sábado, 27 de novembro de 2010

Jack the Ripper - O Fim do Mistério, 120 anos depois

A revista SPEAK UP, na sua edição de outubro, abordou o mistério de Jack the Ripper, com o título " The Mystery goes on".

Jack the Ripper aterrorizou o bairro de Whitechapel no fim do século XIX. A revista entrevistou  Dr.John Pope-de-Locksley, um ripperologista, que  afirmou  ... "a identidade de Jack the Ripper nunca foi descoberta".
A revista está desinformada. O mistério de Jack the Ripper foi desvendado por Jim Diamond, Mega-genius e publicado no seu site em 31 de outubro de 2009!  Na verdade, The Mystery doesn´t go on anymore.

Na reportagem da revista SPEAK UP( a melhor maneira de aprender inglês, na minha opinião), há citação de cinco assassinatos de mulheres, todas prostitutas. Na verdade, segundo Mega Genius, foram seis mulheres. Atualmente existem mais de 165 livros que abordam o "mistério", com diferentes conclusões.


Uma curiosidade sobre os assassinatos, é que eles ocorriam nos finais de semana( por um motivo necessário). Eu não aprecio leituras policiais, mas tive que me render à descrição dos passos empreendidos por Mega genius para descobrir a identidade do Serial Killer. Inclusive o próprio Mega genius viajou para Londres para realizar a investigação completa.


Não posso e não devo interromper a sua descoberta pessoal desse mistério , que nem mesmo a Scottland Yard, nem Sherlock Holmes foram capazes de solucionar. Agora, numa série de 6 partes( incríveis!) Mega Genius Free Intelligence Briefing, você poderá finalmente ter essa resposta. Boa leitura! Acesse aqui: http://www.mega-genius.com/mega_genius_intelligence_briefing_no_30.htm


sábado, 20 de novembro de 2010

Software de Treinamento Cerebral - i3 Mindware

i3 é considerado o mais sofisticado software de treinamento cerebral atualmente. Depois de uma década de pesquisa , psicólogos cognitivos e psicometristas concluíram o seu desenvolvimento. Ele combina o poderoso exercício dual n-back, com diferentes velocidades, letras verso números, opção de feedback de erro, contendo mais de 50 telas de exercícios que enfocam os cinco fatores do QI( quociente de Inteligência). Há quatro opções de línguas: Inglês, italiano, alemão e espanhol.
   Este software é mais avançado do que a sua outra versão, High IQ Pro dual n- back, apesar de manter    as   opções da versão anterior, mais outros exercícios que sistematicamente treinam uma variedade maior de dimensões de inteligência geral, conhecida como G, medida em testes de QI validados cientificamente. Acesse aqui -  http://www.highiqpro.com/i3 



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Está Aqui e é Fenomenal!!

LWCP


Em 20 de agosto de 2009 , recomendei a série de "lectures" de Jim Diamond, Mega-genius, como os primeiros passos para "decolar" a sua inteligência. Depois de estudar os três níveis que compõem essas séries incríveis( desde 2007 até hoje) ,  entusiasticamente, informo a todos os seguidores do blog e aos amigos, que Mega-genius acaba de lançar o nível IV, com 10 novas "lectures" inteiramente novas e reveladoras, disponíveis em MP3 no seu site: http://www.megagenius.com/ . Ainda não escutei as novas séries , intituladas " the Lost Wisdom Series, porque acabei de adquiri-las, mas com total confiança indico-as sem nenhuma dúvida. Se há um investimento que vale cada real é esse!!!!
A ordem de estudo é importantíssima, porque muitos conceitos revelados precisam ser aprendidos em sequência, para um completo entendimento. A ordem é:

    Level I: The Genius Formula™ Series           

    Level II: The Uncommon Sense Series
                                    
    Level III: The Whole Truth Series

    Level IV: The  Lost wisdom Series( lançamento)

Espero receber a opinião dos leitores, para elevarmos o nível  intelectual e emocional desse planeta.

domingo, 14 de novembro de 2010

A Fórmula da Inteligência Desafia os Ditados Populares- Parte I

Fórmula da Inteligência: Procedimento Analítico utilizado por pessoas verdadeiramente inteligentes( vide a fórmula completa em posts anteriores).

Desafiar: "Provocar", "Chamar a desafio", " Incitar", " Instigar", "Afrontar", "Desinquietar".
Desinquietar: "Tirar o sossego", " Importunar", "Fazer zangar".

Ditado(s): "Que se ditou". " Sugerido, inspirado"; "Imposto, prescrito".
Imposto: "Que se obrigou a aceitar"; "Imputado falsamente",

Popular: "Pertencente ou relativo ao povo", "Comum", "Adaptado à compreensão ou ao gosto do povo", "notório, vulgar"; Democrático, "Que é do agrado do povo".

Povo: "As pessoas menos notáveis e menos privilegiadas de uma nação ou localidade"; "a plebe"; "massa"( massificar)- "levar a um mesmo nível uniforme".

Vulgar: "medíocre", "ordinário", "inexpressivo", "trivial", "que não revela condições de talento."

Democrático: "Relativo à democracia"- Sistema em que cada cidadão participa do governo".

Depois do escrutínio  das palavras  do título, para uma clarificação , podemos escrever baseados  nas definições acima. Assim evitaremos mal-entendidos desnecessários.


O primeiro ditado  popular é : "Se conselho fosse bom, não se dava, vendia-se".

Verdadeiro (   )

Falso          (   ) 


A aplicação da FÓRMULA DA INTELIGÊNCIA revela que esse ditado popular é falso.

Esse ditado popular  pressupõe que coisas boas são vendidas e coisas ruins são dadas. Nem sempre. Todas as coisas que lhe foram vendidas são boas?  Tudo que você comprou foi bom para você? Poderia contrapor esse ponto de vista com outro ditado " As melhores coisas da vida são de graça". Nessa ideia de gratuidade de coisas melhores, que superam as boas, pode estar o conselho de um sábio.

Podemos ampliar a nossa compreensão, especulando que esse ditado popular, na verdade, quer dizer que dar conselhos não é bom para quem recebe ou  para quem dá. Quando algo não beneficia quem dá ou quem recebe, qual o propósito de ser cogitado como um conselho?

 Aqui  a palavra conselho , na acepção :" Aviso, Ensino, Lição, Prudência", "opinião".
Um conselho só tem sentido existencial,  quando ele avisa, ensina, opina( inteligentemente), dá lições( verdadeiras), chama a atenção para ação prudente.

Podemos esquadrinhar ainda mais esse  ditado popular e concluir que ele, na verdade,  refere-se ao pouco caso que as pessoas fazem de conselhos , invalidando o ato de aconselhar, que passa a ser um desperdício de tempo de quem aconselha, independemente das suas boas intenções ou sabedoria.  Se o conselho for verdadeiramente um conselho, quem deixa de aproveitar a "lição", o "ensino", é o aconselhado, nunca aconselhador, que já sabe , e aprende duas vezes ao ensinar!

Não quero dizer com isso que se deva aconselhar todas as pessoas, mas unicamente as receptivas ao conselho. Infelizmente, as pessoas que mais precisam de conselho, não estão dispostas a aprender a sabedoria nele contida, e assim ficam mais pobres na vida. Como asseverou muito bem  Sigmund Freud, o pai da psicanálise, " ouro é para os ricos". E agora você entende porque os ricos( de sabedoria e inteligência) ficam mais ricos! Eles escutam, aprendem e aplicam os verdadeiros conselhos.

