terça-feira, 23 de março de 2010

Cuidado! QI Alto e Baixo Desempenho Acadêmico

Acompanho muitos vestibulandos e concurseiros! Observo dois problemas que afligem os candidatos. O primeiro problema é o QI baixo. O segundo problema é o QI alto. Como dizia Jean Paul Sartre, " o sucesso e o fracasso são feitos da mesma matéria".  O QI( quociente de Inteligência) é fator determinante em qualquer aprovação em concurso ou vestibular.  O QI é determinante no desempenho acadêmico. Inúmeros trabalhos demonstraram essa correlação direta. Não é o estudo que aumenta o QI. É o QI que possibilita o aproveitamento acadêmico!

Entretanto, algumas pessoas com  QI alto apresentam baixo desempenho acadêmico. Esse paradoxo não é difícil de solucionar. A pessoa que foi testada e apresenta QI acima da média, mas o seu desempenho acadêmico está abaixo da média, tem algum problema interferindo no aproveitamento escolar. Entre os problemas, podemos supor:

+ Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: muito comum acometer estudantes, que acabam tendo um desempenho aquém do seu potencial intelectual. Essa é a regra! Quando corrigimos o déficit com o uso de medicamentos como a ritalina, a modafinila e outros medicamentos específicos, devolvemos à pessoa a capacidade de utilizar a plenitude do seu potencial cerebral. Isso significa que a pessoa está com o "motor" ajustado, podendo correr dentro da sua eficácia ótima. Agora, se a pessoa não estudar, o carro vai continuar parado! A correção do déficit não aumenta a inteligência de alguém, mas devolve a capacidade de utilizar toda a inteligência que tem! Obviamente, que um fusca vai continuar sendo um fusca, e uma Ferrari vai continuar sendo uma Ferrari.

+ A pessoa ficou inebriada em saber que tem  QI alto e então acha que não  precisa estudar. Aprende por osmose. Isso é impossível. Mesmo pessoas de  QI alto ,se não canalizarem esse potencial na absorção de conteúdos, vão continuar somente com o  QI alto ,mas sem a vaga na Universidade ou no emprego público.

+ Pessoas com  QI alto não se adaptam a sistemas de ensino convencionais. Elas preferem métodos alternativos de estudo, assuntos não acadêmicos, são autodidatas, buscam assuntos extra-curriculares. OK! Nesse momento, quem tiver QI médio e alta disciplina desbanca as pessoas de QI alto nas provas!!!!

+ Pessoas com QI baixo acham que tem  QI alto e por isso não estudam! Para que estudar? Essas matérias são chatas, enfadonhas, horripilantes, induzem ao sono profundo. Uma parcela significativa, na minha casuística  e também através de observação, se enquadra nessa categoria. Geralmente não gostam de estudar, não gostam de aprender coisas novas( é muito cansativo!) e por isso justificam o motivo do porquê não estudar. Essas  pessoas não passam em cursos concorridos, nem  em concursos difíceis.

A Fórmula da Inteligência revela o segredo: Aliar QI  alto com alta disciplina = aprovação! Para quem não tem  QI alto, mas tem QI médio, a alta disciplina vai aumentar a sua probabilidade de aprovação, superando até mesmo aqueles de QI alto e baixa disciplina. Pessoas com QI baixo e alta disciplina passam em cursos pouco concorridos. Pessoas com QI baixo e baixa disciplina passam em faculdades particulares.

A Fórmula da Inteligência revela que  QI  alto é insuficiente para o sucesso acadêmico. Sem disciplina, o resultado é a reprovação! Comece a estudar, estude com determinação, pois fora dessa fórmula, as chances de aprovação são remotas.


