes. A Ciência ganhou o "status" de dona da verdade. Vivemos numa época que consideramos a ciência o meio mais sério de descobrir a verdade. E a Fórmula da Inteligência revela que a Ciência é o melhor método que inventaram para descobrir o âmago das coisas, pois é a que mais se aproxima da aplicação do processo analítico inteligente para descobrir a maioria das leis da natureza. Entretanto, a ciência não é infalível. Na realidade, a ciência comete muitos erros, o que podemos perceber no estudo da história. Verdades absolutas no passado hoje são descartadas, com o avanço dos estudos.


O objetivo hoje é investigar as limitações da ciência. A ciência elevou-se à dona absoluta das verdades. Isso ocorreu porque outras maneiras de investigar o mundo não tinham um método melhor. Isso não quer dizer que não houvesse verdades fora do mundo da ciência, mas que a ciência não estava disposta a investir tempo em dar a devida atenção a assuntos considerados fora do escopo do materialismo. Acreditamos que vivemos num mundo altamente tecnológico, com avanços incríveis na ciência. A Fórmula da Inteligência demonstra que isso é apenas aparência. Muitas explicações oferecidas pela ciência são resultado da conveniência de acreditar na teoria mais plausível, do que realmente investigar a verdade. A Ciência excluiu um dos componentes da Fórmula da Inteligência, a trapaça. Existem muitos "fatos científicos" que são convenientemente defendidos, porque a ciência recusa-se a ampliar a sua percepção além dos limites do mundo físico. Muitas descobertas estão contaminadas pelo interesse pessoal dos pesquisadores, que não são isentos e nutrem objetivos além do bem comum.


O pressuposto primordial da ciência é o materialismo. E o materialismo é o pressuposto errado. Quaisquer provas que negam o materialismo são descartadas como pseudociência, religião, crendices populares, assuntos esotéricos e ocultismo. A Fórmula da Inteligência demonstra que a ciência só vai evoluir quando tiver humildade para examinar esses fenômenos metafísicos. A metafísica faz parte do escopo da ciência, não apenas da Filosofia ou Religião. Existem interesses pessoais e corporativos que impedem a mudança do paradigma materialista. Há mais de dois séculos , a psicologia("estudo da alma") foi alterada para o estudo da mente, para haver uma chancela científica a essa prática, separando-a da religião ou outras formas de manifestações espirituais. Para ser uma ciência, bastava negar a existência do espírito.


A Fórmula da Inteligência revela que o futuro unirá o conhecimento de múltiplas tradições religiosas e a investigação científica mais idônea. Nos próximos cinquenta anos veremos mudanças na relação da ciência com a religião. Qualquer tipo de reducionismo é cego. A Religião sem a ciência é mentirosa. A Ciência sem a metafísica é incompleta.














Um comentário:

  1. Gostei muito deste blog. Eu sempre pensei que a ciência não pode substituir a religião e nem tornar-se foco de fanatismo.
    O discurso científico normalmente é permeado pelo pressuposto de que a ciência materialista é a ciência e não uma ciência entre outras...Esse fanatismo precisa ser desbancado.

    ResponderExcluir