Conselho bom pode ser dado gratuitamente. Esse blog está repleto de conhecimentos e sabedoria que não lhe custaram nenhum centavo.Você os recebeu de graça! Quando você aconselha alguém que está com a mente aberta para escutar, você está praticando a generosidade ou caridade, essenciais para o nosso bem-estar psicológico. Generosidade é dar algo para uma pessoa que teria condições de conseguir por si mesma. Mas pela lei da abundância, podemos compartilhar conhecimento , sabedoria e riquezas materiais, que todos ficarão mais ricos, porque o universo está repleto de abundância. Caridade é quando você dá para uma pessoa que neste momento está incapacitada para conseguir por si mesma. Isso abre espaço para um mundo melhor, mais fraterno e com menos injustiça social.

Conselho bom também pode ser vendido. Quando atendo no meu consultório, meus pacientes recebem orientações ( conselhos) na resolução das suas angústias psicológicas.

Na verdade, se o conselho for um conselho mesmo( não palavras vazias ), tanto faz comprá-lo ou ganhá-lo de graça. Eu tenho mais livros e cursos no meu currículo( um bom dinheiro!) que três carros novos na garagem. O que busquei nesses livros e cursos? Modalidades diferentes de aconselhamento!

Falsos conselhos não valem nem de graça! E se você pagar por falsos conselhos, você tem a minha sincera compaixão. Neste ponto, é fundamental diferenciar as fontes de conselho. Quem aconselha está sendo sincero? Tem experiência e prática?  Já viveu o que pretende aconselhar? Tem uma conduta ética para não repetir um outro ditado popular " Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" ?

Acho uma profissão legítima gerar dinheiro, vendendo conselhos. Eu mesmo recebo uma parcela dos meus honorários profissionais, aconselhando pacientes. Aqui , aconselhar, na acepção de ensinar, opinar e chamar para a prudência psicológica e cotidiana. Toda  doença mental é nociva, justamente por desabilitar a conduta prudente, em maior ou menor grau. Ao auxiliar o paciente com o meu conhecimento técnico e experiência profissional, estou aconselhando legitimamente. Agora você entende por que alguns pacientes melhoram e outros não melhoram. Excetuando as doenças mentais graves, de causa orgânica, os casos psicológicos que melhoram  são "coincidentemente" aqueles que estão  abertos a  aproveitar conselhos úteis! Por favor, culpar  psiquiatras repetidamente é um atestado de inaptidão para aproveitar conselhos utéis! Se a sua terapia "durou 2 anos e não adiantou nada", já sabemos de quem é a responsabilidade. Quem estava  presente em todas as ocasiões com diferentes psiquiatras ou outros terapeutas?
A FÓRMULA DA INTELIGÊNCIA conclui:

Tornar-se imperativo desafiar diversos ditados populares, pois eles representam equívocos de pensamento , disseminados como "sabedoria popular" e aceitos como  verdades incontestáveis. Eles foram imputados falsamente por interesses de grupos  e  perduram pela inabilidade inerente às massas de pensar inteligentemente.

A partir de agora você está convidado( a) a desafiá-los também. O mundo tornar-se-á  um lugar muito mais evoluído ! E verdadeiro!!

domingo, 7 de novembro de 2010

Dinheiro

 A pessoa mais capacitada a escrever sobre dinheiro é Bill Gates. Primeiro porque ele é o homem mais rico do mundo. Mas o assunto que menos interessa a Bill é dinheiro. Ele é bastante ocupado com assuntos mais importantes ,que não aceitaria o meu convite para ensinar os seus "segredos" de como se transformar num bilionário. Existem muitos livros disponíveis para quem quiser entender um pouco desses segredos.

O fato de uma pessoa ter dinheiro não significa que ela seja capacitada a falar sobre dinheiro. Bernard Madoff que o diga, pois ele cometeu a maior fraude financeira executada por uma única pessoa. Ele era o presidente de uma sociedade de Investimento nos Estados Unidos e lesou bancos e pessoas em valores acima de $ 50 bilhões de dólares. Ele também era bastante rico.

O critério para alguém estar capacitado a  falar sobre dinheiro é saber como produzi-lo , ter um comportamento ético para produzi-lo dentro da legalidade e possuir características pessoais que lhe garantem um espírito próspero.

Bill Gates preenche esses critérios. Bernard Madoff não preenche esses critérios.

Bill Gates produz dinheiro dentro da legalidade. Bernard Madoff está na prisão, condenado a uma pena de  150 anos. Trocou a sua mansão em Nova York, avaliada em $ 7 milhões de dólares ,por uma cela de 3 metros quadrados.

Bill Gates possui um espírito próspero. Bernard Madoff não se considerou próspero o suficiente para aproveitar a sua riqueza material e não se apropriar do dinheiro alheio.

Então eu mesmo vou abordar o assunto dinheiro.

Dinheiro é uma palavra poderosa. Ele é um símbolo de poder. E o fato de ser um símbolo não significa que pode substituir o simbolizado. Aqui está o equívoco das pessoas que sacrificam a sua vida por dinheiro, que transgridem a lei por dinheiro, que cometem crimes em nome do dinheiro, eles deixam-se seduzir pelo símbolo. Para algumas pessoas, o dinheiro é o elixir da vida. Para outras pessoas é um  apenas um símbolo necessário e útil.

A Fórmula da Inteligência  define dinheiro como um símbolo que mede  a energia e a capacidade de fazer um trabalho útil para as pessoas.

Quando observarmos quem gera dinheiro de maneira honesta, percebemos tratar-se de alguém que está vendendo um produto ou provendo um serviço útil para a sociedade. A maior ou menor quantia de dinheiro que uma pessoa é capaz de gerar( "make money", make= fazer) está diretamente relacionada com a importância do seu trabalho como contribuinte direto na vida das pessoas. Se um trabalho, na opinião das pessoas, possui um valor( energia) maior, elas estarão dispostas a pagar por ele, pois entendem que possui-lo irá aumentar o seu potencial de sobrevivência, bem-estar e satisfação. Elas aceitam trocar um símbolo( papel com mortos ilustres) por uma sensação, um sentimento, uma segurança, um crescimento rumo a uma melhor sobrevivência pessoal.

Quando observamos quem não "ganha" dinheiro suficiente, elas não estão vendendo um produto ou provendo um serviço que  simbolizam um "quantum" de energia suficientemente pró-sobrevivência.

O segredo para chegarmos perto da maneira de pensar de Bill Gates e evitarmos o caminho de Bernard Madoff   é entender que dinheiro é um símbolo de energia de troca, não a energia em si.

 Perseguir  obsessivamente um símbolo pela sua exclusiva tangibilidade é distorcer o objetivo útil do dinheiro, que significa prover valor para a sociedade em que se vive.

O ouro é , em tempos modernos, o mais perfeito dinheiro. Ele é escasso, durável e divisível, potencialmente eterno e transportável. O termo "golden standart" deriva disso. A partir de 1933 o governo americano e depois de outros países decidiram criar um substituto para o ouro. A prata veio como o metal substituto natural, em seguida  veio o níquel. Nessa cadeia de substituição de meros simbolos, a prata-metal foi substituída por "silver certification"( certificados de papel), uma promessa do governo de pagar a prata-metal substituída por papel. Em seguida o governo criou o dinheiro-papel, as notas de dólar, euro, real, como as conhecemos atualmente. Na história do dinheiro, muitos outros símbolos de troca existiram, como pele, sal( de onde deriva sal/ário), objetos, flores, diamantes, etc.

O poder de substituir o ouro da natureza pela emissão de dinheiro de papel, impresso em casas da moeda, por ordem governamental, possibilitou aumentar a liquidez ( disponibilidade de dinheiro) na sociedade, aumentando a renda das pessoas e também a inflação. Inflação é quando o dinheiro compra menos do que comprava numa unidade de tempo futuro. Como muitos governos se movem por interesses políticos, tornam-se perdulários, gastam mais do que arrecadam, não coibem a corrupção e por isso acabam gerando problemas econômicos sérios para o povo. Durante os anos de ditadura, o Brasil produziu o aumento da dívida pública por empréstimos estrangeiros(FMI), além de gerar a hiperinflação( por emissão de moeda e o pagamento de altos juros bancários).