12 comentários:

  1. Está aí um assunto interessante!Mas é um tanto complicado porque se uma pessoa tem Q.I. alto e por certa arrogância pensa que não precisa estudar, um bom aconselhamento pode ser suficiente, mas há aqueles problemas mais graves que saem do controle e por mais q a pessoa tenha consciência do problema e que se diga a ela:"tenha força de vontade e seja disciplinado".Isso NÃO ajuda em nada!Esses casos superam a força de vontade.Poderia ser o caso de tomar remédios, mas o que está faltando nisso é investigar o porquê desses problemas de TDAH e dificuldades de aprendizagem em geral estão se tornando muito mais comuns.

    E duas supostas práticas de saúde podem estar relacionadas a isso entre outras coisas, mas como essas supostas práticas começam desde muito cedo, é muito provável que venham prejudicando a aprendizagem.Essas supostas práticas de saúde que me refiro são a vacinação e a fluoretação da água.

    As vacinas podem estar prejudicando devido principalmente ao TIMEROSAL(derivado do etilmercúrio).Há pesquisas que relacionam o TIMEROSAL a desordens no desenvolvimento neurológico.O que não é nenhuma surpresa afinal o mercúrio é bastante tóxico aos neurônios.E a prática da vacinação começa desde de o primeiro dia de vida até a idade adulta.Portanto acompanha todo o período de desenvolvimento das pessoas.

    O flúor(fluoreto é mais correto) já se descobriu ser neurotóxico, age no hipocampo responsável pela memória de aprendizagem.Além de estar relacionado a várias doenças e até ao envelhecimento precoce.Outro problema do flúor é que ele facilita a entrada de alumínio no cérebro e já sabemos que este está relacionado ao mal de alzheimer.

    Claro temos outro fatores, mas esses citados estão , presentes desde muito cedo na vida das pessoas, acompanhando-as por toda ou quase toda vida, provavelmente vem prejudicando muitas pessoas.Infelizmente a ignorância a cerca disso tem prevalecido.

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    1. Richard vou descordar de vc, principalmente pelo fato de que o índice de hiperativos que é de 4 a 6% é encontrado em todas as culturas inclusive onde não há agua tratada nem uso vacinas. A variacao do indice de hiperativos ocorre no diagnóstico, por isso em paises com maior controle da psiquiatria o indice se mantem estável, e onde a psiquiatria nao tem rédeas, como no Brasil, este indice vem aumentando, pois taxam pessoas com outros problemas de hiperativos, pura incompetência.

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  2. Na verdade Richard, não é que ela não queira estudar por si só, e sim que ela não quer estudar porque já sabe do assunto e não gosta de repetir/fazer aquilo que ela já sabe, são sedentos por conhecimentos novos, e quanto mais melhor, são autodidatas porque querem conhecer mais e mais, e não tem paciencia de esperar o curso terminar prá entender por completo o assunto ou a matéria, então pesquisam até estarem satisfeitos com o que aprenderam, ou seja, NUNCA, e tem gostos diversificados (para complementar), são mentes brilhantes não compreendidas... OK ?

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  3. Nao e nao querer estudar, geralmente temos deficit de atencao, nao conseguimos nos concentrar e temos extrema dificuldade em fazer o que pessoas de qi medio fazem com facilidade..concentracao, disciplina, atencao, isso para nos e muito dificil e bastante revoltante e frustrante nao escolhemos ser assim.

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  4. Murilo,
    Obrigado pela participação.
    Então, o caso se enquadra na primeira descrição dos fatores que comprometem o desempenho acadêmico, TDAH. Com a correção clínica, o desempenho tende a aumentar. É necessária a psicoterapia associada , pois o estudante precisará criar um sistema de estudo diferente, pois estava acostumado com o antigo, moldado pelo TDAH.

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  5. Eu tenho problema com déficit de atenção, mas minha mãe me recomendou não tomar Ritalina, pois ela disse que você se concentra, mas não armazena nada à longo prazo, sendo ela especialista em farmacologia. Meu caso creio ser de Q.I alto que atrapalha com minha vida, pois ano passado não fiz nada na escola e quando a "coisa pegou", comecei estudar para o vestibular, mas comecei era 2 meses antes de começar a maratona de vestibulares...mas no fim deu tudo certo e faço engenhria em universidade federal.