O dinheiro é um símbolo que compra liberdade. O dinheiro é um símbolo que possibilita mais escolhas e opções. O dinheiro é um símbolo que permite melhorar a vida de pessoas.

Cabe a cada um de nós ser capaz de fazer dinheiro( dinheiro só não dá em árvore de quem não planta), gastar dinheiro( fazer circular energia e espalhar prosperidade) e economizar dinheiro( prover segurança para imprevistos presentes e futuros).

O caminho para fazer dinheiro é vender um produto ou serviço extremamente útil para a vida das pessoas.Encontre um trabalho ou profissão que você ama e para os quais tenha talento e paixão.

O caminho para gastar dinheiro sabiamente é comprar conhecimento e sabedoria. Aprenda a diferenciar informação supérflua de conhecimento intangível e perene.

O caminho para economizar dinheiro é adquirir o hábito de separar uma parte do que se produz para investir regularmente. Aprenda sobre investimentos e comece a investir conforme o seu perfil de risco, arrojado, moderado ou conservador.

É importantíssimo seguir a ordem correta: fazer dinheiro, gastar dinheiro e economizar dinheiro.

Espero que esses conhecimentos  que compartilhei aqui ajudem-no(a) a entender por que algumas pessoas lamentam a falta de dinheiro e outras têm tanto dinheiro que podem comprar o que quiserem e aquilo que o dinheiro não compra.



sábado, 25 de setembro de 2010

Como Melhorar o Estudo com Menos Esforço

Uma pesquisa realizada pela Northwestern University sugere um novo meio de treinamento que poderia reduzir , pelo menos em 50 %,  o esforço previamente considerado necessário para produzir ganhos de aprendizagem perceptual.

A pesquisa também é a primeira a demonstrar a metaplasticidade- a ideia de que experiências próprias que não geram aprendizado podem influenciar as taxas de aprendizagem em experiências tardias. A história prévia da atividade sináptica determina a sua plasticidade corrente. Esse mecanismo está relacionado com processos subjacentes da memória e aprendizagem de longo prazo. Esse estado sináptico é estabelecido por influências extrínsecas como a inibição sináptica, a modulação por catecolaminas e outros hormônios.

Antes desse trabalho, a maior parte das pesquisas em aprendizagem perceptual poderia ser sumarizada na concepção de que "sem dor, não há ganhos".

Os achados podem levar a terapias menos exaustivas para crianças que sofrem de perdas na aprendizagem verbal, envolvendo habilidades perceptuais e também serem aplicados na população geral interessada em aprimorar suas habilidades perceptuais- músicos em busca de uma sensibilidade maior aos sons, pessoas que estudam linguas estrangeiras ou médicos aprendendo a diferenciar batimentos cardíacos regulares e irregulares.

Estudos prévios demostraram que indivíduos tornam-se melhores em muitas habilidades perceptuais através da repetição, geralmente participando de treinamentos  de longa duração. Eles mostraram também que uma mera exposição a estímulos perceptuais durante a prática das tarefas não gera aprendizado.
Mas a pesquisa conduzida pela Northwestern University encontrou um aprendizado robusto quando se combinaram períodos de prática, que sozinhos eram muito curtos para produzir resultados, com períodos de mera exposição a estímulos perceptuais. As duas modalidades alternadas funcionam bem na aprendizagem perceptual. Os ganhos perceptivos foram equivalentes aos ganhos obtidos pelos participantes que treinaram continuamente o dobro do tempo. É como se o sistema cerebral ainda estivesse engajado na tarefa quando você não está mais e  nesse momento a aprendizagem se processasse.


A pesquisa envolveu participantes de 18 a 30 anos, com audição normal e sem experiência prévia com tarefas psicoacústicas. O objetivo era melhorar a habilidade dos participantes em discriminar entre timbres de diferentes tons.
Inicialmente os pesquisadores determinaram a menor diferença de timbre que os participantes puderam discriminar de um tom  de 1000 Hertz. Depois dividiram os participantes em quatro grupos, cada um submetido a um diferente regime de treinamento.

Participantes em um dos grupos foram treinados por 20 minutos por dia durante 1 semana na tarefa. Repetidamente eles foram testados na habilidade de dizer a diferença entre 1000 hertz e tons mais baixos. Não mostraram melhora no desempenho.

No segundo grupo houve ganhos de aprendizado significativos quando a mesma tarefa foi combinada com 20 minutos de trabalho num tarefa não- relacionada ( quebra-cabeças), enquanto repetidamente foram expostos ao tom de 1000 Hertz através de fones de ouvido.
O aprendizado desse segundo grupo foi também comparável ao do terceiro grupo , que durante 1 semana praticou a tarefa de discriminação tonal durante 40 minutos por dia.

O quarto grupo de participantes foi exposto a tom de 1000 Hertz por 40 minutos diários, enquanto realizavam uma tarefa não-relacionada. Eles não mostraram ganhos de aprendizado.

Os pesquisadores também descobriram que a efetividade da combinação da tarefa pesquisada e o treinamento não-relacionado somados à exposição aos estímulos começa a decair se as duas tarefas forem separadas por mais de 15 minutos. A aprendizagem da discriminação de timbre tonal- ou evidência de metaplasticidade - desaparece completamente se  as sessões são separadas por 4 horas.



sábado, 11 de setembro de 2010

A Memória de Trabalho é Baseada na Interação Dinâmica de Redes Neurais

A Memória de Trabalho (MT),  também conhecida como memória operacional ou de curtíssimo prazo, desempenha um papel vital na integração de diferentes áreas cerebrais. Um projeto de pesquisa em Neurociência realizado pela Universidade de Helsinki lançou luz sobre os mecanismos neuronais  que sustentam os traços de memória de estímulos visuais no cérebro humano.

Os resultados mostram que a manutenção da memória de trabalho está associada com a sincronização dos neurônios, os quais facilitam a comunicação de diferentes partes do cérebro. 


Baseados na  interação entre essas áreas,  foi possível predizer a capacidade de memória de trabalho individual.

A Memória de Trabalho( MT) de uma pessoa mediana é capaz de sustentar somente três ou quatro objetos por vez. As áreas que mantêm a MT são bem conhecidas, mas há pouca informação acerca de como essas áreas interagem. O cérebro de pessoas desempenhando testes de MT foram escaneados utilizando magnetografia( MEG) e eletroencefalografia( EEG). Além disso, um novo método foi implementado  para avaliar os dados do EEG e MEG que identificam redes de interação neuronal rápida, isto é, avaliando a sincronização de diferentes áreas do córtex cerebral. Através desse método foi possível revelar as redes funcionais formadas pelo cérebro com a acurácia de milisegundos.

Nesse estudo, os pesquisadores mapearam quase 4 bilhões de diferentes interações neuronais. Eles estavam especialmente interessados nas interações rítmicas entre diferentes partes do encéfalo. Enquanto sustentavam a MT de estímulo visual, as atividades rítmicas de diferentes áreas cerebrais dos indivíduos participantes foram transitoriamente sincronizadas.

Os resultados revelaram  que a sincronização de atividade neuronal em diferentes áreas tiveram uma conexão tanto na manutenção quanto no conteúdo da MT.

Foram demonstradas  diversas  redes de funcionamento específico e interações entre elas. Os lobos frontais e parietais desempenharam um papel central nesse funcionamento. Essas áreas são responsáveis pela coordenação da atenção e das ações. As redes no lobo occiptal, por outro lado, lidam com as informações dos estimulos visuais.


Tanto a MT quanto a atenção são fundamentais para a cognição e consciência. Os conhecimentos sobre os seus  mecanismos neuronais subjacentes podem ser aplicados para desenvolver métodos diagnósticos e terapêuticos para a Doença de Alzheimer, esquizofrenia, desordens de percepção e aprendizagem, autismo e outras enfermidades neuropsiquiátricas.

Algoritmo para Resolução de Problemas

Algoritmo= "Operação ou processo de cálculo".
Problemas= "Questão, dúvida".

No processo de resolução problemas podemos planejar a abordagem utilizando os seguintes passos sequenciais:

1) Você tem um problema para resolver?

1a- Esse "problema" é real ou imaginário? R________________( Percepção Acurada)

2a- Quais os dados presentes e as condições para abordagem?

3a- Diferenciou os Fatos x Opiniões x Tentativas de Verdade x Verdades ?

2) É possível visualizar o problema numa FIGURA, ESQUEMA OU DIAGRAMA?

3) É possível estimar alguma resposta? Através do pensamento divergente, gere 9 respostas diferentes.

4) Elabore um plano de Resolução. Através do pensamento convergente, escolha as estratégias de execução.
4a- Lembra de algum problema semelhante?
4b- Escreva os dados, gráficos e tabelas no papel ( Think on Paper).

5) Execute o Plano

5a- Passo- a -Passo
5b- Experimente todas as estratégias pensadas.

6) Retrospecto

6a- A solução resultou em êxito?
6b- Existe outra maneira de resolver o problema?
6c- É possível usar a mesma estratégia para outros problemas?

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Cérebro Precisa de Assuntos Difíceis para Aproveitar a Neurogênese

Até a década de 90, o paradigma científico acreditava que o cérebro adulto não produzia novos neurônios, só perdia.

Isso caiu por terra, depois que se descobriu , através de novas evidências neurobiológicas, que o cérebro produz milhares de novos neurônios todos os dias, principalmente no hipocampo, área cerebral responsável pela memória e aprendizagem. Na verdade, o cérebro adulto de mamíferos produz neurônios , incluindo o homo sapiens. Esses neurônios novos surgem numa região do hipocampo chamada giro dentado e recebe o nome de neurogênese.

Em cérebro de ratos nascem 5000 a 10 000 neurônios diariamente. Ainda não sabemos quantos neurônios nascem  em cérebros humanos.

Os exercícios físicos e o uso de antidepressivos aumentam a taxa de geração de novos neurônios, enquanto que o consumo de álcool e nicotina retardam essa geração.

Produzir novos neurônios não significa que esses neurônios serão aproveitados.A maioria dos neurônios morre poucas semanas depois. Os trabalhos demonstram que a "estimulação cognitiva" é essencial para  que esses neurônios sejam resgatados e integrados a neurônios já existentes. Sem aprendizagem, os neurônios recém-nascidos  morrem! Mas o dado mais excepcional das pesquisas é que não serve qualquer tipo de aprendizagem. Somente tarefas difíceis de aprender conseguem resgatar os neurônios. Tarefas que exigem mais do raciocínio ou que demoram mais para serem dominadas, ativam de modo mais vigoroso as redes neuronais no hipocampo que incluem esses neurônios recém-nascidos. Em roedores, o tempo entre a  geração de uma célula tronco, que se transformará em neurônio imaturo e posteriormente em neurônio adulto leva de 7 a 14 dias. Esse é o tempo para que os estímulos cognitivos em ratos salvem essa leva  de neurônios. Tarefas difíceis mobilizam os neurônios de grande parte do hipocampo , o que facilita a formação de redes cognitivas. Se o ratinho é desafiado a aprender todos os dias, os neurônios permanecem vivos. Isso provavelmente( aguarda confirmação científica) acontece também no cérebro do Homo sapiens.

Pessoas que se submeteram à quimioterapia  para tratar o câncer desenvolveram uma síndrome chamada"químio-cérebro", que se caracteriza por dificuldades de aprendizagem de novas informações. A morte dos proto-neurônios ocorre porque a quimioterapia mata células que estão em multiplicação( cancerígenas) e também células tronco neuronais!

domingo, 5 de setembro de 2010

Fatores Ambientais que Influenciam o QI

O debate sobre a influência genética e ambiental no QI tem produzido pesquisas no decorrer dos anos. Entre os fatores ambientais que influenciam de maneira significativa o QI estão:

1) Aleitamento Materno:  A duração da amamentação na infância tem sido relacionada com escores de QI mais altos em crianças. O aleitamento  está associado com um aumento de 2 a 5 pontos nos no QI de bebês nascidos a termo e 8 pontos em bebês prematuros.


2) Aporte Nutricional: Um estudo controlado publicado recentemente mostrou associação entre inteligência e dieta na idade de 3 aos 7 anos , com uma amostra composta por 591 crianças. Entre os alimentos que mostraram essa correlação positiva estão:

a) Peixe- Crianças que comeram peixe pelo menos uma vez por semana aos 7 anos de idade tiveram escores significativamente mais altos que crianças que não comeram, com uma diferença de 3,5 pontos no QI. Peixes contêm nutrientes essenciais à cognição, como zinco, ferro, vitamina B12, iodo, além de ser uma excelente fonte  de proteínas. Alguns peixes fornecem omega-3, uma tipo de  gordura importante para a transmissão neuronal.


b) Pães e Cereais- Aos 3 anos e meio de idade , a diferença no escore de QI total para crianças que comeram pães e cereais 4x por semana foi de 4 pontos , comparativamente às crianças que não comeram. Esses alimentos são ricos em ferro e folato, que participam do desenvolvimento cognitivo.

c) Margarina- Aqui a correlação é negativa. Isto é, crianças que comeram margarina diariamente tiveram escores de QI 3 pontos abaixo do que aquelas que não comeram. Esse impacto foi maior em crianças que nasceram com baixo peso. Aos 7 anos de idade, aquelas crianças que comeram margarina  diariamente, tiveram uma redução no escorre de QI em 6 pontos, comparativamente com as crianças que não comeram.
A manteiga, por outro lado, não demonstrou impacto negativo na inteligência. Aos 3 anos, o consumo de manteiga foi associado positivamente com a inteligência, em crianças abaixo do peso. O problema da margarina é a existência de gorduras trans na sua composição, o  que rebaixa o funcionamento cognitivo. Elas também diminuem o metabolismo das gorduras saudáveis omega-3.

3) Globalização e a Era da Informação- O psicólogo James Flynn notou um aumento médio de QI em torno de 3 pontos por década no decorrer do século. Esse aumento consistente foi observado através do planeta em todos países e raças. Em 1955, com a publicação da escala Weschler( WAIS) para mensuração de QI em adultos, o escore médio padronizado para a idade de 20 anos foi 100. Vinte anos mais tarde, o mesmo teste detectou um escore médio de 115. O QI aumentou na população. Esse fenômeno recebeu o nome de Efeito Flynn. Isso demonstra uma influência ambiental significativa,  devido à disseminação de informações globais e melhora da nutrição alimentar. Muitos estudos demonstraram que crianças que não frequentam a escolas têm escores menores de QI em comparação com as que frequentam. Em 1960, quando algumas escolas  públicas americanas fecharam suas portas, para evitar a integração racial, escolas particulares foram disponibilizadas para suprir a demanda de crianças brancas. Crianças afro-americanas, que não receberam educação formal naquele período tiveram uma queda de 6 pontos no QI por ano. Além da educação, mudanças culturais e ambientes mais estimulantes intelectualmente na era do conhecimento tiveram um grande impacto no aumento dos níveis de inteligência.