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  6. Prezado Dark MU,

    Obrigado pela participação.
    A ritalina é um dos medicamentos mais estudados em Psiquiatria. O número de publicações científicas excede mais de 150 "papers". É usada tanto em crianças como em adultos.
    A indicação médica é específica para TDAH, sendo dispensável em casos para simplesmente aumentar a concentração ou melhorar desempenho acadêmico. ( Vide meu outro post sobre medicamentos que aumentam a inteligência).
    QI alto pode atrapalhar, se você não canalizar o potencial inato( "raw intelligence") para atividades produtivas. No seu caso, não interferiu no desempenho no vestibular, mas poderia ter interferido.
    Quanto a ação da ritalina em memória, vamos a dois pontos importantes: a ritalina melhora a memória de trabalho( operacional), que não deixa registros mnêmicos no préf-frontal( neste caso , sua mãe tem razão). Entretanto, a memória de trabalho é fundamental para a concatenação de ideias , associação de conceitos, progressão de parágrafos a parágrafos, fazendo uma espécie de meio de campo na aprendizagem. Justamente essa memória de trabalho está comprometida no TDAH. Sem a correção, a sua memória de médio e longo prazo sofrerão perdas, pois não haverá absorção de contéúdos e informações de curtíssimo prazo( hipocampo, cortex etnorrinal), para posteriormente serem consolidados no lobo pré-frontal( memória de longo prazo). A ritalina tem um papel importante de correção das cascatas bioquímicas da memória. Se você tem QI alto, mas déficit de atenção, corrigindo o déficit de atenção você vai voar!!!

    Abraço!

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  7. Muito bem feito. Eu tenho QI alto e TDAH sem hiperatividade cerebral mas com hiperatividade cerebral extrema, e pesquiso muito, muito além do que eu tenho de saber, sem nunca parar. Mas o desenvolvimento escolar não é sempre bom. Minha cabeça não se organiza tenho, vamos dizer assim, "tsunamis" de informação, sou de exatas. Contudo isso me causa depressão, e frustração como sintoma primário da primeira, por não atingir os lugares merecidos. Mas eu realmente estudo demais, quero passar no ITA ainda este ano, estando no 3º colegial.
    Muito Obrigado pelo esclarecimento!

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  8. Realmente este tema gera bastante linhas de opinões, particularmente no meu caso a dificuldade está em me fixar em um ponto, estou cursando Biomedicina em universidade federal, antes me formei em Ciência da computação e mantenho interesse por filosofia, artes, poesia européia, enfim, durmo pouco, tenho essa deficiência de concentração em um único tema, e sinceramente acho o ambiente acadêmico cansativo e pouco estimulante para pessoas com QI elevado.
    Abraço a todos

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  9. bom eu sou hiperativo e sofro com isso :(...
    porque eu consigo resolver as coisas super rapida
    mais nao consigo prestar atencao em nada :(

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  10. Olá. Boa Tarde! Sou Poliana e tenho 23 anos.
    Bom, estou fazendo uma pesquisa sobre o assunto para entender a minha mente.
    Sempre tive dificuldade de aprender, pois desde criança eu não para de pensar. Tudo que acontece, eu imaginava a situação e em como ela podia terminar. Desde uma novela até em minha carreira. Tinha rendimento baixo e repeti a primeira série, mas as pessoas de fora falam que falo como uma pessoa com 10 anos mais velha que eu.
    Demorei quatro anos em crises de enxaqueca para descobrir que o problema era crônico. Mesmo tomando Nortriptilina para terminar com as crises. Eu continuo desatenta, com memória curta e não consigo dormir, por que eu acordo no meio da noite pensando ou com um barulho que não existe.
    Faço tratamento com o neurologista e quando falei sobre o assunto ele me mandou para uma psicóloga que não me ajudou.
    Estou com muitas dúvidas se eu me encaixo na descrição do texto, eu se estou imaginando coisas.
    Tenho várias ideias e não consigo focar.

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