4) Treinamento Cognitivo em adultos- O treinamento da memória de trabalho, através do exercício N-dual back demonstrou elevação do QI em 40 %, repercutindo na inteligência fluida, medida em testes padronizados. Esse exercício demonstrou aumentar a densidade dos receptores neuronais para dopamina, envolvida com alta cognição, além da elevação da atividade neuronal no lobo pré-frontal, responsável pelo raciocínio abstrato. Essas mudanças funcionais melhoram as conexões sinápticas através do mecanismo da plasticidade neuronal.




domingo, 29 de agosto de 2010

Escutar Mozart não deixa as Pessoas mais Inteligentes

Por mais de 15 anos cientistas vêm discutindo os efeitos  decorrentes do hábito de  escutar música clássica na performance cognitiva. Um grupo de pesquisadores liderados por Jakob Pietschnig, Martin Voracek e Anton K. Formann, da Universidade de Viena,  apresentou os resultados definitivos de uma metanálise no US Journal Intelligence. Os novos achados sugerem não haver evidências a favor de  melhoramento cognitivo específico simplesmente por escutar a música de Mozart.

Em 1993 , no Jornal Nature, o psicólogo Frances H. Rauscher e associados, da Universidade da Califórnia em Irvine, relataram  melhoramento em tarefas espaciais entre estudantes após exposição à música de Mozart. A sonata 1781 por dois pianos em D maior( KV 448) supostamente melhoraria as habilidades cognitivas através da  mera audição. Mesmo tendo chamado pouca atenção da comunidade científica, o jornal The New York Times escreveu que "escutar Mozart poderia dar aos estudantes um impulso extra na realização do SAT", Teste de Aptidão Escolar( espécie de vestibular americano). Esse trabalho começou a criar a especulação de que escutar Mozart fosse uma descoberta mágica para aumentar a inteligência  em crianças.

No embalo dessa onda, o governador da Geórgia, Zell Miller, assegurou , em declaração em 1998, que cada mãe de recém-nascidos receberia um CD de música clássica. No mesmo ano, o estado da Flórida aprovou uma lei, requerendo que Centros de Cuidado Diários , mantidos pelo governo, tocassem uma hora de música clássica por dia.

Na comunidade científica, entretanto, os achados de Rauscher foram recebidos com ceticismo, e a replicação dos resultados ao redor do mundo foram surpreendentemente difíceis de realizar.
O estudo da Universidade de Viena sintetizou os registros completos sobre o tópico.  Esses estudos foram coletados numa investigação sistemática de 40 trabalhos independentes publicados e também trabalhos acadêmicos não publicados nos Estados Unidos e no mundo, totalizando 3000 participantes. As conclusões são claras- com base nas evidências acumuladas, não há suporte para ganhos em habilidade espacial especificamente devido à audição da música de Mozart.

O " Efeito Mozart" não foi confirmado. O efeito Mozart é uma lenda, listado como o número 6 no livro recente do psicólogo Scott E. Lilienfeld, "50 Great Myths of Popular Psychology".

Portanto, escute Mozart por prazer, mas não espere o aumento da sua inteligência por isso.

domingo, 1 de agosto de 2010

É possível aumentar o QI?


Há somente duas estratégias cientificamente comprovadas para aumentar a inteligência geral(G), através do treinamento da inteligência fluida, aquela que independe de fatores culturais e conhecimentos cristalizados através do estudo ou leituras. O aumento mensurado através dessas duas maneiras foi de 40 %, verificado no teste de QI validado chamado Matrizes Progressivas de Raven.



Estratégia 1)  20 dias de exercícios da memória de trabalho. A memória de trabalho é aquela que utilizamos por alguns segundos para manter dados no nosso desktop mental, para a utilização intermediária para outras funções mentais. Por exemplo, o número de telefone que guardamos até fazermos a ligação utiliza basicamente a memória de trabalho. Essa memória dispara as mesmas vias neuronais do córtex pré-frontal dorsolateral, responsável pelo raciocínio abstrato. Em 2008 um grupo de neuropsicólogos cognitivos, liderados pela Dr. Susanne Jaeggi demonstrou cientificamente um aumento da inteligência fluida após a realização de exercícios N-dual back, que ampliam a memória de trabalho. Você pode acessar o exercício no site : http://www.highiqpro.com/ .

 Estratégia 2)  A ingestão de 5 gramas de creatina por seis semanas. Os efeitos no cérebro foram demonstrados pela  Dra. Caroline Rae e colaboradores Universidade de Sydney em  2003. Você pode se informar mais a respeito desse trabalho nesse link: http://rspb.royalsocietypublishing.org/ .

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sites Interativos para o Cérebro

Já utilizo o site Happy neuron há dois anos. Agora você tem a mesma oportunidade de treinar as suas funções cognitivas em português.Foi lançado recentemente o site no Brasil.
 Confira: http://www.cerebromelhor.com.br/ , tendo como consultora científica a neurocientista Suzana Herculano-Houzel. Um outro perfil interessante, para quem domina a lingua inglesa( os básicos) é o site http://www.mybraintrainer.com/ , que apresenta exercícios complementares ao do cerebro melhor, enfocando a velocidade de reação e inspeção.
Mas, ao meu ver, a grande "sacada" do ano é o site americano: http://www.highiqpro.com/ , que treina a memória de trabalho. Já estou  treinando e aprovo os resultados. Esse trabalho é cientificamente comprovado, pois o treinamento da memória de trabalho( por utilizar as mesmas vias neuronais do córtex pre-frontal), aumenta a inteligência fluida, ligada ao raciocínio utilizado em situações novas, que demandam soluções originais, sem influência cultural. Invista na sua ginástica mental o mais rápido possível. Comece hoje mesmo!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Terrorismo, Justiça e Ética

A Fórmula da Inteligência examina hoje a temática- Terrorismo, Justiça e Ética.

Ampliando a Percepção Acurada(P)- Terrorismo  é  1. um sistema governamental que impõe, por meio de terror, os processos administrativos sem respeito aos direitos e às regalias dos cidadãos. 2. Ato de violência contra um indivíduo ou uma comunidade, 3.Conjunto de atos de violência cometidos por agrupamentos revolucionários. Justiça-1 Virtude que consiste em dar ou deixar a cada um o que por direito lhe pertence. 2 Conformidade com o direito. 3 Direito, razão fundada nas leis. . Prática e exercício do que é de direito, retidão, em conformidade com o direito, lei penal, punição jurídica, julgar segundo o que é justo.  Ética( do grego ethiké) Conjunto de regras de conduta, 1. Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática. 2. Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.


A Fórmula da Inteligência correlaciona esses três tópicos. O terrorismo é a irracionalidade na sua maior expressão. Nenhum movimento político ou grupo revolucionário é mais importante que a vida humana. Qualquer ato de violência contra a vida para promover interesses menos nobres que a vida é a inversão completa da razão. Independentemente das alegações em contrário, qualquer ato terrorista é insano e os seus perpetradores são insanos!! Perpetrar atentados terroristas, como vistos recentemente na Rússia e em 2001 nos EUA é a demonstração da irracionalidade que corrói a mente humana. Esses atos são repugnantes! "Força e Verdade não se misturam". Qualquer ato  violento é o recurso desesperado para resgatar interesses ilegítimos, pois a racionalidade desmascarou essa ilegitimidade. Esse ponto de vista terrorista é mentiroso, seja ele qual for. E nunca convencerá a sociedade, porque está anos-luz distante da verdade! A Fórmula da Inteligência demonstra que os atos terroristas são ilegítimos indefinidamente no tempo e estão fadados a nunca lograr êxito duradouro.

A Justiça é a tentativa de "punir" a ação desastrosa de um indivíduo ou grupo agindo contra os interesses da sociedade. Terroristas e criminosos são inimigos da sobrevivência humana. Por isso, são os alvos da Justiça, não na tentativa de corrigi-los através da disciplina, pois muitos são incorrigíveis e sem possibilidade de reabilitação, mas como uma resposta "olho por olho, dente por dente" a ações crueis e destrutivas. O homem precisa ser ético, isto é, aplicar em si a responsabilidade de escolher os atos mais sadios para a sociedade, antes de tentar aplicar justiça a terceiros.  Como vivemos uma crise ética em nível global, falhamos em aplicar a justiça aos criminosos e terroristas, aplicando apenas punição pura em retribuição à violência que sofremos.

Os atos terroristas são insanos. O homem , pela sua mente irracional, perpetra atos destrutivos contra o seu semelhante e contra o ambiente e recebe como resposta a "punição" para a sua irracionalidade. Bombas atômicas, mísseis, balas, dinamite, um arsenal utilizado em nome da  "Justiça". A falta de ética pessoal leva indivíduos a formar grupos antiéticos( grupos revolucionários) que tentam destruir a harmonia da vida. A "Justiça" dos revolucionários é falha. A "Justiça" dos homens da lei é falha, porque a ética humana encontra-se negligenciada em todos os níveis. Enquanto não resgatarmos a ética em nível pessoal,  social e planetário, nunca teremos Paz entre os homens.

A Fórmula da Inteligência demonstra que o combate contra o Terrorismo é o combate contra a insanidade mental. Aplicar a Justiça é insuficiente para neutralizar essas forças do mal. Resgatar a ética pessoal é o único caminho, de dentro para fora, do microcosmos para o macrocosmos, a longo prazo, na edificação de gerações humanas saudáveis.




sábado, 27 de março de 2010

A Tartaruga vence a Lebre

" Se você pode sonhar, você pode realizar. Lembre-se de que  toda a coisa começou com um ratinho."( Wall Disney)


A Fórmula da Inteligência examina hoje estratégias de mudança rumo à realização de sonhos.

Existem basicamente duas estratégias para a consecução de sonhos e objetivos na vida. A via rápida, chamada inovação, e a via lenta e constante, chamada Kaizen.

Vamos ampliar a Percepção Acurada(P): Inovação vem do latim innovatione e significa o "ato de introduzir novidades; "produzir algo novo"; "encontrar novos processos"; " é tomada de passos largos e imediatos para produzir o maior número possível de mudanças"; " é o ato de inventar, criar, renovar". Kaizen, por outro lado é uma filosofia japonesa, que se caracteriza " pela tomada de passos curtos e triviais para alcançar grandes objetivos a longo prazo"; " mudança para melhor"; "aprimoramento contínuo";

O mundo ocidental idealiza a estratégia da inovação, enquanto que o mundo oriental prefere a estratégia Kaizen.

A Fórmula da Inteligência revela que uma pessoa que possui uma estratégia, não possui estratégia alguma, porque algum imprevisto pode comprometer essa estratégia e o resultado ser nulo. Uma pessoa inteligente possui , no mínimo, duas estratégias, um plano A e um  plano B. As pessoas extremamente inteligentes possuem inúmeras estratégias para atingir os seus objetivos e estão constantemente criando, descobrindo ou adaptando novas estratégias a situações mutantes no mundo globalizado.

A ausência de opções de mudança é inerente a um estado pouco inteligente de vida. Se você quer aumentar a sua inteligência, amplie as sua estratégias. Como diz aquela música gaúcha, "se bala vem por baixo, nos jogamos por cima, se bala vem por cima, nos jogamos por baixo...", essa flexibilidade é uma característica inteligente. Lembre-se de que uma pessoa emburrecida, é uma pessoa privada de opções!

As duas estratégias básicas são: inovação e Kaizen. A Fórmula da Inteligência demonstra que aplicar a estratégia de Kaizen no dia-a-dia é a melhor escolha a longo prazo. Eventualmente, em alguns momentos críticos da sua vida, por escolha pessoal, depois de ter realizado grandes colheitas através de "passos pequenos , triviais e constantes a longo prazo", você pode escolher a inovação! O equívoco das pessoas que fracassam repetidamente( duas vezes e desistem) é tentar a inovação como a sua única estratégia de mudança! Tentam e fracassam! Se a  "bala de prata" não funcionar , o "lobo faminto devora todos os sonhos". O povo brasileiro possui "uma predileção ignorante" por aplicar suas economias em algum negócio próprio. E depois de 2 anos, ele vai à falência! Estratégia usada? Inovação!

A segunda estratégia, Kaizen, é mais realista e eficaz. Entretanto, o povo brasileiro( ou diria , o ser humano mediano) é imediatista. A única estratégia compatível com o imediatismo é a inovação. Por isso, as pessoas vivem dandos "chutes" para todos os lados, jogando na loteria, abrindo algum negócio "inovador", fantasiando com algum resultado milagroso do além. Em resumo, estão esperando por uma inovação! A inovação tem sido importante na evolução do mundo, mas ela é a exceção , não a regra. O povo brasileiro, com o seu QI de 87, acredita no inverso. Temos exemplos inspiradores como o de Bill Gates, que popularizou os computadores pessoais(PC), fazendo a maior inovação desde a entrada dos anos 90. Mas a estrada real para simples mortais é a estrada de "pequenos passos contínuos e triviais em direção a objetivos válidos". Como dizem os adeptos de Kaizen, "hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje".

Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou na vida do  indivíduo. O problema é que o povo brasileiro tem preguiça de esperar. Se inicia uma terapia, desiste na terceira sessão, porque nada aconteceu! Nada aconteceu! Três sessões e nenhuma inovação ocorreu!!! Enquanto isso, aqueles pacientes que perseveram por meses ou anos, colhem os frutos da mudança psicológica almejada.

A Fórmula da Inteligência revela que o caminho garantido para o sucesso, seja ele qual for, é a estratégia de Kaizen. Quando você dispuser de recursos financeiros suficientes e segurança maximamente necessária, pode optar por alguma tentativa de inovação. Se a inovação falhar, você retorna ao caminho constante de pequenas melhorias, sem arriscar demais. Pessoas viciadas em imediatismo, buscam exclusivamente a inovação. Pessoas preguiçosas buscam exclusivamente a inovação. Pessoas extremamente inteligentes buscam constantemente a estratégia de Kaizen e raramente buscam a inovação. Quando estão numa posição segura, podem, por escolha consciente ou por divertimento, buscar a inovação, sem nenhum desespero em conseguir. Quando fazemos os melhores negócios? Quando não precisamos desses negócios, temos dinheiro suficiente para barganhar e estamos dispostos a abandonar o campo de negociação a qualquer momento que decidirmos!

A Fórmula da Inteligência revela que a estratégia de mudança do povo brasileiro é compatível com o seu QI de 87. Nenhuma pessoa com inteligência acima da média ou que aplique os conhecimentos aqui contidos, investe em inovação como sua estratégia de mudança primária, mas tão somente como secundária.

Vocês sabem por que os ganhadores da loteria voltam a ficar pobres depois de alguns anos? A resposta superficial é porque "não sabem administrar o dinheiro". Alguém tem alguma dúvida de que essa resposta é correta? Mas ela diz alguma coisa útil? Não! As pessoas voltam a ficar pobres, porque se inebriam com o dinheiro( um símbolo) e começam a tentar inovações- inventar,criar, renovar( comprando, gastando), "produzindo algo novo"( comprar uma fazenda, um carro novo, doando dinheiro) e acabam dilapidando toda a riqueza ganha. " Veio fácil, vai rápido". Por que os avós constroem, os filhos conservam e os netos colocam fora?. Porque um processo de inovação se instala nas mentes dos netos, fazendo-os se oporem aos processos tradicionais de construção de riqueza- pequenos passos que construíram a riqueza a longo de gerações! Agora eles "sabem mais e vão revolucionar". A Inovação derrotou  Kaizen!

A Fórmula da Inteligência revela que não há atalhos na vida. O caminho garantido para a realização dos seus sonhos é através de " pequenos passos contínuos e triviais em direção aos seus sonhos mais inimagináveis".


terça-feira, 23 de março de 2010

Cuidado! QI Alto e Baixo Desempenho Acadêmico

Acompanho muitos vestibulandos e concurseiros! Observo dois problemas que afligem os candidatos. O primeiro problema é o QI baixo. O segundo problema é o QI alto. Como dizia Jean Paul Sartre, " o sucesso e o fracasso são feitos da mesma matéria".  O QI( quociente de Inteligência) é fator determinante em qualquer aprovação em concurso ou vestibular.  O QI é determinante no desempenho acadêmico. Inúmeros trabalhos demonstraram essa correlação direta. Não é o estudo que aumenta o QI. É o QI que possibilita o aproveitamento acadêmico!

Entretanto, algumas pessoas com  QI alto apresentam baixo desempenho acadêmico. Esse paradoxo não é difícil de solucionar. A pessoa que foi testada e apresenta QI acima da média, mas o seu desempenho acadêmico está abaixo da média, tem algum problema interferindo no aproveitamento escolar. Entre os problemas, podemos supor:

+ Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: muito comum acometer estudantes, que acabam tendo um desempenho aquém do seu potencial intelectual. Essa é a regra! Quando corrigimos o déficit com o uso de medicamentos como a ritalina, a modafinila e outros medicamentos específicos, devolvemos à pessoa a capacidade de utilizar a plenitude do seu potencial cerebral. Isso significa que a pessoa está com o "motor" ajustado, podendo correr dentro da sua eficácia ótima. Agora, se a pessoa não estudar, o carro vai continuar parado! A correção do déficit não aumenta a inteligência de alguém, mas devolve a capacidade de utilizar toda a inteligência que tem! Obviamente, que um fusca vai continuar sendo um fusca, e uma Ferrari vai continuar sendo uma Ferrari.

+ A pessoa ficou inebriada em saber que tem  QI alto e então acha que não  precisa estudar. Aprende por osmose. Isso é impossível. Mesmo pessoas de  QI alto ,se não canalizarem esse potencial na absorção de conteúdos, vão continuar somente com o  QI alto ,mas sem a vaga na Universidade ou no emprego público.

+ Pessoas com  QI alto não se adaptam a sistemas de ensino convencionais. Elas preferem métodos alternativos de estudo, assuntos não acadêmicos, são autodidatas, buscam assuntos extra-curriculares. OK! Nesse momento, quem tiver QI médio e alta disciplina desbanca as pessoas de QI alto nas provas!!!!

+ Pessoas com QI baixo acham que tem  QI alto e por isso não estudam! Para que estudar? Essas matérias são chatas, enfadonhas, horripilantes, induzem ao sono profundo. Uma parcela significativa, na minha casuística  e também através de observação, se enquadra nessa categoria. Geralmente não gostam de estudar, não gostam de aprender coisas novas( é muito cansativo!) e por isso justificam o motivo do porquê não estudar. Essas  pessoas não passam em cursos concorridos, nem  em concursos difíceis.

A Fórmula da Inteligência revela o segredo: Aliar QI  alto com alta disciplina = aprovação! Para quem não tem  QI alto, mas tem QI médio, a alta disciplina vai aumentar a sua probabilidade de aprovação, superando até mesmo aqueles de QI alto e baixa disciplina. Pessoas com QI baixo e alta disciplina passam em cursos pouco concorridos. Pessoas com QI baixo e baixa disciplina passam em faculdades particulares.

A Fórmula da Inteligência revela que  QI  alto é insuficiente para o sucesso acadêmico. Sem disciplina, o resultado é a reprovação! Comece a estudar, estude com determinação, pois fora dessa fórmula, as chances de aprovação são remotas.


sábado, 20 de março de 2010

Inclusão Social e Educação

Um tema bastante polêmico é a Inclusão social nas escolas. Crianças com necessidades especiais são colocadas na mesma sala de aula que crianças sem necessidades especiais com o intuito de realizar a inclusão social.

A Fórmula da Inteligência examina esse tópico e demonstra que o objetivo é louvável, mas a validade prática da iniciativa não se verifica. A escola é um local para aprendizagem, não para socialização. A socialização "pode" ser ( não necessariamente vai ser) um subproduto da interação escolar. Entretanto, o objetivo primordial da escola é ensinar e os alunos aprenderem.

Com a inclusão social cria-se uma situação de confusão de objetivos. Crianças com necessidades especiais são expostas a programas de ensino além de suas capacidades mentais e cognitivas de absorção, gerando aprendizagem baixa ou nula. Essa exposição é extremamente estressante, pois provoca o aparecimento de disparidades entre os alunos. Uma turma heterogênea diminui alguns e atrapalha outros.

Os professores também ficam atrapalhados, porque não conseguem lidar com esses alunos com necessidades especiais e acabam negligenciando as suas necessidades especiais. Os alunos sem necessidades especiais são travados na sua liberdade de avançar num ritmo de aprendizagem mais acelerado. A almejada integração social não ocorre, ficando apenas a inclusão forçada.

A Fórmula da Inteligência revela que nem sempre boas intenções são a solução mais prática para problemas de ordem social. É louvável resgatar os direitos dessas crianças com necessidades especiais. Para tanto, elas precisam de escolas especiais, com professores treinados especialmente para lidar com essas necessidades. Incluí-los numa sala de aula, sem o devido respeito das diferenças, vai gerar um prejuízo para todos. E é o que acontece.

Atendo pais que são contra a política da "Inclusão Social". Sentem-se obrigando a criança a se submeter a um sistema de ensino que não consegue atender as deficiências de aprendizagem dessa criança. Outros pais sentem-se prejudicados, porque seus filhos ficam atrapalhados com crianças com necessidades especiais na sala de aula, comprometendo o seu potencial de estudo. Vejo professores perdidos, que não sabem o que fazer( não receberam treinamento).

A Fórmula da Inteligência demonstra que a escola é local de estudo e não de socialização. Se frequentar uma escola fosse um fator determinante na socialização, todas as pessoas alfabetizadas e estudadas não sofreriam de ansiedade social ou mesmo fobia social, e isso ocorre frequentemente.

quarta-feira, 17 de março de 2010

O que as Pessoas Sábias fazem com o Dinheiro?




A Fórmula da Inteligência revela que o objetivo do dinheiro é acumular valor. A relação das pessoas com o dinheiro demonstra muito de suas personalidades.




O que as pessoas sábias fazem com o dinheiro?




Elas gastam! Isso mesmo, o objetivo de ter dinheiro é gastá-lo. Surpreso? A diferença está no que elas gastam. A resposta que as pessoas sábias encontram é : isso que eu estou comprando vale muito mais do que estou gastando?




Pode parecer que estou dando suporte aos perdulários, aos gastadores compulsivos , aos pródigos. Mas isso é só impressão. Gastar excessivamente não é sinônimo de gastar sabiamente.


O investimento do dinheiro em entendimento, sabedoria e automelhoramento é o melhor investimento que existe. Isso porque esses valores intangíveis ficam com a pessoa e produzem mais riquezas intangíveis. Já que não vamos poder acumular tudo que queremos na vida atual, precisamos escolhar os valores duráveis!


Escolha uma área do conhecimento que você queira expandir a sua compreensão( e sabedoria) e invista $$ nela! Obviamente , que você pode gastar um pouco do dinheiro com coisas tangíveis, como bens materiais, mas saiba que elas têm o menor valor durável. A Fórmula da Inteligência demonstra que pessoas obcecadas por dinheiro e materialistas estão muito longe da verdade e do melhor investimento de dinheiro!


O dinheiro existe para o seu divertimento. A sua felicidade não depende de dinheiro, mas a utilização sábia do poder de compra do dinheiro promove as condições para viver a felicidade. 99,9 % das pessoas são desorientadas no manuseio e administração do dinheiro. O dinheiro é seu meio, não o seu fim! O dinheiro é seu servo, não o seu mestre!


Vejo pessoas subservientes ao dinheiro. Passam a vida falando em dinheiro, correndo atrás de dinheiro, protegendo-se de perder dinheiro, escondendo o dinheiro dos gananciosos. Essas pessoas estão abdicando da vida pelo símbolo. O dinheiro só vale a pena, depois de uma quantia mínima para a sobrevivência, se ele compra aquilo que ele não pode comprar. Esse paradoxo explica porque pessoas que ficaram milionárias não são mais felizes que as pessoas que não são milionárias.


Quando vejo alguém obcecado por dinheiro, alguém fanático por dinheiro, ele está doente!


O que as pessoas sábias fazem com o dinheiro?


Elas gastam em bens duráveis, intangíveis, para evoluir neste planeta. O que a massa faz com o dinheiro? Gasta em coisas tangíveis, para ter um pouco de prazer imediato. Muitos gastam em drogas, álcool, carros luxuosos, jóias, viagens, manias exóticas. Nada disso agrega valor verdadeiro no balanço da vida.


A Fórmula da Inteligência revela que o dinheiro é um meio para facilitar nossas vidas, mas precisa ser bem administrado para não se transformar no "sangue da vida". O elixir da vida é a sabedoria, não o dinheiro!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Computador, Programas de Televisão e Demências


Estudos realizados na Universidade de Tel- Aviv, em Israel , relacionam o aumento do risco de demência em pacientes que se expõem a programas de televisão, principalmente com conteúdos estressantes. O aumento da conexão entre demências e programas de televisão está na recepção passiva dos conteúdos bombardeados pela telinha da TV, sem o menor desafio intelectual. A demência, principalmente a Doença de Alzheimer, é um problema de saúde pública, que vem aumentando nos últimos anos. Um em cada 20 indivíduos com mais de 65 anos e 1 em cada 5 indivíduos acima dos 80 anos vão desenvolver demência.


A idade avançada é um fator de risco, juntamente com a herança genética, fatores ambientais( como a exposição à TV), a dieta pobre em componentes antioxidantes e outras doenças físicas. Ficar assistindo à TV várias horas por dia é um exercício péssimo para o cérebro. Quando uma pessoa está na frente da TV, ela entra em "transe hipnótico" e o seu inconsciente recebe toda aquela carga de informações geralmente negativas, superficiais, catastróficas e pouco úteis para a sua evolução cerebral e mental. Ficar assistindo ao Jornal Nacional, programas do Ratinho, Faustão e afins deve causar um estrago enorme na capacidade cognitiva. Estimativas demonstram que uma criança americana deixa a escola primária tendo assistido a 8 mil assassinatos e 100 mil atos violentos na televisão. Por outro lado, fazer exercícios físicos e atividades intelectuais interessantes desenvolve as reservas cognitivas( recursos disponíveis de memória, concentração, capacidade de raciocínio abstrato e pensamento, além de modular os afetos). O cérebro é um músculo. Use-o ou perca-o.


A principal região afetada pelas tragédias televisivas, com alta carga de estresse e o seu hormônio consequente, o cortisol, é o hipocampo, responsável pela memória. É justamente o hipocampo a primeira região cerebral a ser afetada nos estágios iniciais da demência de Alzheimer.


O computador, por outro lado, parece ser mais interativo que a TV, possibilitando uma relação mais ativa com as pessoas, que precisam participar das escolhas dos sites, ao navegarem, recebendo estímulos múltiplos, possibilitando a seletividade de interesses. Pesquisas demonstram que jogos eletrônicos e sites de desenvolvimento cognitivo( com exercícios) melhoram as conexões sinápticas em idosos expostos. O treinamento constante parece melhorar vários aspectos da reserva cognitiva, retardando o processo de envelhecimento cerebral e prevenindo o aparecimento de demências.


Acesse os sites abaixo para aumentar a sua reserva cognitiva:


domingo, 14 de março de 2010

Aquecimento Global e Trapaça


A Fórmula da Inteligência exercita hoje a avaliação do propalado aquecimento global e a sua conexão com a trapaça.


Já falamos das trapaças do mundo científico. Já falamos da importância de detectar sinais de trapaça para a perfeita aplicação da Fórmula da Inteligência. Na Fórmula da Inteligência precisamos excluir as hipóteses falsas, se queremos identificar a Verdade. A trapaça transpassa o mundo. As pessoas ingênuas caem em armadilhas, porque acreditam em tudo que escutam, leem ou foram ensinadas por alguma "autoridade" . Pois as autoridades são humanas e falíveis. Possuem interesses mundanos que contaminam a sua credibilidade. Sem a aplicação da exclusão da trapaça, nenhuma linha de raciocínio é isenta de equívocos e erros de escolha.


Tanto se fala no aquecimento global. O que sempre me chamou a atenção é que os USA nunca se empenharam nesse assunto( não assinaram o Protocolo de Kyoto, para redução da emissão global de gás carbônico na atmosfera). Nunca entendi isso completamente?


Recentemente um grupo de hackers interceptou 1000 e-mails trocados entre cientistas ligados à Universidade de East Anglia, na Inglaterra, o principal centro mundial de climatologia. As mensagens mostraram que os cientistas distorceram gráficos para provar que o planeta está em processo de superaquecimento global. Os cientistas que discordam desse posicionamento têm as suas ideias boicotadas, seus dados de pesquisa bloqueados nas publicações científicas, tachados de "Céticos ".


Os "catastrofistas" , liderados pelo climatologista Phil Jones, diretor do Centro de Pesquisas Climáticas da Universidade de East Anglia, que enviou muitos e-mails comprometedores, admitiu que manipulou dados. Desde 1995 o mundo não apresenta aquecimento algum, como admitiu ele , depois que vazaram as informações comprometedoras. Uma das previsões catastróficas é o desaparecimento das geleiras do Himalaia até 2035. Mas essa previsão não tem o menor suporte científico. Há interesses pessoais de pesquisadores envolvidos nessa pseudopublicação. O IPCC( Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas-ONU) é composto por 3000 cientistas do mundo inteiro. Deixar que o interesse psicopático de alguns( 20 %) engane o mundo é inadmissível.


Quero lembrá-los que a exclusão da trapaça é vital para ficar mais inteligente. Em Wall Street, os investidores que não aplicaram a Fórmula da Inteligência( eles não leem o meu humilde blog, risos) , colocaram o seus bilhões de dólares na mão do vigarista Bernard Madoff, que foi condenado a 150 anos de prisão por lesar os clientes num regime de pirâmide financeira. Muitas pessoas perderam as economias de uma vida inteira. Os eleitores de Brasília também não aplicaram a Fórmula da Inteligência e colocaram a raposa no galinheiro. E assim segue o mundo, tanto em nível regional como global.


Lembrem-se de excluir a trapaça. Sempre há mais coisas acontecendo do que aparentemente conseguimos perceber sem a aplicação da Fórmula da Inteligência. Investigue, exclua hipóteses falsas, examine por si mesmo as evidências, recuse-se a ingerir informações de segunda mão, baseadas em alguma "autoridade infalível ". Pense por si mesmo! Investigue por si mesmo! Aplique a Fórmula da Inteligência todos os dias em diferentes assuntos do seu interesse. Quanto mais você aplicá-la, mais inteligente se tornará!